decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-dest

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Muita luz natural e um pedaço de grama. Era apenas isso o que a empresária Lívia Amaral e o administrador Gustavo Alvares gostariam que seu futuro endereço tivesse. O destino, porém, foi generoso e lhes deu a chance de encontrar um lugar amplo, com espaços abertos para estimular o convívio e um jardim que contorna todo o térreo. Animado com a localização e as possibilidades do imóvel, o casal assinou a proposta de compra sobre o capô do carro logo após a primeira visita. Ali tiveram a certeza de que essa casa era pra ser deles, por isso não a deixaram escapar.

Juntos há 13 anos, Lívia e Gustavo são de Porto Alegre, mas já viveram em outras cidades nesse meio-tempo. Eles inclusive chegaram a morar em apartamentos, a contragosto da empresária, que nunca se empolgou com essa realidade. Aliás, a ideia de criar seu filho Inácio enclausurado em uma torre e com pouco acesso à natureza lhe causa arrepios. Isso explica porque o casal apostou suas fichas em uma construção que estava longe de ser perfeita, mas que certamente poderia ser melhorada após uma reforma. A princípio Lívia e Gustavo mexeriam apenas nos banheiros, na cozinha e na área da churrasqueira, porém quando perceberam estavam planejando alterações em quase tudo. É o famoso “já que…”

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-02

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-03

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-04

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-05

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-06

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-07

A estrutura original mudou bastante, principalmente no living. Por sugestão de seu cunhado, o arquiteto Maurício Aurvalle, Lívia construiu um hall de entrada usando a metragem de uma das antigas vagas da garagem. Aumentada, a sala de estar agora acomoda diferentes funções, como uma área com lareira, o home theater, uma pequena brinquedoteca e também um canto com cobertura de vidro que mais parece um jardim de inverno. Praticamente toda parede que podia ser removida, foi. Assim como os vãos das portas de vidro, ampliados na medida do possível – tudo em nome da fluidez e da iluminação.

Para coordenar o projeto de arquitetura o casal recorreu ao Estúdio KA, porém na hora de montar os ambientes a moradora fez questão de escolher tudo sozinha. Na verdade, bom gosto e experiência em compor arranjos interessantes não lhe faltam: ao lado da sócia Fernanda Castro, Lívia é a mente por trás da Decoração do Baile, uma empresa de eventos que produz cenários lindos com os mais variados temas, de festinhas infantis a casamentos despojados. Referências e inspirações criativas fazem parte de sua rotina, mas no final das contas ela assume que a decoração de sua casa é muito intuitiva, guiada mais pelo sentimento do que pela estética. Mais do que qualquer outra coisa, ela reflete o gosto e os hábitos da família.

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-08

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-10

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-11

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-12

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-13

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-14

Impulsiva quando o assunto é garimpar, Lívia não resiste a peças autênticas ou que tenham algo pra contar: “Se gosto muito de uma coisa, compro sem pensar onde vou colocar e aos poucos vou ajustando.”, brinca ela. Um bom exemplo é a poltrona vintage de couro verde que fica ao lado da televisão, arrematada recentemente em uma loja especializada nesse tipo de achado. Apaixonada por seu desenho inusitado, a empresária até cobriu a parede em um tom parecido só para que o móvel ficasse mais bem inserido na sala. Logo ela, que até pouco tempo atrás tinha medo de usar cores fortes demais e pensava em pintar tudo de branco!

Por falar em paredes, é impossível contar essa história sem mencionar a coleção de quadros e telas que se espalham pela casa. A grande maioria deles veio de amigos ou artistas da própria família da moradora, como as aquarelas criadas por seu cunhado, o desenho de uma prima pendurado perto da lareira, a obra presenteada pela artista Josely Carvalho, com quem Lívia trabalhou durante um período, e muitos quadros pintados por seu pai. Como pequenas lembranças emolduradas, as imagens resgatam trechos de vida.

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-15

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-dest2

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-16

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-18

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-19

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-17

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-20

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-21

Com vista para o jardim dos fundos, a sala de brinquedos de Inácio é o paraíso de qualquer criança. Seus pais estavam tão preocupados em criar um espaço onde ele pudesse se divertir livremente que esse foi o primeiro cômodo a ficar pronto após a reforma – quer dizer, durante a reforma, já que os outros ambientes ainda estavam cobertos de pó na época. Com algumas camadas de tinta lousa, caixotes plásticos servindo como estante e um piso colorido, esse canto nem de longe lembra o antigo escritório que havia ali. Em seu território particular, Inácio aproveita a mesinha para desenhar e inventar roteiros mirabolantes para seus bonecos e dinossauros. Além, é claro, de se esbaldar na arara repleta de fantasias de super-heróis.

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-22

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-23

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-24

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-25

Reunidos no sofá da sala principal, Lívia, Gustavo e Inácio aproveitam as horas juntos para conversar, contar histórias, tocar violão ou simplesmente relaxar em meio às confortáveis almofadas. Certos de que finalmente encontraram um endereço para chamar de lar, os três encaram a casa com todo o carinho do mundo e gostam mesmo é quando ela está bem movimentada, cheia de amigos e familiares queridos.

Está curtindo a visita? Então se prepare porque ainda temos muitas coisas pra mostrar. Confira tudo clicando no botão de “continua” abaixo:

Continua-final

Fotos por Luiza Florenzano

Junte-se a conversa! 6 Comentários

  1. que casa mais lindaaaa!!!

    Responder
  2. Não finalizo meu dia sem dar uma olhadinha no que tem de novo no Histórias de Casa !!!!!
    Parabéns pelo trabalho !!!

    Responder
    • Ahhh, que fofa Valéria! Adoramos saber que você nos visita sempre. 🙂
      Espero que tenha gostado da nova carinha do site, e se tiver qualquer sugestão, é só falar!
      Obrigada! Beijos

      Responder
  3. Querida Livia, que delicia ver a sua casa e estar com você.

    Responder
  4. Onde você encontrou a prateleira com arara?

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Fizemos uma pesquisa por aqui, mas não encontramos fornecedores com esse modelo pronto. A moradora deve ter mandado fazer. Que tal levar essa foto de referência e mostrar pro marceneiro para orçar?
      Boa sorte, beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags