Arranjo de primavera

Confira o passo a passo de um arranjo colorido para decorar a casa

Ter flores e plantas em casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe as dicas espertas da florista Mariana Bassi.

Com a chegada da primavera a vontade de colorir os espaços fica ainda maior, por isso hoje vamos ensinar como fazer um arranjo que mistura diferentes espécies de tons vibrantes e algumas folhagens. O recipiente escolhido foi um cesto de bambu e corda, que tem um ar campestre, mas você pode usar outros itens também, como vasos largos ou caixas de madeira. Sobre um aparador na entrada, no piso da varanda ou mesmo apoiado em uma mesa de centro grande e baixa, esse cesto repleto de flores dá um belo arremate na decoração da casa. Vem aprender!

Espécies usadas: alstroeméria, cravina ou mini-cravo, frésia e folhagens

  • Passo 1: Em primeiro lugar você precisa escolher que recipiente vai usar para fazer o arranjo, pois ele vai determinar a quantidade de flores a ser comprada. Alguns exigem mais volume, outros menos.
  • Passo 2: Esconda dentro do cesto ou do cachepô um recipiente de vidro, para que a água não fique em contato direto com a madeira.
  • Passo 3: Comece a montagem pelas folhagens, pois elas criarão a base para as flores. Distribua todas elas no recipiente menor igualmente, cobrindo a borda do cesto. Tome o cuidado de cortar as hastes de forma que elas alcancem a água e ao mesmo tempo fiquem com as folhas para fora.
  • Passo 4: Quando terminar de colocar as folhas, comece a distribuir as flores espécie por espécie, intercalando bem as cores e checando se um lado do cesto não vai ficar mais preenchido do que o outro.

Prontinho! Como esse arranjo é volumoso e mais complicadinho de ficar mexendo toda hora, não é preciso trocar a água todos os dias.

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-14

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-02

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-03

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-04

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-10

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-11

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-07

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-12

decoracao-flores-arranjos-como-montar-primavera-09

Aproveitamos que a Mari entende muito do assunto para tirar algumas dúvidas que quase todo mundo tem a respeito das flores. Confira suas dicas:

Segredos para que as flores durem mais

1. Antes de colocá-las na água, corte as pontinhas das hastes na diagonal. 2. Remova todas as folhas que estiverem em contato com a água, pois elas acabam ‘sujando’ o líquido. 3. Colocar algumas gotinhas de água sanitária evita que as hastes apodreçam, o que também mantém o vaso limpo. 4. Troque a água pelo menos a cada três dias, cortando novamente as hastes e limpando folhas ou flores que já estejam morrendo.

Como escolher o recipiente certo

Aqui não existe um segredo específico, na verdade vai depender do tamanho das flores e de suas hastes. Se forem mais longas os vasos compridos seriam a melhor opção, de preferência com bocas estreitas para que o arranjo fique em um formato arredondado com mais facilidade. Já as bocas largas pedem mais volume.

Flores indicadas durante a primavera

Nessa época temos muitas espécies interessantes, mas a que tem o melhor custo benefício, grande durabilidade e uma variedade enorme de cores é a alstroeméria. Aliás, ela dá o ano todo.

Como combinar espécies

A necessidade delas é sempre a mesma, água fresca, então você pode se preocupar mais com o tamanho delas, cores e estilo. Uma flor delicada como a gipsófila, por exemplo, não vai ficar bonita perto de uma flor tropical, que é mais exótica.

.

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 1 Comentário

  1. Amei, gostaria muito de pessoas como vocês para florir minha casa um dia. Amo flores,elas trazem vida para qualquer ambiente.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Jardim urbano