Um loft que acolhe | Capítulo 1

Apartamento integrado com decoração urbana e colorida

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Tudo o que a consultora de moda (e criadora do blog Closet da Mari) Mariana Flor da Rosa Lotufo queria era ter uma casa com clima urbano, dessas que lembram os lofts de Nova Iorque ou os projetos descolados de São Francisco. Por sorte ou coincidência, seu marido, o empreendedor Marcel Lotufo, tinha o mesmo sonho para o apartamento do casal. Mari e Marcel acabaram de completar dez anos juntos, sendo 5 de namoro e 5 de casados: “Como casamos cedo, sempre quisemos que o apê tivesse uma decoração bem jovem, fosse adaptado para receber os amigos e nos garantisse aquela sensação de conforto assim que entrássemos pela porta.”, revela a moradora.

Encontrar o imóvel perfeito para tantos planos não foi fácil. Quando os dois já estavam desanimados e quase desistindo de procurar, o destino deu uma forcinha. Uma amiga de Mari vivia em um apartamento duplex com jeito de loft, porém após engravidar de gêmeos precisou se mudar para um lugar maior. Assim que soube da notícia a blogueira foi correndo conhecer o espaço e aí não demorou muito para que ela e Marcel se apaixonassem pelo pé-direito duplo, pelas grandes janelas que deixam a luz natural entrar sem cerimônia, pela amplitude dos ambientes e, principalmente, pela cozinha aberta à sala – anfitriões de mão cheia, eles se encantaram com a possibilidade de promover almoços e jantares, sem paredes atrapalhando a conversa.

01-decoracao-loft-sofa-cinza-amarelo-integrado-cimento

02-decoracao-loft-poltrona-couro-lareira-industrial

03-decoracao-loft-poltrona-couro-industrial

04-decoracao-loft-mesa-centro-industrial-madeira-plantas

05-decoracao-mesa-centro-industrial-plantas

06-decoracao-sala-estar-cinza-moderna

07-decoracao-sala-estar-mesa-selby-book

Os antigos proprietários também eram ligados em decoração e já haviam feito alterações importantes no imóvel, como a integração da área social, mas o casal ainda sentia falta de detalhes que tivessem mais a sua cara. Com um orçamento enxuto logo após o casamento, Mari e Marcel preferiram realizar a reforma em duas etapas. A primeira delas foi comandada pela prima da moradora, a arquiteta Camila Rosa, e envolveu pequenas intervenções estruturais, como a criação de uma parede de tijolinhos na sala de TV, a troca de pisos e revestimentos e um novo rodapé.

Já a segunda parte da obra, executada anos depois com a ajuda da Now Arquitetura, veio para atender a um velho desejo: “Nosso sonho era ter alguma parede de cimento queimado e uma porta amarela. No fim cobrimos o apartamento inteiro com essa textura e usamos o amarelo não só na porta, mas na bancada da cozinha também.”, lembra Mari. Outras mudanças significativas foram a pintura da escada, que agora é preta, a substituição das cortinas e o mural de lousa, queridinho da moradora. “A lousa é minha terapia. Ela traz a história de cada fase que passamos, por isso vou alterando de tempos em tempos e me divirto desenhando ou pesquisando referências.”.

08-decoracao-loft-cozinha-integrada-bancada-amarela

09-decoracao-loft-sala-cozinha-integrada-amarelo

10-decoracao-loft-cozinha-integrada-bancada-amarela

11-decoracao-detalhes-cozinha-amarelo-coelho

12-decoracao-apartamento-closet-da-mari-loft

13-decoracao-apartamento-closet-da-mari-loft

14-decoracao-cozinha-pastilhas-colorida-amarelo

15-decoracao-cozinha-pastilhas-tabua-madeira

16-decoracao-cozinha-jantar-parede-lousa

Muito ligada a cartelas de cores, tendências e estilos por conta de seu trabalho, Mari assume que a carreira na moda influenciou diretamente as escolhas da decoração. Ao lado das arquitetas ela definiu as texturas dos tecidos e móveis, a posição de cada peça e os tons que se combinavam para que a casa inteira fizesse sentido e tivesse o mesmo clima. Os objetos de valor afetivo também não ficaram de fora, é claro. Um dos favoritos do casal é o conjunto de cartões vintage comprados durante a lua de mel e emoldurados um tempo depois – hoje eles ocupam o aparador preto próximo à mesa de jantar, que preencheu de forma inteligente o vão formado sob a escada. Para resolver a iluminação nesse trecho com pé-direito mais alto, a solução foi instalar luminárias de ar industrial que se apoiam nos degraus de madeira.

17-decoracao-loft-escada-metalica-preta-duplex

18-decoracao-loft-escada-sala-jantar-vao

19-decoracao-loft-vao-escada-aparador-nespresso

20-decoracao-loft-vao-escada-aparador-nespresso

21-decoracao-loft-detalhes-toy-art-couro

22-decoracao-apartamento-closet-da-mari-loft

Música, café e bolo são três coisas que nunca podem faltar na rotina do apartamento. Não por acaso, o canto que acomoda a máquina de expresso é o preferido de Mari, que fez questão de reunir ali livros, quadros e inspirações que representam sua personalidade. Na opinião de Marcel, o pedacinho mais bacana do apê é a sala de TV no mezanino, mas essa a gente só vai mostrar no Capítulo 2!

Para não perder nenhum detalhe é só clicar no Continua e conferir a segunda matéria.

Continua-final

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 10 Comentários

  1. Olá, boa tarde! Gostaria de saber de onde é esta mesa de centro de madeira de demolição. Estou louca por uma desta. Obrigada, Débora

    Responder
  2. Eu amei os banquinhos que estão na sala! Onde encontro algo parecido?

    Responder
    • Oi Iramaia, tudo bom?
      Esses banquinhos são da loja Zara Home. Dá uma checada se eles ainda têm esse modelo.
      Beijos,

      Responder
  3. Eu gostei do tapete e das cadeiras. Além das prateleiras cinza. Onde compraram?

    Responder
    • Oi Carol, tudo bom?
      A maioria dos móveis a moradora comprou em um evento de arquitetura que aconteceu em São Paulo e que oferecia descontos bem tentadores. Infelizmente ela não soube nos passar o nome do evento porque já faz um tempinho, mas se descobrirmos a gente te avisa.
      Beijos,

      Responder
  4. De onde são as cadeiras de jantar?

    Responder
    • Oi Camila, tudo bom? Estamos tentando descobrir a loja pra você. Assim que a moradora nos passar te avisamos por aqui.
      Beijos!

      Responder
  5. olá, estou procurando opções de acabamento de cimento queimado. Vocês sabem dizer qual foi usado nesse apartamento ou seria possível indicar alguma outra opção?

    Responder
    • Oi Leila, tudo bom?
      Nesse apê foi usado o cimento queimado mesmo, porém existem outras opções no mercado, como o tecnocimento ou as tintas que imitam esse efeito. Para algo mais rápido, achamos que as tintas são mais indicadas, mas o efeito delas apenas simula o original.
      Vale pesquisar mais a fundo antes de escolher. Beijos!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias, Onde Encontrar

Tags