01-decoracao-sala-integrada-colorida

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem…

Lar é lar, seja ele um imóvel próprio ou não. O que faz a casa receber os donos de braços abertos todos os dias é a decoração feita com alma e sob medida para cada família. E a dica para quem vive de aluguel é muito simples: descomplique. Aposte em soluções rápidas, baratas e “móveis” – afinal, uma boa ideia pode ir com você para o próximo endereço. Aproveite, também, para sair do óbvio. No lugar da parede pintada ou do papel de parede, que tal usar a técnica estêncil? E aqueles azulejos antigos que não serão trocados tão cedo pelo proprietário… tinta epóxi neles! A seguir, cinco alternativas inspiradoras até para quem não mora de aluguel.

Detalhes handmade

Os moradores deste apê de 70 m² gostam de colocar a mão na massa. Jovens e criativos, eles buscaram soluções inteligentes e descontraídas, todas em sintonia com o layout aberto do lugar. No quarto, por exemplo, o ‘faça você mesmo’ entrou em ação na parede atrás da cama, que ganhou simpáticos triângulos feitos com estêncil e tinta preta. Além disso, outras boas sacadas do casal que têm tudo a ver com imóveis alugados são a arara do closet, feita com tubos de cobre, e a mesa de trabalho montada com cavaletes e uma tábua de madeira.

02-decoracao-quarto-parede-estencil

Estante no improviso

Um conselho para quem vive de aluguel é focar as atenções na memória e no significado dos objetos e móveis que já fazem parte da vida do morador. A ideia, além de aliviar o orçamento, ainda traz calor aos ambientes. No caso deste apartamento em São Paulo, além dos itens de afeto, o uso inteligente de materiais básicos criou novos móveis, como esta estante apoiada no chão. Feita com blocos de concreto e tábuas de madeira pinus, ela garante um espaço extra para guardar sapatos, apoiar quadros, livros e vasos com plantinhas. Conheça a história deste apê inspirado no estilo escandinavo.

03-decoracao-estante-bloco-concreto

Cor impactante

Para valorizar elementos-chave deste apê, como os móveis de madeira e a iluminação natural que entra por uma imensa janela, o morador decidiu que os tons neutros iriam ser predominantes na decoração. Mesmo assim, as pinceladas de branco e bege são surpreendidas por cores vibrantes em alguns pontos, como é o caso do amarelo-vivo dos armários da cozinha. Quem mora de aluguel deve ter essa ideia em mente: tinta colorida dá vida e função novas a peças e objetos que andam com autoestima baixa. Só vale lembrar de pedir a autorização do proprietário do imóvel antes de se jogar na tinta.

04-decoracao-armario-pintado-amarelo

05-decoracao-armario-pintado-amarelo

Caixotes em ação

Bater perna, garimpar, pesquisar: tudo isso deve fazer parte da rotina de quem quer decorar gastando pouco. Neste apartamento localizado no centro de São Paulo, até caixote de madeira teve vez na finalização dos cômodos. Dois deles foram posicionados lado a lado, arrematados com um tampo de vidro e pronto: uma mesa de centro barata e sem frescuras. Várias ideias da moradora, aliás, têm esse espírito: como o banco alto que faz as vezes de apoio do micro-ondas, o carrinho de chá usado como bar e a escrivaninha que virou penteadeira. Clique aqui para desbravar este lar cheio de carinho.

06-decoracao-caixote-mesa-improviso

07-decoracao-caixote-mesa-improviso

Utensílios à mostra

Quando um ambiente é o xodó da casa, soluções espertas costumam surgir sem esforço. E foi o que aconteceu nesta cozinha. Branquinha e com um simpático mosaico de pastilhas no chão, ela precisava apenas de mais espaço para guardar os utensílios dos moradores. Por isso, eles arregaçaram as mangas e criaram estas prateleiras de madeira apoiadas em trilhos pretos com mãos-francesas. Como não possui portas, o móvel tem aquele charme de vitrine, onde os objetos ficam expostos, dando mais personalidade ao cômodo. Justamente por causa disso vale manter a limpeza e a organização sempre em dia! Gostou? Veja mais fotos deste apê.

08-decoracao-estante-trilho-cozinha

.

Fotos por: 1 (capa) a 5. Rafaela Paoli | 6 e 7. Igor Giroto | 8. Isadora Fabian

Junte-se a conversa! 3 Comentários

  1. Esse armário amarelo <3 ! Dicas incríveis pra todo mundo, não só pra quem mora de aluguel, móveis planejados, sob medida ou embutidos custam uma verdadeira fortuna e nem sempre são a melhor opção... Reutilizar e modernizar é mto amor!

    Responder
  2. Muito legal essas dicas! Outra opção bacana é usar adesivos para estilizar paredes e azulejos. Fizemos isso no nosso! 🙂

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags