Nasce uma família | Capítulo 2

Cores alegres e móveis bem desenhados animam a decoração desse apartamento

Cultivado ao longo de uma década, o apartamento de Fernanda e Rodolfo Petelinkar está cada vez mais alinhado ao estilo de vida e às referências do casal, porém de uns tempos pra cá pequenos brinquedos e retratos afetuosos espalhados pelos cômodos deixam claro que a casa agora tem uma terceira moradora: Joana, de apenas 1 aninho, já conquistou seu espaço na decoração e no coração de toda a família. Perdeu o começo da história? Então clique AQUI para ler o Capítulo 1.

… Apaixonada por tudo o que é único e diferente, Fernanda desde o começo sabia que não gostaria de criar um quarto de bebê convencional para a filha – aliás, montar algo temático ou cenográfico demais estava fora de questão. Sua ideia era sair do óbvio e apostar em detalhes que refletissem o carinho investido no ambiente. Antes de definir cores e estampas ela precisou driblar o primeiro e maior desafio: adaptado no antigo dormitório de empregada, o quarto da Jojo é estreito, compacto e não possui janelas, apenas uma segunda porta que o liga à área de serviço. Como uma forma de ampliar a iluminação natural a moradora preferiu manter as paredes brancas e aplicar tons alegres nos acessórios.

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-18

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-19

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-20

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-22

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-23

Para evitar que o lugar se tornasse claustrofóbico a moradora substituiu o guarda-roupa tradicional por uma cômoda feita sob medida que vai de parede a parede e serve também como trocador. Guiada por imagens retiradas do Pinterest – site que a fotógrafa consulta com frequência atrás de inspiração – ela encomendou o projeto desse móvel, da pequena estante e do berço a um marceneiro que trabalha com a madeira pinus, uma de suas favoritas. Muitos dos objetos delicados que ocupam cada canto do espaço já pertenciam à Fernanda, porém tantos outros foram garimpados em lojas do exterior que fazem venda online, incluindo as peças mais artesanais. Gravuras de uma revista de ilustração viraram quadrinhos improvisados, assim como a luminária com lâmpadas vindas de NY e Amsterdã.

Mesmo tendo uma noção de como gostaria que fosse o resultado, Fernanda confessa que ficou ansiosa até a reforma acabar: “Vou fazendo, comprando e torcendo para no fim dar tudo certo. Só quando o quartinho estava pronto, após 9 meses de mudanças, eu tive certeza de que havia ficado do jeitinho que eu queria”, diz ela orgulhosa.

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-24

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-25

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-21

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-26

O quarto do casal é quase o oposto do recanto de Joana. Com um tamanho confortável e uma janela generosa que vai até o piso, luz do sol não lhe falta em nenhuma hora do dia. Isso permitiu que as cores utilizadas na decoração fossem mais fortes e impactantes – a parede cinza e a colcha estampada em tons de amarelo, azul e laranja criam um contraste interessante que instiga o olhar. Em casa de fotógrafa imagens lindas são sempre bem-vindas, por isso Fernanda instalou uma prateleira curtinha sobre a cama que serve para expor trabalhos seus ou de profissionais que admira. Como os quadros ficam apenas apoiados, eles podem ser trocados com facilidade sem estragar a pintura.

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-27

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-28

decoracao-historiasdecasa-apartamento-cores-bebê-29

Com as vantagens de trabalhar em casa a maior parte da semana e de ter horários mais flexíveis, Fernanda curte cada função de sua rotina corrida: a de mãe, a de esposa e a de profissional – só assim se sente realmente completa. Enquanto isso, a decoração bolada por ela alia aconchego e praticidade, como pede a vida contemporânea. Para a moradora, seu lar é como um pedacinho do céu na terra: “É onde eu mais gosto de estar, com minha família e as pessoas que amo” resume ela com um sorriso no rosto e a Jojo no colo.

fim-final

Fotos por Vanessa Volk

Deixe seu comentário 7 Comentários

  1. Maravilhosa!

    Responder
  2. Gostei muito e gostaria de receber mas novidades

    Responder
  3. Gostaria de saber qual a cor desse cinza do quarto. Quero colocar no meu.

    Responder
  4. Oi, adorei os puxadores do móvel do quarto, em especial o de nuvem. sabem de onde é?

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags