Cesto de corda

Crie um cesto organizador de inspiração étnica usando cordas brancas

Descobrir casas bacanas (e compartilhar suas histórias inspiradoras) é a nossa paixão, mas entre uma visita e outra percebemos que seria muito legal se pudéssemos ajudar vocês a reproduzir certos elementos da decoração desses espaços gastando pouco. Pensando nisso convidamos a Gabriela Dantur, autora do blog A Parede Indecisa, para ser uma colaboradora fixa por aqui. Talentosa e cheia de ideias, ela vai nos ensinar a criar objetos e detalhes incríveis sem complicação. Acompanhe! 

Ao passear pelas fotos do apê da Cecilia, a gente logo nota um monte de móveis e objetos étnicos compondo os ambientes. Como ela tem várias cestinhas em uma prateleira, escolhi mostrar uma ideia “faça você mesmo” de um cesto com estampa tribal. O que eu criei acabou servindo para organizar alguns novelos, mas você pode aproveitá-lo, por exemplo, para guardar revistas, materiais de escritório, utensílios de cozinha ou até usá-lo como suporte para vasinhos de planta. É bem versátil.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-01

Materiais

• Recipiente redondo | • Corda | • Cola quente | • Tesoura | • Fio colorido | • Agulha

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-02

Passo 1

Na base do recipiente, faça uma espiral com a corda, unindo-a com cola quente até atingir todo o diâmetro. Aplique a cola aos poucos, pois ela endurece bem rápido.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-03

Passo 2

Contorne a lateral do recipiente com duas voltas. Em seguida, solte o cesto e continue fazendo a espiral, mas a partir daí aplique cola somente em 4 pontos (no formato de cruz), em cada volta de corda. Para facilitar, fiz umas pequenas marcas com canetinha azul no fundo do cesto, como referência. É preciso unir a corda dessa forma, ao invés de passar cola em todo o comprimento, para que seja possível costurar depois. Siga criando o caracol até atingir a altura desejada.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-04

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-05

Passo 3

Comece cada bordado pelo centro (no ponto superior ou inferior), na parte interna do cesto, bem no meio de cada seção onde não foi aplicada cola. Coloque o fio na agulha e passe-a pela corda, deixando um pedaço de linha ao final. Em seguida, costure o fio várias vezes ao redor da corda, prendendo a sobra que você tinha deixado. Para completar a estampa, basta seguir a costura com a mesma linha, em cada volta da espiral, observando o desenho.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-06

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-07

Algumas observações:

• Não subestime a quantidade de corda que você usará. Eu precisei de 10 metros para fazer um cesto com apenas 15cm de diâmetro e 13cm de altura.

• Se você quiser, depois de finalizar a costura da estampa, pode unir as partes da espiral que não tinham sido coladas antes. Isso dará mais firmeza ao cesto.

• Se as pontas da corda estiverem desfiando, queime-as levemente antes de começar a montar o cesto.

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-08

decoracao-aparedeindecisa-historiasdecasa-cesto-09

Aproveite para conferir o blog da Gabi e encontrar muitos outros projetos desse tipo ♥: A Parede Indecisa

Fotos por Gabriela Dantur

Deixe seu comentário 8 Comentários

  1. Adorei a ideia!

    Responder
  2. Oi Gabriela! Adorei a ideia e estou ansiosissima para colocá-la em prática! rss Infelizmente as fotos do passo a passo não estão abrindo pra mim, vou tentar em outro navegador…
    Você saberia indicar onde encontrar a corda??

    Responder
    • Oi, Mariana, obrigada! Se fizer mostra pra gente <3
      Essa corda você encontra em lojas de materiais de construção e home centers como a Leroy Merlin. Lojas que vendem ferragens também costumam ter. Espero ter ajudado.
      Beijos!

      Responder
  3. Nossa…Adorei. A explicação ta ótima. Vou tentar.

    Responder
  4. Que lindo! Muito amor esses vasinhos! Tem um nesse site http://www.lojainfinity.com.br/pd-33086B.html também nesse estilo, só que em crochê. Um sonho!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Faça Você Mesmo