Last Updated on: 14th maio 2021, 05:56 pm

Ter flores e plantas em casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe as dicas espertas da florista Mariana Bassi.

O verão está chegando ao fim, mas nossa vontade era encapsulá-lo em uma garrafa para poder curtir o clima gostoso da estação o ano inteiro. Como infelizmente isso ainda não é possível, recorremos à alternativa mais próxima: convidamos a florista Mariana Bassi, especialista em arranjos e eventos excelentes, a montar um bouquet inspirado nos dias mais quentes do ano. Se você pensou em cores fortes e folhagens tropicais, acertou! Descomplicado, o arranjo pode ser feito em recipientes criativos e, de preferência, com a boca estreita, como jarras de metal ou cilindros de cerâmica. Confira o passo a passo e mais dicas práticas após as fotos:

Espécies usadas: Gloriosa, Alpínia, Dália e Pleomele Varegata

Passo 1: Comece pelas folhagens para estruturar o formato do arranjo

Passo 2: Coloque as flores maiores e de hastes mais grossas primeiro e depois vá completando com as espécies menores

Passo 3: Conforme for colocando as flores, gire o vaso para se certificar de que todos os lados ficarão uniformes. Preencha primeiro a parte de cima do arranjo e depois, para finalizar, coloque algumas flores com as hastes cortadas mais curto na parte de baixo. Dessa maneira o arranjo ganha um formato interessante.

02-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

03-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

04-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

05-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

06-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

01-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

Dicas extras da Mari Bassi

Quais são as espécies de flores que mais combinam com o verão? Flores com cores vibrantes como alpínias, helicônias, bromélias, astromélias, dálias, gloriosas e sementes.

E as folhagens? Pode citar o nome de algumas que têm esse clima tropical? Costela-de-adão, guaimbê, folha de antúrio, pleomele, dracenas…

Arranjos feitos em recipientes de metal, como uma jarra ou lata, exigem cuidados especiais? A troca de água deve ser feita com que frequência? Como o metal enferruja é importante que dentro do recipiente tenha um copo ou uma garrafa pet cortada para que a água não fique em contato direto com o metal. Como o recipiente com água será menor, é preciso que a troca aconteça 2 ou 3 vezes na semana. Se não couber nenhum recipiente dentro de seu vaso de metal, coloque um saquinho com água na haste da flor e amarre com um elástico.

Você tem dicas legais para o momento de comprar as flores? É importante observar as hastes e as folhas dela, se elas estiverem queimadas ou muito sentidas, a flor vai durar muito pouco. Algumas flores que tem botões duram mais se forem compradas com o botão fechado. Toque na flor, se você sentir que ela não está muito firme, também significa que ela não vai durar muito.

Ambientes com ar-condicionado prejudicam a durabilidade das flores e folhagens? Se eles estiverem com o vento direto na flor sim, elas podem queimar e sentir muito. Mas se o ar só deixar o ambiente climatizado, elas duram bem. O único problema é que o ar-condicionado não fica ligado eternamente em nenhum ambiente e quando ele é desligado a flor tem um choque térmico e isso prejudica sua durabilidade.

07-decoracao-flores-arranjo-verao-tropical

.

Fotos por Rafaela Paoli