Centro de mesa florido

Um arranjo feito com garrafinhas de vidro

Comprar flores e plantas para a casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe a nossa coluna FLORINDO, com dicas espertas da florista Mariana Bassi.

Receber convidados em casa é sempre uma delícia — tanto que a diversão começa já nos preparativos. Se você está pensando em reunir os amigos para um jantar descontraído ou simplesmente deixar o almoço de domingo mais gostoso, nós temos uma sugestão colorida e descomplicada para decorar a mesa e automaticamente transformar o encontro em uma ocasião muito especial.

Tudo o que você vai precisar para copiar esse arranjo são flores coloridas de espécies variadas e diversas garrafinhas e potinhos de vidro transparentes, desses que todo mundo têm em casa, sabe? Podem ser embalagens de refrigerante, palmito, cilindros de vidro e até taças. Ou seja, não adianta inventar desculpas! O importante é variar os modelos e espalhá-los pela mesa para garantir um efeito bacana. E o melhor é que esse arranjo pode ser feito em inúmeras cores e em qualquer época do ano, basta usar as flores da estação. Se animou? Então olha só as dicas da Mari após as fotos.

Espécies usadas: Zínia, Sempre-viva e Fantasia

02-decoracao-arranjo-flores-coloridas-garrafas-recipientes-de-vidro

03-decoracao-arranjo-flores-coloridas-folhagens

04-decoracao-arranjo-flores-coloridas-folhagens-historias-de-casa

05-decoracao-arranjo-flores-coloridas-folhagens-historias-de-casa

06-decoracao-arranjo-flores-coloridas-garrafas-faca-voce-mesmo

07-decoracao-arranjo-flores-coloridas-folhagens-mariana-bassi

Dicas da Mari:

O que é essencial em um arranjo de mesa? Ele deve enfeitar a mesa, mas sem atrapalhar a visão e a conversa de quem estiver sentado. Se o arranjo for propositalmente alto, que seja bem alto para ultrapassar a área dos olhos dos convidados. Além disso, as flores e o estilo de vaso precisam estar em harmonia com a louça usada. Em um encontro informal, qualquer recipiente pode virar um vasinho, como jarras, garrafinhas, xícaras e etc.

Quando cortamos muito o caule da flor ela vive menos ou não necessariamente? Não necessariamente, mas é importante trocar a água pelo menos a cada 3 dias para que o caule não apodreça. Caso a pontinha comece a ficar escura, você pode cortar um pouquinho novamente em diagonal.

Onde garimpar garrafinhas e recipientes de vidro de diferentes formatos? Alguns recipientes de alimentos, como azeite e vinagre, cumprem bem essa função. Em brechós e feirinhas de antiguidade existem garrafinhas de perfumes ou remédios antigos, porém também é possível usar garrafas de bebidas, como refrigerante ou cerveja.

Que espécies podem ser usadas como ‘complemento’ de arranjos, além das folhagens, para deixá-los mais cheios? Você pode usar sementes, como as de ligustro, as de santa-bárbara ou as de eucalipto, que ficam muito charmosas com as flores e folhagens. Alguns temperos também funcionam, como o alecrim e certos tipos de pimenta. As flores sempre-vivas e as flores mosquitinho encabeçam essa lista de bons complementos.

08-decoracao-arranjo-flores-coloridas-garrafas-faca-voce-mesmo

10-decoracao-arranjo-flores-copos-garrafas-de-vidro-cores

11-decoracao-arranjo-flores-copos-garrafas-de-vidro

12-decoracao-arranjo-flores-copos-garrafas-de-vidro-rosa-laranja-roxo

13-decoracao-arranjo-flores-rosa-laranja-roxo-mariana-bassi

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 1 Comentário

  1. Sempre guardo garrafas bonitas pra fazer alguma coisa, mas nunca faço. Mas vendo as suas tão lindas, me animei.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Florindo

Tags