Cozinhas coloridas (e incríveis!)

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

Se existe um ambiente que remete à memória de família, é a cozinha. Quem não se lembra daqueles almoços de domingo ou da avó cozinhando para um batalhão de filhos e netos? Hoje em dia cada vez mais democrático, aconchegante e aberto ao resto da casa e às visitas, o cômodo vem ganhando atenção especial nos projetos de reforma e decoração. Os tons de branco, bege e marrom que tanto marcaram a identidade visual deste espaço no passado, agora dão lugar às mais variadas paletas. As cores aparecem no piso, nas paredes, nos armários e até nos eletrodomésticos. Selecionamos 6 cozinhas reformadas que não economizaram na mistura de tons – e, claro, todas elas têm uma boa história para contar.

Armário protagonista

Foi a lembrança da família reunida ao redor da mesa que fez a moradora, a arquiteta Marcela Madureira, pensar em cada detalhe da cozinha deste apê de 75 m². O formato do ambiente, um corredor pequeno e estreito, não era dos mais animadores, mas ele ganhou vida nova após a retirada das paredes da sala. Foi criada uma base sóbria com a bancada de concreto, a pia de aço inox e os ladrilhos hidráulicos, porém em meio às escolhas neutras, a marcenaria revestida com fórmica azul se destaca. Anote a dica: armários sem puxadores deixam o visual mais leve e não atrapalham a passagem.

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-02

decoracao-historiasdecasa-nacozinha-marcelamadureira-03

Jeito de interior

Quem vê este espaço pra lá de colorido nem imagina que a casa que o abriga ficou por muito tempo abandonada e tomada por mato. Ao revitalizar a construção, os moradores e o arquiteto responsável pela obra foram descobrindo e criando novos ambientes. A cozinha, por exemplo, ganhou uma combinação de cores nada comum. Os azulejos azuis, de DNA retrô, convivem em harmonia com os armários de fórmica vinho. E esse jogo entre tons escuros e claros tem outras companhias: a parede de lousa, o piso de cimento queimado e a bancada de concreto rústico. Conheça AQUI a história completa deste lar.

decoracao-ohtake-cores-historiasdecasa-13

decoracao-ohtake-cores-historiasdecasa-16

decoracao-ohtake-cores-historiasdecasa-17

Inspiração industrial

O que esperar de uma cozinha que reúne vários elementos de personalidade forte? Depois da reforma, o cômodo se integrou à sala, dando origem a uma ampla copa cuja parede é de tijolos aparentes – por ali, aliás, até as instalações elétricas ficam à mostra. Na cozinha em si, a alvenaria pintada com tinta preta e fosca contrasta com os armários verde-água de acabamento brilhante. Esse toque de frescor se estende até a janela, que dá vista para o quintal e uma farta trepadeira. Natureza e ambientes iluminados não faltam nesse projeto, confira mais detalhes.

01-decoracao-casa-reforma-tijolo-cozinha-preta-new

17-decoracao-cozinha-preto-armario-colorido

Cozinha-terapia

Antes de se casar e mudar para este apartamento, a moradora nem ligava muito para culinária – sua única especialidade eram omeletes. Mas depois de reformar o imóvel antigo e revolucionar a cozinha, não teve jeito: agora esse pedaço é dela e a intimidade com as panelas e com o forno virou coisa natural. Para criar um clima de casa de vó, ladrilhos hidráulicos revestem o piso. A seleção do restante dos acabamentos fez nascer um espaço clean, que relaxa só de olhar: os armários de aço verde-menta convivem com paredes brancas, quadros leves e prateleiras de metal vazadas. Não dá para perder o resto da história

decoracao-cozinha-colorida

decoracao-cozinha-historiasdecasa-ladrilho-10

Dentro do orçamento

Desde o início desta reforma, o casal de moradores fazia questão de ter uma cozinha aberta para a sala. Dito e feito. Porém, após essa alteração na planta, os antigos armários ficaram aparentes – e a fórmica bege desbotada que os revestia não era nada empolgante. Como a verba já estava quase no fim, o jeito foi encontrar outras possibilidades. Para driblar o problema, as portas foram forradas com papel estampado azul. O que era apenas uma solução temporária perdura até hoje, sinal de que a ideia é boa mesmo. Venha ver este apê na íntegra.

decoracao-apartamentocolorido-historiadecasa-10

decoracao-apartamentocolorido-historiadecasa-11

Desencontro de ideias

Se você adora fazer ideias opostas conviverem sem conflito em um mesmo ambiente, talvez esta seja a cozinha perfeita para você. A moradora sempre teve receio de deixar o cômodo com cara de showroom, por isso resolveu apostar na mistura entre nichos de alvenaria revestidos com azulejos brancos e armários de visuais diferentes. De um lado predomina a marcenaria clara com vidro e, na outra extremidade, as portas exibem um interessante degradê de tons de verde, feitos com laca. Conheça a história completa deste lar AQUI.

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-36

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-37

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-38

Fotos por: 1 (capa), 4, 5, 6, 11 e 12. Alessandro Guimarães | 2 e 3. Rafaela Paoli | 7, 8, 9 e 10. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia | 13, 14 e 15. Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. Muito interessante. A “Dentro do Orçamento” é, curiosamente, a mais linda! Mas só resta saber se está meeesmo no orçamento haha.
    Parabéns pelo blog, não conhecia. Vou acompanhar 🙂

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Pois é, são todas lindas! Cada morador tem seu orçamento, né? Essa coube direitinho no bolso do casal 🙂
      Obrigada e esperamos te ver aqui no blog mais vezes,
      Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags