Aberto a mudanças | Capítulo 2

Um apartamento iluminado e cheio de plantas

Trocar os móveis de lugar, pintar as paredes e garimpar novos objetos estão entre as diversões de Alexandre Nino em seu apartamento, que por isso mesmo vive em constante transformação. O designer nasceu em Recife, porém se mudou para a capital paulista há 18 anos e foi pulando de bairro em bairro até parar em Santa Cecília, na região central. Não demorou muito para Nino se acostumar à rotina e aos encantos urbanos de São Paulo. Perdeu o comecinho dessa história? Então acesse o Capítulo 1 para ler a matéria completa.

Apaixonado por culinária, o morador quis deixar sua cozinha bem convidativa: “Por curtir cozinhar e entender esse espaço como o coração da casa, o concebi intencionalmente com status e jeito de sala, tanto que coloquei ali uma poltrona e um canto de leitura. Minha ideia é assumir a importância desse cômodo e trazer a ele uma atmosfera de conforto.”, revela. O lado funcional também não foi esquecido – a iluminação com trilhos aparentes permite ajustes e a instalação de novos spots se necessário, o suporte de inox na parede sobre a pia deixa os utensílios sempre à mão e até mesmo a bicicleta encontrou um lugarzinho para apoiar-se.

A profusão de quadros e plantas, pouco comum em cozinhas, também faz parte do plano de Nino para conquistar aconchego na hora de preparar suas receitas favoritas. Em molduras de diversos tamanhos, gravuras e fotografias formam composições coloridas que chegam até o teto. “Gosto muito das obras espalhadas pelo apartamento porque elas representam minha vontade de tê-las e a realização desses pequenos desejos.”. Para completar o ambiente o morador investiu na mesa de jantar redonda e no pendente de cerâmica, as duas aquisições mais recentes da decoração.

21-decoracao-cozinha-americana-madeira-plantas-bicicleta

22-decoracao-cozinha-americana-quadros-poltrona-verde

23-decoracao-quadros-coloridos-cozinha-galeria-parede

24-decoracao-cozinha-livros-receita-poltrona-estampada

25-decoracao-quadros-coloridos-cozinha-samambaia

26-decoracao-alexandre-nino-cozinha-retrato-quadros

27-decoracao-cozinha-armários-samambaia

28-decoracao-cozinha-suporte-inox-ervas-utensilios

29-decoracao-mesa-jantar-cadeiras-descombinadas

30-decoracao-mesa-jantar-cadeiras-descombinadas-buffet

31-decoracao-buffet-luminaria-coelho

Nino já viajou para diversos países e acredita que cada cultura tem seu encanto e sua maneira de estimular a alma, porém ele confessa que Bangkok, Shanghai, Copenhagen, Berlim e Tóquio são os lugares que mais o impactaram. Tóquio, aliás, é sinônimo de boas lembranças, pois o designer chegou a morar na cidade durante quase dois anos e adorou a experiência. “Passar esse tempo no Japão me propiciou um contato bem peculiar com ingredientes inusitados e com a gastronomia como um todo. Além disso, a lógica do conceito de lar é completamente diferente. Por conta dos imóveis compactos, os habitantes são levados a vivenciar as ruas como uma extensão de suas casas, o que traz mais intimidade com a cidade.”.

Consciente ou inconscientemente, o quarto de Nino tem um clima que lembra o minimalismo japonês. A cama, com cabeceira ripada de madeira, é o refúgio preferido do morador para ler, descansar ou assistir televisão – logo ao lado dela, o criado-mudo é feito de papelão e pode ser dobrado ou levado para outros cantos do apartamento sempre que for preciso um apoio extra. Jogados no chão de forma despojada, os almofadões evocam uma sensação acolhedora junto à grande janela que garante a entrada de muita luz natural.

32-decoracao-quarto-basico-zen

33-decoracao-quarto-vintage-plantas

34-decoracao-quarto-criado-mudo-papelao

35-decoracao-quarto-criado-mudo-papelao

36-decoracao-banheiro-azul-criado-mudo

Cada objeto ou quadro que ocupa as prateleiras e paredes do designer tem seu porquê. Foram anos colecionando coisas que contam trechos de sua vida, cada qual a seu modo. São memórias de momentos, viagens, culturas e fases diferentes. “Minha casa é um porto seguro. É o lugar onde posso receber meus amigos e encontrar a mim mesmo através da minha história impressa em cada detalhe.”, resume Nino.

fim-final

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Muito lindo, adorei os cômodos com luz natural, fundo clean e cor nos objetos! Beleza em cada cantinho!

    Responder
  2. Me apaixonei pela casa inteira, pois ela lembra muito a minha casa e estamos reformando ela pra deixar exatamente nesse estilo mais ou menos. Nossa tudo lindo! E posso falar? Apaixonei por esse armário da cozinha, super lindoooooo! Amo a mistura de branco com madeira. Onde tem hein?

    Bjos
    Layde

    Responder
    • Oi Layde, tudo bom?
      Realmente a casa do Nino é uma delícia… que legal que parece com a sua! 🙂 O armário com dois acabamentos pode ser encomendado em uma marcenaria ou alguma loja de móveis planejados — ambos com certeza têm várias opções disponíveis para fazer esse mix de tons.
      Beijos!

      Responder
  3. Amei o apto do Nino. Quanto aconchego!!! Tudo Muuuittto lindo!!!

    Responder
  4. APAIXONANTE!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias, Onde Encontrar

Tags