Puxadores de nuvem

Como fazer um puxador em formato de nuvem para enfeitar gavetas e portas

Descobrir casas bacanas (e compartilhar suas histórias inspiradoras) é a nossa paixão, mas entre uma visita e outra percebemos que seria muito legal se pudéssemos ajudar vocês a reproduzir certos elementos da decoração desses espaços gastando pouco. Pensando nisso convidamos a Gabriela Dantur, autora do blog A Parede Indecisa, para ser uma colaboradora fixa por aqui. Talentosa e cheia de ideias, ela vai nos ensinar a criar objetos e detalhes incríveis sem complicação. Acompanhe!

O que mais me chamou a atenção no quarto de bebê fofo do apê da Fernanda foi aquele monte de puxadores lindos nas gavetas. Adorei o fato de serem uns diferentes dos outros. Aí logo pensei que seria muito legal fazer um projeto DIY do puxador de nuvem, já que ele é mais diferente e, possivelmente, mais difícil de encontrar pra comprar. A necessidade de usar um material resistente pra esse projeto me fez lembrar de um que está sendo bem utilizado ultimamente, o concreto. E aí, pronto! Temos o Faça Você Mesmo de hoje. Dá só uma olhada:

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-02

Materiais

• Tinta spray branca | • Papelão | • Fita crepe | • Tesoura | • Molde de nuvem (clique para baixar) | • Pincel | • Caneta | • Estilete de precisão | • Óleo (de cozinha mesmo) | • Cimento | • Parafuso (sem ponta) e porca

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-03

Passo 1

Com o molde, trace várias nuvens no papelão. A quantidade vai depender da espessura do seu papelão. O meu tinha mais ou menos 2mm e eu usei 11 recortes pra fazer a caixinha.

Passo 2

Com o estilete, recorte a parte interna das nuvens e cada retângulo.

Passo 3

Junte todos os moldes de nuvem com fita crepe.

Passo 4

Cole fita crepe em toda a área interna da nuvem. Para dar o acabamento nas sobras em cima e embaixo, faça uma “franjinha” na fita, com a tesoura, e cole no papelão.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-04

Passo 5

Recorte um retângulo de tamanho igual ao molde e cole um pedaço de fita crepe.

Passo 6

Cole o retângulo na parte de baixo do molde, com fita crepe. Aproveite e passe também a fita em todas as laterais da caixinha, pra vedar bem.

Passo 7

Pincele óleo em toda a área interna da nuvem. Essa etapa evita que o concreto grude no molde.

Passo 8

Recorte outro retângulo de papelão de tamanho igual ao molde. Em seguida fure-o no meio, com o parafuso. Faça isso com bastante paciência, rosqueando mesmo, pois o parafuso deve ficar bem firme no papelão.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-05

Passo 9

Prepare o cimento. Aqui eu não vou dar orientações, pois vai depender do cimento que você usar e é sempre bom seguir as instruções da embalagem, de qualquer forma. Eu comprei um que leva apenas água na mistura (sem areia, etc), o que facilita o trabalho. Mas você pode usar o cimento comum que dá certo também. Só não esqueça que é essencial usar luvas de borracha durante a preparação. Assim que a massa estiver pronta, coloque no molde. Eu fiz os puxadores com altura de 2,5cm. Se preferir, marque a altura no molde antes de colocar o cimento.

Passo 10

Coloque levemente sobre o molde, da forma mais reta e precisa possível, o retângulo com o parafuso, que vai afundar no cimento. Aqui você só tem uma chance. Tem que colocar, largar e não mexer mais. Se movimentar pode deixar o parafuso meio frouxo. Aí é a hora de esperar secar. Pra garantir, deixei o meu por mais ou menos 30 horas.

Passo 11

Depois que secar, tire toda a fita crepe do molde e vá arrancando as camadas, até sair o puxador. Faça isso com cuidado, pra não machucar nenhum canto da nuvem. Esse molde pode ser reaproveitado depois, é só colar as camadas de novo e tá pronto. Então se você quiser vários puxadores, basta fazer em etapas.

Passo 12

Pinte os puxadores com tinta spray, mas não esqueça de proteger o parafuso antes, com fita crepe. Se preferir, pode deixar as nuvens no concreto cru mesmo, que fica bem legal também.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-06

E acabou! Ufa! Parece difícil, mas não é, juro. Foi a primeira vez que trabalhei com concreto, e achei bem menos assustador do que parecia. Ah, e com essa mesma técnica do papelão, dá pra fazer praticamente qualquer molde que você quiser. Também dá pra pintar os puxadores de várias cores, fazer estampas, dip dye, etc. Ou seja, quase infinitas possibilidades, haha. O que acharam?

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-07

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-puxador-nuvem-08

Confira todos os posts da coluna da Gabi AQUI. ♥

Fotos por Gabriela Dantur

Deixe seu comentário 7 Comentários

  1. Que delicadeza. Adorei esta ideia. Também é uma ótima dica de presente.
    Abraços.

    Responder
  2. Oi Gabi! Ficou lindo! A massa de cimento fica mais fluida ou mais grossa?
    Obrigada

    Responder
    • Oi, Thais! Obrigada! A massa é mais grossa, não pode ficar muito mole não. Mas tem que estar pastosa o suficiente pra espalhar uniformemente pelo molde. 😉

      Responder
  3. Que amados esses puxadores. Falando em misturar com água, eu faço os meus puxadores com durepox. São facilmente moldáveis, também. Fica a dica. 🙂

    Responder
  4. Muito legal Gabriela, Parabéns!

    Esse cimento que você mencionou que usou para fazer o puxador que não usa areia seria a argamassa pronta? Qual marca você usou?

    Responder
    • Obrigada, Alessandro! A massa que comprei é o Reboco da Ligafix Prátika, que foi o que o vendedor recomendou por não ter que adicionar nada além de água. Espero ter ajudado. Abraço!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Faça Você Mesmo