Subway tiles, os famosos azulejos de metrô

Confira diferentes maneiras de usar o revestimento

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

Não sei vocês, mas uma das coisas que mais amo na arquitetura é a hora de escolher os revestimentos, pois são eles que dão a forma e a cara dos ambientes. Ultimamente, nas revistas, nas redes sociais e até por aqui no Histórias de Casa, os subway tiles têm aparecido muito em cozinhas e banheiros, substituindo principalmente as pastilhas de vidro que já não encantam mais como antes. O que muita gente não sabe é que esse caso de amor começou lá atrás, no início do século XX: na inauguração do metrô de Nova York, em 1904, lá estavam eles nas paredes das estações. Mesmo com a correria do dia a dia os nova-iorquinos perceberam o quanto os azulejos são práticos e resistentes, então não demorou para que levassem a ideia para dentro de casa. Em Londres e Paris aconteceu o mesmo e, felizmente, a tendência chegou por aqui.

Esses simpáticos azulejos retangulares não ganham pontos só pela estética, mas também por serem funcionais e higiênicos, afinal, menos rejunte significa menos sujeira acumulada. Em projetos clean, como os de essência escandinava, aposte no branco combinado ao rejunte claro. Já para um visual romântico, as cores pastel são infalíveis – para nossa sorte, os catálogos das principais marcas brasileiras estão cheios de opções. Se o objetivo for aderir ao estilo industrial, vale ousar com rejunte mais escuro e instalar o revestimento fora das áreas molhadas da casa, como a sala. Outra dica: não precisa se prender à diagramação horizontal, pois versões diagonais, verticais ou misturadas podem trazer aquele toque de originalidade que é sempre bem-vindo. A seguir, inspire-se com nossa galeria de ideias.

Mix de referências

Se tem uma coisa de que a moradora deste apartamento entende bem é de mistura de estilos. Na cozinha, por exemplo, as paredes foram revestidas com azulejos de metrô brancos, rejuntados com a mesma cor. Com a base neutra criada, o colorido piso de ladrilhos hidráulicos estampados ganhou destaque. Sobre ele, um móvel mineiro, herança de família, é usado como cristaleira e completa o contraste de referências. No lavabo essa ousadia também aparece. Com o mesmo material instalado nas paredes, o ambiente ganhou ar de antiguinho e foi arrematado por uma planta que se espalha sem receios.

29-decoracao-cozinha-colorida-marcenaria

22-decoracao-cozinha-azulejo-branco-armario

32-decoracao-lavabo-azulejo-branco-planta

Dupla dinâmica

Se me pedem para sugerir uma combinação infalível na decoração, eu digo: rosa-antigo com cobre. Além de deixar qualquer ambiente mais feminino, esse mix garante aconchego e dá um toque de sofisticação despretensioso. Neste banheiro, mais usado como lavabo, os azulejos retangulares foram instalados na horizontal em toda a extensão do espaço, inclusive dentro do box, que tem deque de madeira. Chuveiro, acessórios, torneira, misturadores e até a estrutura de canos que apoia a cuba foram pintados com uma cor metalizada. A porta também entrou no clima e ganhou pinceladas de rosa-antigo. Não disse? Infalível. Veja o apê completo.

31-decoracao-banheiro-lavabo-rosa-subway-tiles-azulejos-metro

32-decoracao-banheiro-lavabo-rosa-subway-tiles-azulejos-metro

Cor vibrante + branco

A dona dessa cozinha linda gosta bastante do estilo minimalista, mas ainda assim quis dar uma pincelada de cor no ambiente. Fazendo uma escolha nada óbvia, ela investiu no azulão em todos os armários, desenhados sob medida. Para equilibrar a marcenaria tão marcante, nas paredes foram instalados subway tiles brancos com rejunte escuro, opção que ajuda a destacar o revestimento e de quebra serve de complemento à pedra das bancadas, que é preta. Já deu para perceber que o que não faltam por lá são boas ideias e receitas deliciosas, certo? Então vem espiar mais!

