5 jeitos de cultivar plantas em casa

Descubra formas diferentes de cultivar plantas em casa ou no apê

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

Cores, luminosidade, objetos de afeto… Esses são os principais ingredientes para um lar alegre e sincero, mas o toque especial é incluir, literalmente, vida nos ambientes. E não há desculpas, pois qualquer cantinho pode acomodar uma muda de planta, uma espécie já madura ou mesmo uma horta particular que vai turbinar as receitas na cozinha. Vale a dica: antes de escolher a sua preferida, pesquise sobre o lugar ideal para posicioná-la, levando em conta iluminação e ventilação naturais. A seguir, veja cinco ideias que saem do óbvio e dão frescor à decoração.

Jardim urbano

A moradora desse apartamento colorido em São Paulo tem intimidade com as plantas desde pequena. Criada em casas com quintais generosos, ao se mudar para o próprio imóvel ela fez questão de levar o verde junto. A bancada de concreto, que forma uma estante na sala, serve de apoio para os vasos. Feitos do mesmo material, eles têm formatos variados e estão estrategicamente posicionados ao lado da janela, onde recebem luz durante a maior parte do dia. O contraste entre o cinza escuro, de pegada urbana, e o verde intenso, também dá as caras na parede atrás do sofá, criando uma sensação de continuidade.

01-decoracao-plantas-dentro-de-casa-concreto

Clima vintage

Nessa sala de estar a mistura entre o piso de tacos, as estampas tropicais das almofadas, os móveis antiguinhos e a costela-de-adão com folhagem densa dão ares nostálgicos ao apartamento. Para suportar a espécie de grande porte, foi necessário um vaso resistente e mais pesado. Feito de concreto, ele possui base com rodízios, o que facilita a limpeza no dia a dia e ainda possibilita mudar o arranjo de lugar a qualquer hora. Localizado no centro de São Paulo, o endereço tem alma de casa de vó e o que não faltam por lá são plantas – até no carrinho de chá deu para encaixar uma.  Ficou curioso? Conheça essa história completa.

02-decoracao-plantas-costela-de-adao

Instalação inusitada

Essa é para revolucionar a decoração de vez! Abra as gavetas e deixe que a natureza faça o resto. Pode ser em uma cômoda, em um criado-mudo ou em um aparador, como é o caso deste cantinho criado nesse apê. Para deixar a ideia ainda mais original, dispense os vasos e, no lugar deles, plante espécies pequenas em potes de cozinha, travessas de cerâmica ou panelinhas de ágata – xícaras e bules esmaltados também são bem-vindos para tirar os ambientes da mesmice.

03-decoracao-plantas-potes-vidro-gaveta

Lá no alto

Uma dica pra lá de charmosa e atual é dispor as plantas penduradas no teto. Os hangers são feitos de corda colorida e acomodam não só vasos, mas também pequenas fruteiras e demais objetos. Para fixá-los, basta instalar ganchos na laje. Se você estiver pensando em copiar esta solução na sua cozinha, por que não montar uma hortinha-pendente para ter sempre à mão temperos frescos? Ah, e as boas sacadas desta casa não param por aí – clique para ver mais!

04-decoracao-plantas-macrame-suporte-hanger

Vasinhos singelos

O apartamento que rodeia este detalhe da foto é delicado e cheio de leveza. Cores femininas, boa iluminação e acabamentos nobres dão o tom, mas o toque final fica mesmo por conta das plantas – principalmente espécies pendentes – espalhadas por todos os lados. Os vasinhos pendurados por fitas de couro, por exemplo, dão novo uso ao cabideiro posicionado na copa. Os tons pastel de rosa e azul garantem frescor em meio ao verde.

05-decoracao-plantas-vaso-ceramica

* A espécie que aparece na foto de capa se chama Ciclantus

.

Fotos por: 1 (capa), 2, 3 e 5. Luiza Florenzano | 4. Igor Giroto | 6. Isadora Fabian

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. Concordo com vc Andressa! Um verdadeiro lar tem que ter plantas. É por isso que amo as casas que aparecem por aqui!

    Responder
    • Eba! Obrigada Andréa…
      Você é mesmo uma das leitoras mais assíduas do blog 🙂
      Beijosss

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags