Last Updated on: 14th maio 2021, 12:06 pm

Se cozinhar é um ato de amor, planejar o espaço onde esse hábito será cultivado também envolve sentimento. Que o diga Marcela, uma jovem arquiteta que repaginou seu apartamento de 75 m² para conquistar o máximo de aconchego após ter vivido um longo período no exterior. Desde o início da reforma ela já sabia que esse ambiente se tornaria o coração da casa: primeiro porque a arquiteta adora projetar cozinhas, segundo porque sua família sempre foi acostumada a reunir-se ao redor da mesa ou do fogão.

O cômodo não passa de um corredor estreito, porém a retirada das paredes e a marcenaria colorida o fizeram crescer em tamanho e importância. Como o restante do apê tem uma base branca, Marcela não teve medo de ousar no tom dos armários ou nos acabamentos usados, como concreto aparente e aço inox. Atraída pelo contraste entre marcenaria divertida e materiais sóbrios, ela procurou um equilíbrio que trouxesse personalidade ao espaço. O ladrilho hidráulico, aplicado no trecho acima da bancada da pia, é um capítulo à parte: o revestimento foi desenhado pela própria moradora em parceria com a arquiteta Julliana Camargo, por isso ninguém tem igual.

Marcenaria divertida

Marcenaria divertida

Marcenaria divertida

Marcenaria divertida

Marcela começou a cozinhar na época em que morou em Barcelona, onde sua rotina era menos acelerada, mas em São Paulo não é todo dia que ela tem tempo livre para testar novas receitas. A saída é aproveitar os finais de semana e se dedicar ao hobby com uma boa música de fundo, uma taça de vinho a postos e a companhia de Maria Antônia, a buldogue de 12 anos que está sempre por perto torcendo para que um ou outro ingrediente caia da bancada.

Apaixonada pelo bom e velho arroz com feijão, a arquiteta prefere se dedicar a pratos simples e com sabor de família, sem muitas invencionices. Não é à toa que até hoje ela se lembre dos pãezinhos com açúcar cristalizado e leite condensado feitos por sua avó e saboreados ainda quentinhos, recém-saídos do forno.

Entre tantos utensílios e apetrechos culinários disponíveis no mercado, Marcela dificilmente consegue resistir às louças: “Gosto de todos os tipos, desde os modelos de cerâmica esmaltada até os mais simples, de barro ou branquinhos. Se deixarem compro tudo! Adoro misturar estilos de louças na hora de montar a mesa e organizá-las sobre toalhas bonitas.”.

Marcenaria divertida

Marcenaria divertida

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-13

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-15

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-16

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-17

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-19

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-20

Agora que você já conhece a cozinha da Marcela, que tal fazer a receita que ela preparou para nós no dia das fotos? É um bolo salgado de liquidificador! Simples, rápido e delicioso, o bolo é perfeito para receber os amigos sem ter muito trabalho. Olha só:

Bolo Salgado

Ingredientes massa:

• 4 ovos
• 2 xícaras (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de óleo
• 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
• 1 xícara (chá) de maizena
• 1 xícara (chá) cheia de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de salsinha picada
• 1 colher (chá) de sal
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes recheio:

• 1/2 kg de tomates maduros sem pele picados em cubinhos
• 2 abobrinhas raladas no processador bem fininhas
• Azeitonas
• Ovos cozidos a gosto
• Parmesão ralado para polvilhar
• Sal e orégano a gosto

Preparo:

Coloque os ingredientes pela ordem no liquidificador, menos o fermento, ligando e desligando o aparelho para misturar melhor. Em seguida acrescente o fermento e bata apenas para misturar. Despeje o líquido em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Distribua sobre a massa os ingredientes do recheio, polvilhe o parmesão e leve ao forno moderado por + ou – 30 min.

.

Fotos por Rafaela Paoli