02-decoracao-cozinha-armario-azul-azulejo-metro

04-decoracao-cozinha-vintage-azulejo-metro

06-decoracao-cozinha-lousa-azulejos-brancos

Indústria particular

Nada neste projeto é previsível. Quer alguns exemplos? O piso da cozinha foi revestido com porcelanato que imita aço corten, um material muito usado em fachadas e que tem pegada industrial. Para acompanhar o estilo, azulejos de metrô pretos cobrem as paredes. Seguindo essa inspiração, o casal de moradores ainda teve uma excelente ideia: criar prateleiras de alvenaria e cobri-las com o mesmo acabamento. Assim conquistou-se uma sensação de continuidade, além de mais espaço de armazenamento para utensílios e livros. O aço inox na bancada e nos eletrodomésticos entra na mesma sintonia dos demais elementos.

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-13

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-16

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-14

Casa de boneca moderna

Para criar um contraste entre a bancada de granito preto e a parede, os moradores deste apê juntaram duas tendências do momento: os subway tiles e o relaxante tom rosa quartz, uma das apostas da Pantone para esse ano. O piso de cimento queimado, que poderia dar uma cara mais urbana ao ambiente, acabou se mesclando à identidade do projeto e, junto com os armários brancos, reforça a suavidade da decoração. Um dos detalhes mais espertos do cômodo são os metais que saem completamente do lugar-comum – torneira, maçanetas e até registros foram tingidos de dourado. Dica: essa cor combina perfeitamente com rosas mais claros. Clique aqui para ver mais.

24-decoracao-cozinha-azulejos-metro-rosa

26-decoracao-cozinha-rosa-torneira-dourada

27-decoracao-cozinha-rosa-azulejo-metro

Fotos por: 7, 8 e 9. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia | 1 (capa) e todas as outras. Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 10 Comentários

  1. Não tem prazer maior nas minhas segundas-feiras ao chegar no trabalho e abrir o site Histórias de Casa. É um deleite. Parabéns pelo trabalho. Abraços!

    Responder
    • Oi Adriane, tudo bom?
      Que incrível receber o seu comentário! Ficamos super felizes por saber que você se identifica com o site e curte nosso trabalho. É feito com todo o amor do mundo, e quando recebemos esse amor de volta de vocês nos inspiramos cada vez mais! Obrigada 🙂
      Beijos, Bruna e Paula

      Responder
  2. Amo as histórias, o bom gosto dos moradores e ver que são casas reais, torna tudo melhor ainda. Parabéns!

    Responder
    • Eba!!! Que alegria ler isso Carol… Você deixou o nosso dia mais feliz!
      Beijos e esperamos que continue acompanhando as histórias. 🙂

      Responder
  3. Gente AMEEEEIIIIII esse post! Nosso sonho era ter trocado a cozinha para subway tiles branco e a bancada amarela ia aparecer mais, ia ficar animal hein?? ahhahaha
    Beijão Grande,
    Mari

    Responder
    • Oi Mari!!! Tudo bem?
      Ah, sua cozinha já é tão linda… 🙂 Mas também somos suspeitas pra falar de subway, amamos muito!
      Quem sabe um dia vocês ainda não realizam? Hehe,
      Beijão

      Responder
  4. Sempre dou uma espiada! Muito legal e inspirador! Amor define! ❤️
    Parabéns!

    Responder
    • Ahhhh, um amor é você Rosane!!! 🙂
      Obrigada pelas palavras queridas e por nos fazer começar a semana ainda mais inspiradas. Eba!
      Beijos

      Responder
  5. Estou apaixonada por esse site!!!Amor eterno,define melhor o meu sentimento pelo trabalho de vocês!!!

    Responder
    • Oi Ana!!!
      Você não tem ideia de como o seu comentário alegrou o nosso dia! É esse retorno tão querido que nos impulsiona a fazer esse trabalho e a querer mostrar essas casas todas de um jeito cada vez mais pessoal e sensível. Porque a casa é o nosso eixo, então ela merece guardar os melhores sentimentos do mundo.
      Obrigada!!! Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags

,