Ideias sem fim | Capítulo 2

Apartamento colorido e recheado de referências

Desde que compraram seu apartamento, no finalzinho de 2013, a arquiteta Mariella Toscano e o designer Julio Zukerman realizaram diversas alterações no imóvel. A diferença é que eles fizeram uma etapa de cada vez: primeiro veio a obra pesada, com quebra de paredes e troca de revestimentos, depois foi a vez da marcenaria, aí surgiram novos móveis, seguidos da reforma do quarto das gêmeas e, finalmente, das mudanças no quarto do casal, concluído há poucos meses. Tudo isso para que eles pudessem transformar o projeto em realidade sem estourar o orçamento. Para acompanhar essa história desde o começo, leia também o Capítulo 1.

Durante a reforma a cozinha foi a primeira a perder paredes – as vigas e o pilar remanescentes estão lá como prova do antigo layout. Para separar a área de serviço sem isolar totalmente o espaço a arquiteta desenhou um armário de madeira com acabamento de formica colorida na parte interna. A bancada de concreto também foi ideia de Mariella e, de certa forma, se relaciona com o legado modernista do prédio. Um dos detalhes mais inusitados do ambiente são os azulejos instalados no frontão, desenhados pelo morador e produzidos sob medida: “Eu conheço pessoas que já fizeram louças e azulejos customizados, então tinha essa vontade há tempos. Pensamos no tema das tatuagens russas e o Julio fez dez desenhos diferentes em cima disso.”.

30-decoracao-cozinha-integrada-plantas-bancada-concreto

28-decoracao-cozinha-azulejos-customizados-prateleira

29-decoracao-cozinha-azulejos-customizados-simbolos-tatuagem

31-decoracao-cozinha-integrada-plantas-bancada-concreto

32-decoracao-cozinha-integrada-plantas-bancada-concreto

33-decoracao-cozinha-mesa-redonda-parede-preta

Como não poderia deixar de ser, o nascimento de Lina e Cora mudou completamente a rotina e a decoração do apê. O casal ama colecionar objetos, lembranças, livros e cacarecos de todo o tipo, porém a presença de duas bebês desbravadoras em casa os fez reduzir bem a quantidade de coisas expostas sobre os móveis e prateleiras. “O apartamento tem que ficar o mais baby-friendly possível para cada fase delas. Primeiro tivemos que tirar as peças soltas do chão, depois quando começaram a engatinhar foi a hora de ‘limpar’ dentro do aparador, agora elas trepam em tudo, sobem nas cadeiras e depois em cima da mesa… estamos malucos!”, brinca Mariella.

No quarto das meninas a cor rosa domina as paredes – mas não de um jeito óbvio e sem graça, afinal metade da pintura é cinza e a emenda segue um zigue-zague. Para ganhar mais espaço em seu quarto, Mariella deslocou uma das paredes, porém um pilar no meio do caminho a obrigou a criar um nicho vertical na alvenaria. Por sorte, o problema acabou virando solução: a arquiteta aproveitou a área estreita e instalou ali o trocador de Lina e Cora, desenhado por ela com todo o carinho do mundo. A composição de quadros e o armário de portas de correr, customizado com adesivos e fitas coloridas, completam o cenário lúdico.

34-decoracao-quarto-casal-parede-verde-cabeceira-madeira

37-decoracao-quarto-cabeceira-criado-mudo

35-decoracao-quarto-penteadeira-marcenaria-espelho-redondo

36-decoracao-quarto-cabeceira-cava-marcenaria

38-decoracao-quarto-cabeceira-parede-pintura-verde

39-decoracao-quarto-parede-pintura-verde-poster

Apesar de ter ficado por último na lista de prioridades, o quarto do casal tem tantos encantos quanto o restante do apartamento. “Quando as meninas nasceram o ambiente era todo branco e só tinha a nossa cama. O quadro de acrílico eu pintei durante uma exposição e quando resolvemos pendurá-lo percebemos que a cabeceira antiga estava completamente torta. Isso me inspirou a projetar um novo móvel de marcenaria, englobando cabeceira, penteadeira e criado-mudo. Agora só falta trocar a cama por uma mais alta.”, explica a moradora.

A parede, também com zigue-zague, foi pintada por Julio nos intervalos que ele conseguia entre as sonecas de Lina e de Cora ou durante a noite, depois que as filhas iam dormir. Herdada do avô de Mariella e restaurada alguns anos atrás, a poltrona perto da porta de entrada se chama Ouro Preto e foi criada por Michel Arnoult, arquiteto francês que muito contribuiu para o design brasileiro.

40-decoracao-quarto-bebe-rosa-cinza-gemeas

41-decoracao-quarto-bebe-rosa-cinza-parede-quadros

47-decoracao-quarto-bebe-mobile-nuvem-tecido

42-decoracao-quarto-bebe-rosa-armario-adesivos-washi-tape

43-decoracao-quarto-bebe-armario-adesivos-washi-tape

44-decoracao-quarto-bebe-gemeas-meninas

45-decoracao-quarto-bebe-trocador-forma-casinha

46-decoracao-quarto-bebe-trocador-forma-casinha-irmas-gemeas

Uma das lembranças mais queridas da casa na qual Julio morou durante sua infância é a reforma feita por seus pais quando ele tinha apenas oito anos: “Eu e o meu irmão pudemos escolher tudo o que queríamos para o nosso quarto, inclusive uma ducha higiênica que a gente nem sabia como funcionava.”, diverte-se. Já Mariella lembra mesmo é da luz que banhava o apartamento onde cresceu. “Por acaso a posição do nosso apê é a mesma do endereço dos meus pais, com fachada norte e lateral oeste, então o sol do fim do dia entrando por todos os cômodos e pintando de luz as paredes, o piso e os móveis me resgata essas memórias. Não importa onde eu esteja, sempre que essa luz se repete, me sinto acolhida e em casa.”.

fim-final

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 11 Comentários

  1. que encanto de casa! que encanto de familia! a sala e o quarto das meninas são sensacionais!!

    Responder
  2. Achei perfeito. Sou mãe de Mariella e meu retrato de 21 anos emoldura a penteadeira dela. obrigada filha, vc é uma artista!

    Responder
    • Oi Mara, tudo bom?
      Que incrível que você veio aqui conferir a matéria. A casa da sua filha é o máximo!!!
      Adoramos o retrato na cabeceira, não sabíamos que era seu. Muito amor… Beijos

      Responder
  3. Estou apaixonada por cada cantinho desta casa, e as bebês são uma graça, também tenho gêmeas e fiquei ansiosa pra ver hoje o quartinho das meninas. Lindo, amei ♥♥

    Responder
    • Oi Bruna!
      Que legal que você também tem gêmeas. Espero que o quarto das meninas tenha servido de inspiração, hehe. 🙂
      Beijos

      Responder
  4. Mariella e Júlio, vocês estão de parabéns pelo lindo e aconchegante lar!!! Lina e Cora sempre princesas!!!! Bjs

    Responder
  5. Mata minha curiosidade, com o que ou como foram feitos os cones azuis da sala?

    Responder
  6. Esse AP é muito amor, pura inspiração <3
    Por acaso vcs sabem de onde é essa régua de altura no quarto das gêmeas? Tô doida atrás dela pro quarto do meu filho que está à caminho e não encontro em lugar nenhum. Adoraria se pudesse me ajudar. Obrigada 🙂

    Responder
    • Oi Carol, tudo bom?
      O apê desse casal é mega criativo né? Nós amamos! Checamos com a moradora a loja da régua infantil: ela foi comprada na marcenaria http://www.mjoaquina.com.br. Depois dá uma olhadinha no site deles.
      Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags