De cara nova | Capítulo 2

Um apartamento dos anos 50 totalmente reformado pelos moradores

Um designer gráfico e uma bailarina. Mesmo sem ter nenhuma experiência com decoração e reforma, Renan Costa Lima e Clarice Lima conseguiram transformar por completo um imóvel de 200 m² no centro de São Paulo – mais precisamente, ao lado do famoso (e controverso) “Minhocão”. Com referências modernistas, como a laje de concreto aparente, o apartamento resgata a época em que o prédio foi construído, no final dos anos 50, e ao mesmo tempo traz elementos contemporâneos que têm tudo a ver com o mundo atual. Se você ainda não leu o Capítulo 1, vai lá para ficar por dentro de toda essa história.

Apesar de saber que o recurso traria mais amplitude aos ambientes, o casal preferiu não integrar a cozinha à sala como a maioria das pessoas tem feito. Afinal, em seu apê ambos os espaços já são bem iluminados e possuem medidas confortáveis. Com a ajuda de amigos arquitetos, Renan definiu a posição dos armários e transformou a lavanderia e a copa em seu home office. Durante a obra todos os revestimentos dessa área foram substituídos – os moradores até simpatizaram com os azulejos em tom pastel do antigo projeto, porém eles estavam em péssimo estado e não puderam ser mantidos.

Para driblar a falta de varanda e trazer um pouco de verde para dentro de casa, o designer teve a ideia de aproveitar o hall de serviço, que é aberto nas laterais e recebe muita luz natural, para criar um pequeno jardim. Com poucos metros disponíveis, a saída foi apostar em um modelo vertical: “Fomos juntos algumas vezes em lojas especializadas nesse tipo de instalação para pesquisar como tudo funcionava. O Renan foi montando aos poucos e hoje é ele quem cuida das plantas. Nossa vizinha adorou a ideia!”, conta Clarice. Agora quem abre a porta da cozinha é surpreendido por espécies tropicais que parecem suspensas sobre a cidade.

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-20

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-22

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-23

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-24

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-25

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-26

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-27

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-28

Sem muitas mudanças estruturais, o quarto do casal ganhou novos pontos de luz nas paredes e também teve o teto descascado para deixar a laje original à mostra. Os armários antigos foram preservados e continuam exercendo sua função, mas o ponto alto do ambiente é a cama. “Adoro dormir e sempre quis ter um quarto em que coubesse uma cama bem grande! Acho que ela é um dos móveis que mais gosto da casa.”, brinca a bailarina. A rede de balanço, que vive transitando pelo apartamento, deixa bem claro que os moradores herdaram certos costumes de Fortaleza.

Na porta ao lado fica o dormitório do pequeno Noel, de 4 anos. Espaçoso e muito iluminado, o lugar é o território perfeito para as brincadeiras e estripulias de seu dono. Seus bonecos e livros ficam organizados em uma estante formada por nichos abertos, o que garante que ele tenha fácil acesso. Entre tantos atrativos coloridos e muitos carrinhos espalhados, a coisa que mais chama a atenção e que é sucesso absoluto entre as crianças é a piscina de bolinhas, presente de seu aniversário de 3 anos. Clarice conta que comprou os itens na rua 25 de Março e carregou os sacos de bolinhas dentro do metrô – vale tudo pela alegria do filho.

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-30

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-31

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-32

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-33

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-34

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-35

Cada detalhe desse apê foi planejado com todo o carinho e cuidado, incluindo as dicas de amigos, as ideias mirabolantes dos moradores, as experiências na obra que deram errado… “Durante a reforma o Renan cuidou de tudo com muito amor. Cada revestimento e cada móvel que ele colocou aqui foi pesquisado e pensado para que a gente morasse num lugar bacana. Nosso lar foi feito para acolher nossa família e pra gente ser feliz!”. Precisa dizer mais alguma coisa?

fim-final

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. Parabéns a Luiza Florenzano pelas belas fotos do belo apartamento.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags