Last Updated on: 29th abril 2021, 01:55 pm

A designer de acessórios argentina Dolores vive em São Paulo há 7 anos e considera o Brasil sua segunda casa. Ou seria a primeira? Com um pouquinho de sorte e a vontade de morar em um lugar mais aberto, ela e o marido encontraram uma vila charmosa escondida no meio do Itaim. Poucas paredes, objetos inusitados colecionados ao longo do tempo e um clima gostoso definem seu lar doce lar. Se você ainda não leu o Capítulo 1 dessa história, vem por aqui.

… A casinha alugada tem quase tudo o que Dolores gostaria. Quer dizer, se pudesse ela criaria um banheiro a mais e talvez mudasse uma coisa aqui, outra ali, mas de modo geral o imóvel atende completamente as necessidades do casal. Detalhes coloridos se espalham por todos os lados, às vezes de forma ousada, como nas almofadas da sala de estar, outras vezes de maneira discreta e pontual, como as luminárias vermelhas sobre os criados-mudos do quarto. A designer diz que as cores são sinônimo de alegria e que isso tem tudo a ver com sua personalidade. Ela gosta de disfrutar cada cômodo, de relaxar vendo a vida passar e de receber os amigos no jardim. Não é à toa que esse é um dos ambientes favoritos dos moradores.

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-19

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-20

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-21

O casal pertence a uma turma grande de argentinos que se cruzaram em São Paulo por acaso e muitos deles moram nas redondezas do bairro, então os encontros divertidos já fazem parte da rotina. Dolores e seu marido brincam que essa é a sua família no Brasil, por isso todos são bastante unidos. Apesar de não ser muito ampla, a área externa com chuveirão e churrasqueira acomoda o grupo numa boa, é só puxar as banquetas da cozinha ou pegar emprestadas as cadeiras da mesa de jantar. Esse pequeno jardim, que é onde ficam também as pranchas, a bicicleta e o skate do morador, ainda serve de cenário para o café da manhã nos finais de semana e jantares a dois iluminados por luzinhas.

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-22

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-23

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-24

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-25

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-26

Por estar sempre em busca de novas tendências, fornecedores e materiais, Dolores viaja bastante a trabalho. Buenos Aires é destino frequente, é claro, já que ela ainda administra suas lojas na cidade, porém os países que considera mais interessantes concentram-se na Ásia, em especial a Tailândia e a Índia, repleta de magias. Paris, Nova York e Berlim também lhe remetem boas lembranças por serem lugares agitados e cheios de história. De cada uma dessas viagens e de outras mais, a designer carrega memórias, fotografias e peças que ajudam a fazer de sua casa um espaço de constante inspiração.

Até mesmo o quarto do casal, que não possui muitos elementos, traz algumas referências bacanas, como as fotografias tropicais em preto e branco expostas sobre uma prateleira estreita acima da cama. Nesse ambiente dá para perceber novamente uma quedinha da moradora pelos móveis de madeira rústica e com marcas do tempo. Apaixonada por estampas e texturas, ela costuma comprar metros de tecido para mandar fazer almofadas exclusivas, que mais ninguém terá igual. O banheiro amplo é iluminado e aconchegante, do tipo que estimula longas horas na banheira com vista para o jardim particular lá embaixo.

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-27

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-28

decoracao-historiasdecasa-vila-itaim-29

Acolhedora, feliz e integrada à natureza, a casinha de Dolores é muito como ela mesma. Além da atmosfera calorosa que recebe bem quem chega, os móveis e objetos não estão ali apenas para preencher os espaços, mas também para contar um pouco da trajetória do casal. É onde a vida acontece ao lado de seu marido e onde ambos podem aproveitar os momentos de descanso no dia a dia. Mesmo com tantas opções de lazer a poucos passos de distância, para ela nada se compara ao prazer de ficar em casa.

Fotos por Rafaela Paoli