Receita de felicidade | Capítulo 1

Um apartamento antigo reformado pelo casal de moradores

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Foi a paixão por imóveis antigos que levou a assessora de comunicação gastronômica Lena Mattar e o arquiteto e desenhista Fabrizio Lenci, sócio do escritório Vapor 324, a darem uma chance ao apartamento de 80m² na rua da Consolação, um dos endereços mais movimentados de São Paulo. Construído na década de 1940, o prédio baixinho os conquistou, porém o apê em si não lhes pareceu tão promissor: “A planta ainda era a original da época, então a configuração era um pouco estranha e os espaços muito escuros.”, lembra Lena. Apesar dessa primeira impressão, os dois insistiram na reforma e apenas cinco meses depois o lugar se transformou em uma morada acolhedora e com a cara do casal.

O projeto de Fabrizio começou a partir de um layout totalmente novo no qual as proporções dos ambientes foram repensadas. Se antes os quartos eram maiores do que a sala e a cozinha estava mal aproveitada, agora a área social integrada e repleta de luz natural vai de encontro às necessidades dos moradores. Mesmo com grandes mudanças o apartamento ainda manteve certos traços originais, já que a arquitetura atual revela um pouco da antiga: as vigas foram expostas para mostrar onde havia paredes, os dutos do prédio, pintados de preto, cortam os cômodos e até os tijolinhos da sala trazem provas de quando a construção foi erguida – alguns deles ainda preservam a logomarca da fábrica de tijolos, por exemplo.

02-decoracao-apartamento-integrado-cozinha-aberta-ladrilho-hidraulico

03-decoracao-corredor-parede-tijolinho-branco-bicicleta-apartamento

04-decoracao-parede-tijolinho-branco-cabeca-bicho-zebra

05-decoracao-parede-tijolinho-branco-bicicleta-apartamento-quadros

06-decoracao-parede-tijolinho-branco-martelo-antigo

Acabamentos simples e econômicos, como o granito da bancada da cozinha, foram usados de forma inteligente para que valorizassem a decoração sem extrapolar o orçamento do casal. Outro exemplo é a fórmica dourada aplicada em tiras nos puxadores dos armários, criando um arremate inusitado para a marcenaria idealizada pelo arquiteto. “Tudo pode ficar bonito se for usado com alguma intenção”, explica Fabrizio. No espaço preferido dos moradores, que adoram cozinhar juntos e receber os amigos para almoços e jantares, era imprescindível que os apetrechos culinários ficassem bem armazenados e que não faltasse iluminação, por isso Fabrizio reposicionou as aberturas das janelas e desenhou novos caixilhos, inclusive para a porta de ferro que leva à área de serviço.

Para otimizar a metragem da sala de estar o casal removeu a parede de um dos dormitórios e a substituiu por um móvel dupla face – de um lado ele funciona como estante e expõe objetos queridos, do outro é um guarda-roupa com portas de correr. Solto do teto, o armário permite que a luminosidade vinda da janela do quarto atravesse os cômodos e mantenha o ‘jardim suspenso’ sempre exuberante. Muitas dessas plantas vieram do antigo endereço de Lena e Fabrizio, mas na verdade eles continuam comprando novas espécies para completar a coleção. “Gostamos demais das plantas. Com elas a casa ganha mais vida!”.

07-decoracao-cozinha-armarios-formica-dourada-ladrilho-hidraulico

08-decoracao-cozinha-piso-ladrilho-hidraulico-hexagonal-verde

09-decoracao-cozinha-armarios-formica-dourada-fogao-embutido

10-decoracao-cozinha-integrada-eletrodomesticos-vermelhos

11-decoracao-cozinha-retrato-lena-mattar-fabrizio-lenci-vapor324

12-decoracao-cozinha-retrato-lena-mattar-fabrizio-lenci-vapor324

13-decoracao-cozinha-retrato-lena-mattar-fabrizio-lenci-vapor324

14-decoracao-cozinha-retrato-lena-mattar-ladrilho-hidraulico-verde

15-decoracao-sala-estar-integrada-estante-mesa-jantar

16-decoracao-canos-expostos-luminaria-vintage-dourada

A maioria dos móveis e luminárias também foi aproveitada do apartamento em que o casal vivia antes – apenas um sofá ficou para trás. Entre eles existem heranças de família e peças com forte carga afetiva: um retrato em preto e branco, a mesinha de jacarandá que veio da mãe do arquiteto, o sofá que foi de sua avó e ganhou uma nova capa, as bandejas de prata que pertenceram à avó de Lena, um jogo de panelas com fundo de cobre herdado de sua tia e um martelo do bisavô de Fabrizio, hoje pendurado na parede como um ‘enfeite-utilitário’. “Queríamos decorar o apê com coisas que foram da nossa família e das casas onde crescemos.”, contam. Aquisições recentes se misturam a esses pequenos tesouros, como os objetos coloridos trazidos de uma viagem ao México.

17-decoracao-sala-estar-sofa-cinza-quadros

18-decoracao-sala-estar-sofa-cinza-vasos-cacto-cortina-rolo

19-decoracao-sala-estar-cozinha-integrada-tijolinho-concreto-ladrilho

20-decoracao-sala-estar-tijolinho-branco-estante-divisoria

21-decoracao-sala-estar-tijolinho-branco-poltrona-eames-cacto

22-decoracao-sala-estar-tubulacao-eletrica-aparente-branco

23-decoracao-sala-estar-estante-divisoria-plantas-tijolinho-branco

24-decoracao-sala-estar-estante-plantas

25-decoracao-sala-estar-estante-retrato-de-familia

26-decoracao-sala-estar-estante-plantas-tijolinho-branco

27-decoracao-sala-estar-estante-plantas-cachepo-rosa-selvvva

Para o casal, unir os estilos e as histórias dos dois não foi nada difícil. “Nossos gostos batem em quase tudo. Fazemos as escolhas juntos e isso é ótimo porque toda vez que precisamos resolver algo relacionado ao apê, ganhamos um programa divertido para fazer a dois.”, brinca Lena. Com materiais, cores e móveis que dialogam entre si, o apartamento só poderia mesmo promover o encontro de ideias e sonhos.

Ei, nossa visita pela casa da Lena e do Fabrizio ainda não acabou. Confira o Capítulo 2 clicando abaixo.

Continua-final

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 14 Comentários

  1. Adorei! Parabéns..! Pintei os tijolinhos aqui de casa esse fds e tbm ficou bem rústico como o de vocês. Utilizei tinta acrílica.. gostaria de aplicar algo para proteger essa pintura o que vcs indicariam? Foi aplicado algum produto no de vcs? Beijoss

    Responder
    • Oi Mayara, tudo bom?
      Nós adoramos o efeito do tijolinho pintado! Vamos procurar nos informar mais, mas até onde sabemos a tinta acrílica já é o suficiente para proteger a superfície. Se descobrirmos algum outro recurso te avisamos por aqui. 🙂
      Beijos

      Responder
  2. Amo quando chega a segunda-feira pra ver um novo lar cheio de inspirações e personalidade!! Adorei.

    Responder
  3. Queria novidades todos os dias!!

    Responder
    • Oi Juliane, tudo bom?
      Ah, que delícia saber que você acompanha as novidades do blog. Sabe que até a gente fica ansiosa pela segunda-feira? Mesmo já tendo visitado as casas pessoalmente, hehe. Quem sabe daqui um tempinho nossa equipe não cresce e a gente posta todo dia? Seria ótimo né? Hehe 🙂
      Beijos!

      Responder
  4. Tudo bem!! E como seria, iria adorar. Vou tá na torcida para que a equipe possa crescer cada dia mais. Mas enquanto isso aguardo as segundas e terças feliz da vida! Kkk Beijos

    Responder
  5. Apaixonada pelo piso da cozinha!!!!! Dicas de onde adquirir???

    Responder
    • Oi Fernanda, tudo bom?
      O ladrilho da cozinha é da marca Dalle Piage, de São Paulo. Mas acredito que eles vendam para outros estados também.
      Beijos

      Responder
  6. Gente que show essa casa, adorei cada detalhe. Principalmente essa parede de tijolinhos que se tornou meu sonho de consumo ultimamente!!!

    Responder
  7. Alguma ideia de onde encontrar esse pôster de porco que está na cozinha, com a moldura vermelha?
    =)

    Responder
  8. Bom dia, pessoal,
    Vocês sabem qual folha de madeira foi feito o revestimento sobre o compensado das gavetas e portas dos armários da marcenaria? É um tom avermelhado, muito bacana, gostaria de saber.
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Fernanda, tudo bom?
      Infelizmente não temos essa informação. De repente você pode tentar checar com o escritório de arquitetura do morador, responsável pelo projeto, se chama Vapor324. http://vapor324.com/
      Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags