Espaços autênticos | Capítulo 1

Um apartamento que ganhou novos ares após a reforma

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Ao contrário da maioria das pessoas, que teme ao pensar na bagunça e nos inconvenientes que uma reforma pode trazer, a arquiteta Andrea Miranda nunca recusa um bom quebra-quebra. Tanto que seu apartamento em São Paulo passou por duas grandes obras nos últimos oito anos. A primeira aconteceu quando o imóvel foi comprado, na mesma época em que Andrea se casou, e a segunda veio alguns meses após a mudança, depois que ela conseguiu economizar para completar o projeto conforme havia planejado.

“Eu tinha a intenção de ocupar o apê rapidamente e estava com pouco dinheiro para o tamanho da reforma que pretendia fazer, então resolvi dividir o processo nessas duas etapas. A princípio redefini o layout e fiz toda a parte mais pesada da obra, incluindo a atualização das instalações hidráulicas e elétricas.”, conta ela. No entanto, quando o quebra-quebra parecia ter terminado a arquiteta decidiu fazer a parede do corredor em concreto aparente e demolir o estuque existente no teto para que a laje nervurada ficasse à mostra – e isso sem falar em outros ajustes aqui e ali, como a parede que divide a cozinha e a sala. Resumindo: lá se foram mais cinco meses de poeira, barulho e sacos de entulho saindo pela porta.

02-decoracao-apartamento-urbano-sofa-roxo-piso-tacos

03-decoracao-sofa-roxo-capa-lona-ideal-para-gatos

04-decoracao-sofa-roxo-retrato-arquiteta-andrea-miranda

05-decoracao-sala-mesa-centro-oval-quadros-coloridos

06-decoracao-sala-mesa-centro-oval-acessorios-coloridos

07-decoracao-sala-mesa-centro-oval-livros

08-decoracao-sala-mesa-lateral-tonel-barril-metal-andy-warhol

09-decoracao-sala-mesa-lateral-tonel-cinzeiro-artista-yoshitomo-nara

O que poderia ser desesperador para uns foi um período interessante para Andrea. Além de exercitar a atividade com a qual mais se identifica na profissão de arquiteta, que é justamente o gerenciamento de obras, ela pôde moldar o apê às suas vontades, lapidando cada ambiente de acordo com o que sonhava. Essa relação de troca com os espaços se intensificou ainda mais quando a moradora se divorciou, alguns anos mais tarde: “Nessa época senti um desejo de renovação e a minha casa também traduziu essa mudança. O nosso lar é o nosso espelho. Sinto meu apartamento mais alegre hoje em dia e tenho muito mais vontade de ficar aqui.”.

A decoração com pitadas urbanas e clima jovem não foi feita de caso pensado. Ao invés de montar tudo às pressas, a arquiteta preferiu compor os ambientes com calma, conforme sentia as necessidades de cada cômodo e suas próprias necessidades pessoais. Suas viagens pelo mundo estimularam novas ideias e novos olhares, os temperos expostos em prateleiras trazem cor e despertam os sentidos, as louças viraram parte da decoração e alguns dos móveis foram modificados após a chegada de Grace Jones, a elegante gatinha de Andrea. “Em uma dessas mudanças o sofá roxo também foi transformado. Cortei um dos braços, adaptei mais um módulo na lateral e troquei o tecido por uma lona de caminhão tingida, assim a Grace não arranha e pode ocupar os lugares como um todo, sem aquela preocupação constante.”, explica.

10-decoracao-sala-prateleira-concreto-galeria-quadros

11-decoracao-sala-prateleira-concreto-galeria-quadros

12-decoracao-sala-prateleira-concreto-vitrola-obey

13-decoracao-caixas-concreto-criadas-por-andrea-miranda

14-decoracao-poltrona-estampada-quadros-prateleira-concreto

15-decoracao-quadros-parede-galeria-pisca-pisca

16-decoracao-quadros-prateleira-concreto-objetos-descolados

Concentrados na parede principal da sala de estar ou espalhados por cantos nada óbvios, como a lateral do sofá, por exemplo, os quadros colecionados por Andrea remetem a diferentes momentos de sua vida. Além de imagens trazidas de viagens e outras curiosidades, ela tem um carinho especial pelo trabalho de dois amigos, Abidiel Vicente e Adriele Paiva, artistas que trabalham com ícones da cultura pop e cores alegres. Para valorizar a profusão de molduras sobre as prateleiras de concreto, a moradora instalou um pisca-pisca entre elas.

O prazer de receber os amigos em casa fez com que a arquiteta não pensasse duas vezes antes de integrar a cozinha com o restante do apê. A disposição original do cômodo o deixava escuro e com pouca ventilação natural, então ela resolveu remover não apenas as paredes que o isolavam da sala, mas também as que delimitavam a área de serviço – ou seja, a grande janela da lavanderia agora serve ao espaço. Funcional e sem frescuras, a cozinha não possui armários ou portas convencionais, somente nichos feitos de alvenaria e prateleiras com fundo de vidro colorido.

17-decoracao-cozinha-integrada-parede-vidro-colorido-amarelo-mesa-branca

18-decoracao-sala-jantar-mesa-branca-cadeiras-eames-madeira

19-decoracao-cozinha-integrada-parede-vidro-colorido-amarelo

20-decoracao-cozinha-integrada-nicho-parede-temperos-mostra

21-decoracao-parede-concreto-retrato-arquiteta-andrea-miranda

O apartamento de Andrea fica no Jardim Paulista, bairro em que mora desde que nasceu: “Sempre achei este predinho de poucos pavimentos um charme e tenho memória afetiva pelas ruas e estabelecimentos da região.”, lembra. Mesmo em um dos trechos mais movimentados da cidade a arquiteta conseguiu criar um refúgio para os dias difíceis, um local aconchegante para receber as pessoas queridas e um porto seguro onde ela repõe suas energias.

Ficou curioso para ver mais pedacinhos do apartamento? Então clique no botão abaixo para ler o Capítulo 2, com mais fotos lindas.

Continua-final

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Super descolado e convidativo o ap da Andrea, amei. Ansiosa para ver a segunda parte.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags