decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-capa

Descobrir casas bacanas (e compartilhar suas histórias inspiradoras) é a nossa paixão, mas entre uma visita e outra percebemos que seria muito legal se pudéssemos ajudar vocês a reproduzir certos elementos da decoração desses espaços gastando pouco. Pensando nisso convidamos a Gabriela Dantur, autora do blog A Parede Indecisa, para ser uma colaboradora fixa por aqui. Talentosa e cheia de ideias, ela vai nos ensinar a criar objetos e detalhes incríveis sem complicação. Acompanhe! 

A parede lindona cheia de coisinhas do apê da Marina Jaeger renderia várias ideias de “faça você mesmo”, mas eu resolvi me arriscar nas letras aramadas com essa cara industrial, que achei bem bonitas. Escolhi fazer um “&”, porém você vai ver que é possível formar qualquer letra (ou forma) seguindo o passo a passo que ensino hoje.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-00

Materiais

• Arame galvanizado | • Furadeira | • Tinta spray cobre | • Lixa fina | • Cola epóxi | • Palito de churrasco | • Alicates para bijuteria e universal | • Copos ou tigelas de dois tamanhos | • Binder Clips

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-01

Passo 1

Com o alicate grande corte dois pedaços de arame de mais ou menos 90cm (a minha peça montada ficou com 24cm de altura, então se você quiser outro tamanho, altere essa medida). Vou ensinar como consegui deixá-los retos com a furadeira, mas tome MUITO cuidado nessa etapa, e faça tudo com bastante atenção e paciência. Estique o arame com as mãos o máximo que conseguir e coloque uma das pontas na furadeira, como se fosse uma broca. Tenha absoluta certeza de que o fio está bem preso. Peça ajuda a alguém para segurar firmemente a outra ponta com o alicate. Ligue a furadeira em uma velocidade bem baixa e espere o arame esticar, o que leva alguns segundos. Assim que o fio estiver minimamente reto desligue a furadeira. Não tente deixá-lo completamente perfeito, pois há perigo de arrebentar com o excesso de tensão.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-02

Passo  2

Antes de mais nada, se você quiser pintar a peça no final, como eu fiz, recomendo lixar levemente o arame antes de começar a montagem. Para moldar as curvas da letra, contorne o copo/tigela com o fio (use o objeto menor na curva de cima) e corte o excesso de arame ao final. É um pouco durinho, mas não tem segredo, é só ir pressionando que ele vai criando a forma. Faça duas letras iguais.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-03

Passo 3

Use o alicate de bico redondo para curvar as pontinhas do arame de cada letra.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-04

Passo 4

Misture a cola epóxi conforme as instruções da embalagem e aplique nas interseções de cada letra, com o palito de churrasco. Use alguns livros para fazer peso até a cola secar bem (deixei uns 10 minutos).

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-05

Passo 5

Corte 7 pedaços de arame de 6,5cm. Para prendê-los às letras, crie um ganchinho nas pontas, passe o fio por dentro e aperte, usando os alicates pequenos. Essa etapa fica mais fácil se você pedir ajuda a alguém para segurar as letras enquanto trabalha com os alicates. Ah, e use os binder clips durante a tarefa, para pressionar as interseções onde aplicou cola. Na primeira letra eu não fiz isso e a cola acabou soltando com o movimento.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-06

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-07

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-08

Passo 6

Para finalizar, pinte a peça com tinta spray. Eu confesso que fiquei bem na dúvida se pintava, porque gostei do resultado com o aço, então essa etapa fica a seu critério. Faça como achar mais bonito.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-09

Essa é uma peça bem legal para dar de Dia dos Namorados, não? Usando a mesma técnica, você também pode construir outros desenhos, como formas geométricas, coração, nuvem, etc. Basta usar objetos rígidos que te ajudem a modelar o arame, como eu fiz com o copo e a tigela.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-10

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-letrademetal-11

Aproveite para conferir o blog da Gabi e encontrar muitos outros projetos desse tipo ♥: A Parede Indecisa

Fotos por Gabriela Dantur e Moysés Lavagnoli

Junte-se a conversa! 7 Comentários

  1. This is SUCH a beautiful idea! Love the airy and clean look, simply brilliant, thanks for sharing and happy weekend, Best Mette

    Responder
  2. Que lindo isso.
    Estou amando as ideias da Gabi… :)

    Responder
  3. Um arraso! Adorei!

    Responder
  4. Muito legal!!! Parabéns à Gabi e ao HdaCasa por esse novo espaço :D!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Faça Você Mesmo