Cor e integração total

O teto amarelo e a integração com a sala são os destaques dessa cozinha

Quem chega ao apartamento da artista Carolina Mendonça, instalado em um prédio baixinho ao lado de uma praça cheia de árvores, é surpreendido por um espaço aberto, iluminado e com teto pintado de amarelo. Sem barreiras e com apenas uma parede, a cozinha ocupa o centro da planta, ou seja, quase tudo acontece ali. Não é preciso olhar muito para perceber que a gastronomia é uma das paixões da moradora: os inúmeros livros de culinária e utensílios organizados na estante metálica denunciam seu hobby. Vem com a gente conhecer esse ambiente mais de perto e aproveite para aprender uma receita rápida e deliciosa preparada especialmente para o blog.

Carol trabalha com teatro, dança e artes visuais – às vezes participando dos espetáculos, em outras tantas desenvolvendo e produzindo as peças. Praticamente sem rotina certa, ela vive na estrada. Quer dizer, na ponte aérea, principalmente entre Brasil e Alemanha. Acostumada a passar meses longe da querida casinha e da mascote Alzira, a artista procura aproveitar ao máximo as temporadas em São Paulo para curtir seu ninho na companhia dos amigos. Afinal, nessas horas não há nada melhor do que um almoço ou um jantar com os mais chegados para matar a saudade.

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-03

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-04

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-05

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-06

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-07

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-08

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-23

O ar industrial da decoração, presente nas tubulações à mostra, nas vigas de concreto e no piso de cimento, reflete o estilo descontraído de Carol, porém o apê nem sempre foi assim tão parecido com ela. Quando comprou o imóvel em meados de 2009, a moradora se deparou com uma sala de estar apertada, uma cozinha escura e um quarto sem nenhuma graça. Após dois anos vivendo com essa configuração estranha de cômodos, ela resolveu encarar uma reforma para deixar o lugar do jeitinho que queria. Para isso contou com a ajuda do amigo Tomaz Farias, que é arquiteto e tirou algumas cartas da manga durante o projeto, como a bancada de concreto – que começa no banco perto da entrada e se estende até o quarto – ou a tinta amarela que aparece em todas as áreas molhadas do apartamento.

Entre tantos tipos de culinária, Carol gosta mesmo é das receitinhas naturebas e sem muitas regras, que não exigem o uso de talheres nem durante o preparo, nem durante a refeição. Isso explica porque o rolinho primavera vietnamita a conquistou desde a primeira vez que ela experimentou o prato. Bem simples de fazer, ele é o snack perfeito para matar a fome de maneira saudável a qualquer hora do dia. Além disso, o visual da receita também é lindo, já que a massa oriental, um dos principais ingredientes, é totalmente transparente e deixa à vista a cor forte dos legumes usados no recheio, como cenoura e pepino.

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-09

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-10

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-11

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-24

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-13

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-14

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-15

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-16

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-17

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-18

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-20

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-21

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-rolinho-22

Veja abaixo as etapas de preparo do rolinho. Garantimos que vai te dar vontade de fazer e provar! Ah, vale inclusive mudar o recheio ou os molhos de acompanhamento, basta usar ingredientes que te agradem mais: cogumelo, camarão, abobrinha…

Rolinho Vietnamita para 2 pessoas

Ingredientes rolinhos:

• 2 folhas de papel de arroz
• ½ cenoura picada em tirinhas
• ½ pepino picado em tirinhas
• ½ xícara de broto de alfafa
• ½ xícara de hortelã
• 100gr de tofu
• ½ colher de sopa de óleo de gergelim

Ingredientes molho:

• Suco de ½ limão
• 2 colheres de sopa de Nam Pla (molho de peixe)
• 1 colher de sopa de shoyu
• ½ colher de sopa de mel

Preparo:

Pique todos os ingredientes frescos e grelhe o tofu rapidamente no óleo de gergelim. Hidrate a massa (papel de arroz) em água fria com um pouco de sal por 5 minutos e tome cuidado para não hidratar demais para ela não se desfazer na hora da montagem. Coloque a massa em uma superfície úmida e monte conforme sua preferência. Depois é só servir e bom apetite!

.

Fotos por Isadora Fabian

Junte-se a conversa! 4 Comentários

  1. HISTÓRIAS DE CASA SEMPRE NOS SURPREENDENDO COM CASAS LINDAS AMEI CADA CANTINHO COZINHA. SERÁ QUE A MORADORA PODERIA NOS DIZER ONDE COMPROU ESSA ESTANTE UTILITÁRIA.

    Responder
  2. Além da cozinha linda e cheia de coisinhas fofas, a receita também parece uma delícia. Adorei!
    🙂

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Na Cozinha

Tags