Noni SP

O ateliê charmoso de uma jovem designer

A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos lançar uma seção chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas produzem suas criações, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas…

Vocação nem sempre é algo que percebemos de imediato. A designer paulista Fernanda Giaccio, por exemplo, precisou se aventurar em outras áreas criativas até encontrar o impulso para lançar a Noni SP, uma marca de produtos de cerâmica moldados artesanalmente. Criada há pouco mais de um ano, a marca reflete dois lados da personalidade de sua autora, pois une a poesia dos objetos feitos à mão com a racionalidade do desenho industrial, sua formação original. Sou uma pessoa organizada e sistemática, e o design nos ensina justamente a procurar soluções. Eu sempre busquei ser firme na técnica e fazer com que as peças tenham sentido e unidade, com funções claras e objetivas.”, revela.

Foi durante uma aula do curso de Desenho Industrial do Mackenzie que Fernanda teve seu primeiro encontro com a cerâmica. Ela logo se apaixonou pela prática e decidiu se aprofundar no assunto estagiando em ateliês de verdade. Com a cara e a coragem a designer começou a frequentar esses espaços oferecendo ajuda em troca de conhecimento e assim ganhou uma intimidade maior com os materiais, pigmentos e técnicas. Nessa época ela esboçou suas primeiras criações, porém a marca só foi nascer cinco anos depois, quando seu conceito já estava mais amadurecido na mente de Fernanda: “Esse tempo foi importante para eu ter uma consciência mais organizada do que significam o design de produto e o gráfico. Aí entendi onde a cerâmica se encontrava no meio disso tudo.”.

por-ai-noni-sp-historias-de-casa-intro

02-decoracao-atelie-mesa-cavalete-prateleira-pinus

03-decoracao-atelie-NONI-SP-artesanal-argila-ceramica

07-decoracao-desenho-rascunho-artesanal-prateleira-pinus

06-decoracao-caixote-argila-noni-sp-ceramica-pinus

04-decoracao-ape-alugado-prateleira-plantas-ceramica

05-decoracao-ape-alugado-prateleira-pinus-mao-francesa

09-decoracao-cristaleira-ferro-antigo-quadro-flores

08-decoracao-bancada-pinus-cavalete-preto-plantas

Em paralelo à vontade de desenvolver suas próprias peças, Fernanda notou o crescimento de uma cerâmica jovem e ligada ao design pelo mundo afora, o que lhe motivou ainda mais. Segundo ela, a inspiração para os objetos e utilitários pode vir de vários lugares, como estampas, ilustrações, fotografias e até editoriais de revista, mas principalmente do design gráfico. Por conta de sua experiência profissional nessa área, ela idealiza as coleções da Noni SP a partir de uma ideia central que conecta todos os produtos, como se fosse uma diagramação onde cores e proporções se combinam e complementam.

“Uma marca artesanal acaba tomando o rumo da própria vida e identidade de quem a cria.”

Apesar de Fernanda trabalhar com outros materiais, como a argila rústica, por exemplo, a principal característica de sua produção são as porcelanas moldadas à mão. “Eu comecei com a porcelana, então virou minha matéria-prima favorita. Além de ser uma tela em branco, com ela o resultado é mais certeiro.”, conta. No entanto, a designer revela que as massas cerâmicas mais texturizadas, que têm um visual marcante, devem aparecer cada vez mais nas próximas coleções aliadas ao desenho limpo e moderno da marca.

10-decoracao-quadros-sofa-cinza-plantas-macrame-almofadas

11-decoracao-mesa-lateral-banco-planta-sofa-claro

12-decoracao-quadros-bordado-cores-sala-estar

14-decoracao-almofadas-bordados-estampas-sofa

13-decoracao-quadros-bordado-cores-molduras

15-decoracao-sala-sofa-bege-caixote-mesa-lateral

16-decoracao-sala-sofa-bege-caixote-mesa-lateral

18-decoracao-mesa-jantar-branco-sala-pequena-pendente-dourado

19-decoracao-mesa-jantar-branco-sala-pequena-pendente-dourado

17-decoracao-plantas-estante-prateleira-vasos-artesanais

20-decoracao-quarto-mesa-lateral-plantas-fotografia

21-decoracao-quarto-lencol-pintado-artesanal

Enquanto não se instala em um lugar maior, Fernanda montou seu ateliê no apartamento alugado que compartilha com o marido. Detalhista, ela fez questão de adaptar alguns elementos da decoração antes da mudança para poder trabalhar (e morar) com mais conforto. Os lustres e interruptores antigos foram substituídos e as paredes foram pintadas de branco para ampliar a entrada de luz natural nos ambientes. Já a bancada com cavaletes, feita por seu pai, é o principal móvel da casa porque acomoda os materiais e utensílios usados no dia a dia, enquanto as prateleiras com mãos-francesas criam um espaço extra de armazenagem.

“Nosso segredo foi investir em coisas boas e móveis que amamos, pois eles poderão ser levados conosco depois.”

Na parede atrás do sofá a composição despretensiosa de quadros guarda peças importantes para a moradora, como os teares de sua tia-avó, a foto de seu ator preferido e outras lembranças enquadradas. No centro de tudo estão os bordados coloridos de sua nonna, um catálogo com diferentes tipos de pontos encontrado sem querer durante uma arrumação em sua casa. Penduradas no varão da cortina ou apoiadas nas prateleiras, as plantas se tornaram uma segunda paixão de Fernanda e trazem mais vida aos cômodos. Em seu quarto, a roupa de cama com tons suaves foi customizada por ela, o que deixa a decoração ainda mais especial.

22-decoracao-ape-alugado-prateleira-plantas-ceramica

23-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

24-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

25-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

26-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

27-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

28-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

29-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

30-decoracao-ceramica-artesanal-noni-sp-handmade

Fernanda se encontrou na carreira meio por acaso, mas hoje fica feliz em fazer parte da nova cena cerâmica no Brasil. Com produtos únicos e que têm a delicadeza do trabalho artesanal em sua essência, a Noni SP ajuda a fomentar o mercado artístico local, que não para de crescer. Para conferir as novidades da marca, acompanhe-a também pelo @noni.saopaulo.

.

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Casa linda! Adorei a forma que usaram as caixas de madeira de feira 🙂

    Responder
  2. Como não se apaixonar por esse trabalho lindo e tão atual??? Adorei.

    Responder
  3. Maravilhoso, amei.

    Responder
  4. Casa linda, decoração clean, original e salpicada de plantinhas… Parabéns e sucesso.

    Responder
    • Bem fofo o apê da Noni né? Prova de que dá para morar muito bem mesmo vivendo de aluguel. 🙂

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Por Aí

Tags