Ideias com ladrilhos hidráulicos

Diferentes maneiras de usar o revestimento que todo mundo ama

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

Sabe aquele toque especial que toda decoração feita com alma tem? Pois é, em muitos casos são justamente os ladrilhos hidráulicos os responsáveis pelos suspiros das visitas. De fabricação artesanal, o revestimento é feito à base de cimento moldado em fôrmas de ferro e não precisa de queima para ficar pronto – esse detalhe faz dele uma opção sustentável. Outra vantagem é que cada molde tem um desenho único, o que arrebata os corações dos que gostam de escolher a dedo os acabamentos de casa. Inspire-se nos cinco projetos abaixo, que usam os ladrilhos de várias maneiras diferentes:

Versão minimalista

Mesmo quando os ladrilhos fogem à regra das estampas e da mistura de cores, o resultado encanta. No caso desta sala, as placas seriam instaladas em uma parede pequena, porém após ouvir a opinião de um amigo arquiteto o morador resolveu aplicá-las em uma superfície maior. A ideia saiu do óbvio e, por mais que todos os ladrilhos sejam pretos, a irregularidade natural do acabamento cria um efeito moderno que tem tudo a ver com o restante do apartamento. Veja a história completa clicando AQUI.

decoracao-apartamento-minhocao-historiasdecasa-02

Mistura perfeita

Na cozinha deste duplex, materiais de identidades opostas conversam entre si para criar um estilo único. Entre as escolhas feitas pelos moradores para decorar o cômodo, a sobriedade das linhas retas da marcenaria e a imponência do mármore, usado nas bancadas e no frontão, acabam se mesclando com as cadeiras de inspiração retrô e com o ladrilho hidráulico colorido que cobre todo o piso. Como por ali ele é o único elemento estampado, acabou virando o centro das atenções – e não é pra menos!

decoracao-historiasdecasa-apartamentoduplex-moderno-12

Moderninho

Um dos charmes dos ladrilhos hidráulicos está na sensação de nostalgia que as cores com acabamento aquarelado trazem, mas as possibilidades não param por aí! Neste ambiente os moradores optaram por um modelo com estampa 3D em preto e branco. Para não deixar a cozinha com aparência pesada, as placas foram instaladas apenas em uma faixa vertical que é cercada por uma parede de lousa e uma geladeira pintada de amarelo vibrante. O porcelanato cinza do piso simula cimento queimado, que também aparece em algumas paredes do apartamento. Ficou curioso? Aqui você vê mais fotos do espaço.

decoracao-ladrilho-hidraulico-piso-cozinha

Clima rústico

Por mais que ele apareça em salas, varandas, lavabos e até halls de entrada, parece existir uma ligação especial entre esse revestimento artesanal e a cozinha – quando os dois se misturam, não tem erro. E quando outros elementos rústicos entram na conversa, então, é sucesso na certa. Durante a reforma deste ambiente o assoalho de madeira de demolição e as bancadas de concreto receberam de braços abertos o piso de ladrilhos preto e amarelo. Confira mais boas ideias deste apê, localizado na Vila Madalena.

09-decoracao-cozinha-ladrilho-hidraulico-amarelo

Quase um tapete

No quintal de uma casa rodeada pela natureza a antiga churrasqueira virou ateliê de culinária. Cercado por verde, em um terreno com árvores de diversas folhagens e espécies, este anexo de 80m² transformou em realidade diversos sonhos de uma vez só. A dona do espaço conseguiu combinar elementos que sempre fizeram parte dos lugares em que morou na infância, como os ladrilhos hidráulicos estampados, instalados em um quadrado no piso, simulando um tapete sobre o cimento queimado. O forro de madeira e o tijolinho aparente completam o clima acolhedor de fazenda.

decoracao-cozinha-ovosquebrados-historiasdecasa-10

.

Fotos por: 1 (capa) e 4. Isadora Fabian | 2, 5 e 6. Luiza Florenzano | 3. Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 11 Comentários

  1. Nossa, quanta referência linda! E que sincronicidade! Acabei de fazer a calçada em frente a minha casa com detalhes com ladrilhos! Eu e meu marido queríamos algo que desse um toque diferenciado e que combinasse com a nossa casa, que é super antiga e tem um quê de Toscana! Grata pelo artigo! E estou adorando o site, parabéns!
    bjo grande

    Responder
    • Oi Maya!
      Que legal que você gostou da matéria! Somos suspeitas, mas amamos ladrilhos também. Sua casa parece ter ficado bem interessante, parabéns.
      Estamos felizes em saber que gostou do site… Uhu!!! Obrigada,
      Beijos

      Responder
  2. Achei lindo o de triângulos <3 Muito bacana essa coluna!

    Responder
  3. Vou reformar nossa cozinha e queremos colocar ladrilho no chão! Vamos começar as buscas! Conhecem lojas para indicar onde possamos encontrar essas belezuras?

    Responder
    • Oi Kelem, tudo bom?
      Podemos te indicar alguns fornecedores sim. Você mora em que estado?
      Beijos

      Responder
  4. Oi! Indica fornecedor na Bahia?
    Bom artigo!
    Obrigada.

    Responder
  5. Ei adorei! Vcs conhecem fornecedores em Vitória/ES? Obrigada

    Responder
    • Oi Laila, tudo bom?
      Fizemos uma pesquisa e descobrimos uma fábrica bem antiga de ladrilhos em ES, porém é na cidade Cachoeiro de Itapemirim. Provavelmente eles enviam para Vitória, mas é melhor se informar. Segue aqui o link deles: http://ladrilhosgrafanassi.amawebs.com/
      Beijos!

      Responder
  6. Gosto muito do aspecto que o ladrilho hidráulico deixa na casa, não tem como não amar este acabamento. Aqui em casa coloquei em um ambiente no piso e na pia da cozinha, ficou muito lindo. Quando for reformar a churrasqueira estou pesando em colocar aquele estilo de um de cada modelo (pathwork) ou um geométrico tipo este da foto da capa, perto da geladeira.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags