Viver no Copan | Capítulo 2

Um apartamento integrado e colorido no prédio mais famoso de SP

Quem passeia pelo centro de São Paulo com certeza fica com vontade de espiar o interior de algum dos inúmeros apartamentos do Edifício Copan, um dos principais cartões-postais da cidade. Antes de morar no famoso prédio, Fernanda Ficher, idealizadora da marca de mobiliário Cupim, e seu marido, o designer Daniel Trench, do estúdio CLDT, também tinham essa curiosidade. Assim que comprou o imóvel, há três anos e meio, o casal reformou todos os ambientes, garantindo mais amplitude e iluminação. Para ficar por dentro dos detalhes, leia antes o Capítulo 1.

Como adoram preparar receitas a dois e convidar os amigos para jantar, os moradores sabiam desde o princípio que precisavam de uma cozinha bem aberta e espaçosa. A ideia foi passada para o arquiteto Cesar Shundi, que atendeu ao desejo do casal com um cômodo totalmente livre de barreiras, organizado por meio de uma parede lateral com a bancada da pia e os equipamentos e uma ilha central de concreto que acomoda o fogão. “A cozinha é o lugar que mais usamos na casa, é realmente o coração do apê, por isso não fazia o menor sentido ela ser isolada do restante.”, completa Fernanda.

21-decoracao-copan-cozinha-integrada-concreto

16-decoracao-copan-cozinha-concreto-amarelo

17-decoracao-copan-cozinha-bancada-concreto

18-decoracao-copan-cozinha-amarela

19-decoracao-copan-cozinha-integrada-varanda

20-decoracao-copan-cupim-marcenaria

Como uma extensão dessa área voltada para receber, a varanda parece estar, ao mesmo tempo, do lado de dentro e do lado de fora. A parede de elementos vazados, original do projeto de Oscar Niemeyer, garante luz natural e ventilação constantes, além de servir como apoio para vasos pendurados com folhagens pendentes. A moradora acredita que as plantas trazem vida aos espaços e suavizam um pouco o cinza da cidade, por isso ela fez questão de espalhar inúmeras espécies de portes diferentes nesse canto de descanso.

Assim como aconteceu nos outros cômodos do apartamento, a decoração do quarto do casal não teve muito planejamento, ela simplesmente foi tomando forma com base na arquitetura de interiores. Durante a obra o ambiente foi reduzido para que a área de serviço e a varanda não ficassem tão apertadas, porém os metros perdidos não comprometeram o conforto. Fechado por portas de correr com painéis de muxarabi, ele também se beneficia da luminosidade externa. Sem acabamento, as paredes de concreto seguem a mesma estética brutalista da sala de estar e da cozinha.

22-decoracao-copan-cozinha-integrada-amarelo

15-decoracao-copan-varanda-plantas-cobogo-acapulco

23-decoracao-copan-varanda-cobogo-plantas

24-decoracao-copan-varanda-cobogo-plantas

25-decoracao-copan-quarto-concreto-neutro

26-decoracao-copan-quarto-concreto-neutro

27-decoracao-copan-quarto-muxarabi

Fernanda cresceu em uma casa no Pacaembu longe do ruído da cidade – lá ela conseguia ouvir os passarinhos, o vento, a chuva caindo na laje… Apesar da realidade do centro de São Paulo estar bem longe dessa tranquilidade toda, a designer hoje não abre mão de morar perto de tudo e de fazer parte de uma diversidade enorme de pessoas e vidas em um único prédio: “Adoro descer e estar em contato com esse agito e essa mistura do Copan.”.

fim-final

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 9 Comentários

  1. Um sonho!

    Responder
  2. Demais, sou uma paulistana que adora arquitetura, assim apaixonada pelo Copan. E assim adoraria ter um ap ali.
    Moro fora de SAMPA há 30 anos!

    Responder
    • Oi Gislaine, tudo bom?
      O Copan realmente é um prédio único! Adoramos visitar esse apê e descobrir mais detalhes sobre o prédio. 🙂
      Beijos!

      Responder
  3. Bom dia!

    Adorei o artigo! Seria interessante compartilhar além das imagens, as plantas arquitetônicas do edifício e apartamento.

    O site é excelente! Muito bom gosto!

    Parabéns e muito obrigada!

    Abraço

    Responder
    • Oi Janaína, tudo bom?
      Ficamos felizes que você tenha gostado. Esse apê é lindo mesmo.
      Infelizmente nós normalmente não temos acesso às plantas arquitetônicas dos imóveis, por isso não as inserimos nas matérias, mas quem sabe não pode ser um plano de upgrade para o blog no futuro. Obrigada pela sugestão.
      Beijos!

      Responder
  4. Amei!! Lindo!!! Moro em uma casa no estilo industrial e gostei demais da cozinha. Quem executou o serviço de concreto? Grata,

    Responder
    • Oi Vica, tudo bom?
      Infelizmente não temos essa informação. 🙁 Uma pena, mas vamos ficar te devendo.
      Beijos

      Responder
  5. Belíssimo apê! Moradores do Centro moram em meu coração! Eu gostaria de saber, se possível – claro, quem executou o combo armário em concreto e marcenaria da cozinha. Me ajudaria muito. Obrigada!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags