Paredes de tijolinho

Projetos de decoração inspiradores que têm os tijolinhos como protagonistas

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

O tijolinho é um revestimento que tudo pode. Na sala, na cozinha, na varanda… Ele também faz bonito seja qual for o estilo. É rústico? Deixe a imperfeição e a textura do material criarem um clima de fazenda. Romântico? Uma suave pincelada de cor clara dá conta do recado. Para ambientes modernos e urbanos, tons fortes criam o contraste perfeito. Com tantas possibilidades, dá para acreditar que antes ele era tratado como mero material de obra? A seguir, cinco boas ideias para assumir de vez o tijolo que existe por trás das suas paredes:

Tela em branco

Ao pintar a parede de tijolinhos com tinta branca, os moradores desse apartamento criaram a base ideal para que os quadros, pôsteres e adornos com pegada urbana ganhassem destaque. Por mais que a cor natural do revestimento tenha sumido, seu relevo e sua identidade não passam despercebidos, realçando o mix de estilos da sala. A decoração vai do industrial, como o caixote de metal que faz as vezes de mesa de centro, ao contemporâneo, com móveis de linhas retas.

decoracao-parede-tijolinho-branco-loft

Camaleão

Nesse cômodo o preto tem uma missão nobre: criar a sensação de continuidade entre cozinha e sala de jantar, que são integradas e compartilham da mesma cor predominante. E quem pensou que seria necessário eliminar os tijolos aparentes desta parede, se enganou. Bastou pincelá-la com o tom escuro para manter o equilíbrio com o clima descolado do apê. Para que o aparelho de ar-condicionado não interferisse no visual, tinta nele também! Confira o projeto completo.

decoracao-parede-tijolinho-pintado-preto

Efeito suave

Nessa sala de estar integrada, a claridade e os móveis neutros – que combinam madeiras de cores variadas – dão o tom. Para levar mais alegria ao espaço, a fórmula foi incluir itens coloridos e estampados, como as almofadas e os quadros, mas a bossa está mesmo na parede principal de tijolinhos, que ganhou vida nova com a aplicação leve de pátina branca – meio termo entre  o acabamento bruto e a demão completa de branco. Para ver mais detalhes desse apê, clique AQUI.

decoracao-parede-tijolinho-patinado

Quanto mais natural, melhor

Sem muitas regras, a decoração dessa sala – que também é um misto entre cozinha e varanda – aposta nos materiais brutos. Para começar, as vigas têm um tom de madeira e a mesa com banquetas outros tons bem diferentes. Ao fundo, a parede foi construída com tijolinhos resgatados de uma demolição. Assumidos com os desgastes e imperfeições naturais, eles dão clima rústico ao espaço construído na edícula de uma casa. Mas nada aqui é monotemático: reparou na tubulação elétrica aparente, nos pendentes industriais e no piso inspirado no cimento queimado?

decoracao-parede-tijolinho-natural

Nem lá, nem cá

Pintar tijolinhos com tinta branca não significa chegar sempre ao mesmo resultado. É possível criar efeitos diversos, inclusive fugindo do acabamento “certinho”. Este aqui, por exemplo, tem aspecto mais detonado, principalmente entre os rejuntes – e, além disso, muita história para contar! Ao reformar seu apartamento, Bia Perotti, editora de moda e conteúdo, se deparou com uma estrutura de blocos de concreto. Por isso a solução foi construir do zero esta parede de tijolos – que, por sinal, é o xodó da moradora, assim como o sofá de veludo roxo, garimpo de um antiquário. Vem espiar mais!

decoracao-parede-tijolinho-branco-sofa-roxo

Fotos por: 1 (capa), 2 e 3. Alessandro Guimarães | 4. Igor Giroto | 5 e 6. Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 1 Comentário

  1. Oba! Adorei a ideia de reunirem dicas temáticas por aqui. 🙂

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags