Jeitos criativos de usar pratos de parede

Ideias de como expor essa peça queridinha na decoração

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

Decorar a parede com objetos que contam um pouquinho da história do morador faz toda a diferença. Ter à vista peças de estimação, que lembram um momento feliz, alguma tradição de família ou uma pessoa querida, significa trazer identidade aos espaços, transformando a casa em um lar. Um exemplo clássico e que sempre dá certo são os pratos de parede. Com eles é possível dar vários ‘tons’ à decoração, então o resultado pode tanto remeter àquela atmosfera de casa de avó quanto ter uma pegada moderna, com ares minimalistas. E nessa brincadeira vale de tudo: reunir diversas peças com estilos variados, comprar pratos diferentes toda vez que fizer uma viagem, sair procurando por relíquias da família ou mesmo caçar na internet os modelos que mais combinam com você. Veja a seguir casos bem-sucedidos de pratos que foram parar na parede. Na sequência, damos dicas para pendurá-los com facilidade e segurança.

Miscelânea de referências

Cômodos certinhos com cores e móveis combinando entre si não são muito o estilo de Ana Strumpf, a moradora deste apartamento. Designer e ilustradora, ela gosta mesmo é de espalhar referências e recordações por todos os lados, principalmente pelas paredes. Um dos exemplos são os pratos que ela selecionou para ornamentar a sala de jantar – este, aliás, é um ambiente que tem tudo a ver com o adereço. Sua coleção tem desde peças consagradas, como as da marca italiana Fornasetti, até exemplares de artistas que são recentes no mercado. O papel de parede em preto e branco complementa a decoração em grande estilo.

15-decoracao-sala-jantar-papel-de-parede

19-decoracao-sala-jantar-colecao-pratos-parede

Enfeites nas alturas

Não é preciso reservar uma parede inteira para os pratos, pois qualquer cantinho dando sopa já é o bastante para eles. Nesta cozinha, por exemplo, o vão acima da janela basculante e da porta foi suficiente para acomodar modelos com estampas diversas. Uma viga de alvenaria também serviu ao propósito e ainda permite que a coleção cresça com o tempo. Neste caso, como o espaço é estreito e horizontal, escolher pratos de tamanhos parecidos costuma trazer um resultado mais harmonioso. As demais paredes desta casa não decepcionam em histórias nem em personalidade. Venha espiar tudo!

08-decoracao-cozinha-azulejos-industrial

13-decoracao-cozinha-industrial-plantas

15-decoracao-cozinha-industrial-plantas-luminarias

Composição autoral

Parede de casa de artista tem tudo para virar galeria de arte. Este é justamente o caso da moradora deste apartamento, que também funciona como ateliê. Por lá surgem lindos objetos de porcelana pintados à mão, como os pratos que formam uma delicada assimetria na sala de estar. O elemento que promove a união entre eles é o traço da artista, Roberta Cardoso, reconhecível ao primeiro olhar. Repare que algumas das peças se complementam, criando um efeito pra lá de especial – essa é uma das vantagens de ser a produtora da própria decoração! Vem explorar outras ideias deste lar AQUI.

decoracao-pratos-de-parede-dicas-historias-de-casa

decoracao-historiasdecasa-robertahandmade-12

Memórias à mostra

Paredes escuras têm a grande vantagem de destacar os elementos posicionados sobre elas. E quando a tinta imita lousa, então, o resultado não poderia ser melhor, já que existe a possibilidade de fazer intervenções e customizações quando der na telha. Foi isso o que aconteceu na cozinha abaixo. Com giz e canetas especiais em mãos – e ideias certeiras na cabeça – a moradora deste apê fez o contorno lúdico dos pratos de ar retrô, dispostos na vertical. Um feliz encontro entre o moderno e o vintage. Não contente, ela ainda expôs uma coleção de xícaras e pires em outro trecho do apartamento, afinal, nem só de pratos vive a decoração. Para fazer igual, basta usar uma cola bem firme para juntar as duas partes e fixar o conjunto na parede usando velcros específicos. Essa é a sua chance de tirar aquela relíquia de família de dentro do armário e exibi-la com orgulho.

29-decoracao-cozinha-pratos-parede-lousa

23-decoracao-romantica-estante-prateleiras

24-decoracao-colecao-xicaras-coladas-prateleira

Destaque absoluto

As cadeiras desta sala de jantar já denunciam que os moradores gostam de um bom mix de estilos, porém sempre mantendo um fio de identidade entre os móveis e elementos. Isso também vale para os pratos coloridos dispostos no ambiente. Por mais que tenham tons bem marcantes e diferentes, eles conversam entre si, garantindo harmonia à decoração. Perceba também que eles estão arranjados de uma maneira despojada: concentrados no centro e não ocupando toda a extensão da parede. Confira mais fotos da casa.

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-26

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-29

decoracao-casa-integrada-colorida-historiasdecasa-28

Sua parede também merece um prato! Aqui vão dicas espertas:

  • Já escolheu as peças a serem exibidas? Primeiro faça a composição no chão para testar diversas possibilidades e ter certeza da sua escolha antes de furar a parede. Também é possível fazer moldes com papel e dispô-los com fita adesiva, avaliando as opções de arranjos.
  • Quanto mais pratos você tiver, de cores e formatos diversos, mais aleatória deve ser a arrumação. Caso vá colocar apenas dois, três ou quatro, é uma boa pedida apostar em uma disposição mais certinha.
  • É importante que o prato fique bem firme na parede. Para isso, use um suporte chamado de gancho aranha, que segura a peça por cima e por baixo. Também há outras opções, como discos adesivos e ganchos próprios para ficar à mostra, participando da decoração.

Fotos por: 1 (capa), 7 a 14. Luiza Florenzano | 2 e 3. Alessandro Guimarães | 4, 5 e 6. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 3 Comentários

  1. Pratinhos fofos sempre dão um clima antigo né? Adoro!

    Responder
  2. Lindo adorei a conjunção

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags