Jeito de sala

Uma cozinha funcional, mas muito aconchegante

A amizade de 25 anos entre a publicitária Carol Escorel e o arquiteto Jr. Zangari sempre rendeu bons frutos. Um deles é a reforma do apartamento dela, realizada no ano passado. Fazia um tempo que Carol namorava a ideia de integrar a cozinha com a sala para conquistar amplitude, porém a perspectiva de enfrentar uma obra pesada e ter que ficar algumas semanas fora de casa a desanimava, por isso os planos não saíam do papel. No fim quem acabou a convencendo foi o próprio amigo, que em sua mente já havia imaginado o resultado: mais espaço, mais luz natural e mais cores.

Apesar de todas essas vantagens, Carol só pensava em uma coisa. “Como derrubamos a parede, minha maior preocupação era a perfeita sintonia entre a cozinha e a sala. Ela deveria fazer parte do mesmo ambiente sem perder sua funcionalidade, mas também sem ficar com aquela cara de cozinha convencional.”, explica. Além do layout em si, os acabamentos escolhidos pelo arquiteto foram cruciais para esse efeito que a moradora buscava. Um exemplo é o painel de madeira que reveste a parede ao lado da geladeira, trazendo aconchego e escondendo a antiga entrada de serviço, pouco utilizada no dia a dia.

na-cozinha-jeito-de-sala-historias-de-casa-plantas

02-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-azul-prateleira-plantas

03-decoracao-cozinha-integrada-painel-madeira-marcenaria

04-decoracao--cozinha-integrada-armarios-azuis-formica

06-decoracao-cozinha-integrada-armario-madeira-nicho-bar

07-decoracao-cozinha-integrada-mesa-madeira-cocar-indigena-penas

Depois do quebra-quebra, durante o qual a publicitária ficou hospedada no apê de outro amigo da dupla, chegou a parte divertida de definir cores, revestimentos e móveis. “Essa etapa foi um trabalho de colaboração. Como nos conhecemos há tempos e somos bem próximos, temos intimidade para discordar, mas confio muito no estilo dele e não teria feito a reforma sem sua ajuda.”, conta Carol. Assim as portas do apartamento foram pintadas de cinza, a viga ganhou uma prateleira recheada de plantas, os armários novos receberam Formica azul e o velho piso deu lugar aos tacos de madeira – além de uma faixa de ladrilhos perto da bancada da pia. “Quando a cozinha vira parte da sala, toda a lógica muda, por isso gastamos um bom tempo no desenho dos armários, na seleção nas cores e na própria arquitetura do espaço.”.

Dona desse apê há dez anos, a moradora já possuía a grande maioria dos móveis – e esse foi um dos desafios do projeto: fazer com que as novas peças tivessem uma relação com as antigas. Itens vintage, a exemplo das cadeiras da mesa de jantar e da estante de madeira, são resultado de muito garimpo de Carol, que está sempre de olho em lojas de usados. Tecidos, almofadas e objetos trazidos de viagens que marcaram sua vida, como a da Índia e a do México, também não ficam de fora, colorindo o lugar em pequenas doses e despertando lembranças.

08-decoracao-sala-estar-integrada-sofa-cinza-quadros

09-decoracao-sala-estar-integrada-sofa-manta-colorida-quadros

10-decoracao-sala-estar-aparador-cinza-quadros-plantas

11-decoracao-sala-estar-livros-plantas-fotografia-desfoque

12-decoracao-sala-estar-sofa-cinza-almofadas-coloridas

13-decoracao-sala-estar-aparador-como-rack-TV-plantas

14-decoracao-sala-estar-estante-vintage-reliquias-livros

Com pouco tempo livre para cozinhar por conta da rotina corrida no trabalho, a publicitária procura preparar pratos leves e saudáveis, sem tanta elaboração. “Foi a busca por uma alimentação mais saudável que me estimulou às aventuras na cozinha, mas confesso que gosto muito de comida caseira. Até hoje lembro das refeições na casa da minha avó, com toda a família ao redor da mesa e quitutes simples, mas muito saborosos. Adoro essa memória!”.

Que tal aprender uma das receitas práticas e rapidinhas da Carol? Abaixo ela ensina como fazer uma salada de grão-de-bico deliciosa, confira!

15-decoracao-culinaria-cozinha-receita-salada-grao-de-bico

16-decoracao-culinaria-cozinha-receita-salada-grao-de-bico-ingredientes

18-decoracao-culinaria-cozinha-receita-salada-grao-de-bico

19-decoracao-culinaria-cozinha-receita-receber-em-casa-amigos

20-decoracao-culinaria-cozinha-receita-salada-grao-de-bico

Salada de grão-de-bico

Ingredientes:

• 1 cebola picada
• 200 gr de grão-de-bico
• 1 tomate em cubos
• 1 punhado de salsinha
• Sal, azeite e pimenta a gosto

Comece deixando o grão-de-bico de molho por algumas horas, de preferência de um dia para o outro. Na hora de preparar a receita, coloque-o na panela de pressão durante 40 minutos. Após tirar a pressão as etapas são muito simples: misturar com o tomate, a cebola e a salsinha picados. Para finalizar, tempere a gosto com sal, azeite e pimenta.

.

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 8 Comentários

  1. Onde achar o “busto” do Budha?

    Responder
    • Oi Raphael, tudo bom?
      O busto de Budha foi comprado pela moradora em uma viagem à Índia. Talvez você encontre algo similar no Mercado Livre ou lojas étnicas. 🙂
      Boa sorte, Beijos!

      Responder
  2. Olá meninas, tudo bem? Onde encontro as cadeiras amarelas da cozinha? Obrigada, bjs e lembrando que vejo todo santo dia o blog.

    Responder
    • Oi Maria, tudo bom?
      Que máximo saber que você lê o blog todo santo dia, ficamos MUITO felizes. Obrigada…
      As cadeiras amarelas foram garimpadas pela moradora em uma loja de móveis usados. Talvez se você levar a foto a algum brechó de móveis pode encontrar algo bem similar. 🙂 Boa sorte, beijão

      Responder
  3. Olá! Gostaria de saber a largura da prateleira superior criada para acomodar as plantas, assim como se foi projetado algum sistema de irrigação. Adorei o resultado. Abraço!

    Responder
    • Oi Ita, tudo bom?
      Não temos a medida exata da prateleira, mas pelo que lembramos ela tinha entre 25 e 30 cm de profundidade (já é o suficiente para as plantas). Não foi projetado nenhum sistema de irrigação, porque isso encareceria o projeto. A moradora rega as plantas usando uma escadinha – o segredo é colocar ali plantas que não precisem de água todos os dias. 🙂
      Beijos!

      Responder
  4. Olá! Sabem onde posso encontrar esse quadro de cocar? Obrigada!!!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Na Cozinha

Tags