Erika Verginelli

Espaço de trabalho colorido inspirado no Pinterest

A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos lançar uma seção chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas produzem suas criações, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas…

Não é preciso ser um expert em fotografia para reconhecer o trabalho de Erika Verginelli. A fotógrafa, que nunca fez cursos na área e aprendeu tudo sozinha, desenvolveu ao longo dos anos uma assinatura própria: imagens muito coloridas, espontâneas e com uma direção impecável. Repleta de cores alegres e detalhes bem femininos, a decoração de seu escritório também traduz essa essência leve e divertida. “A princípio eu queria tudo muito claro, mas fui me apaixonando pelo rosa e pelo dourado aos poucos, acho que por influência do Pinterest.”, brinca ela.

Nascida no Rio de Janeiro, Erika mudou-se para São Paulo quando casou, em 2004, e antes de se encontrar na profissão explorou áreas distintas. Cursou as faculdades de Química Industrial, Relações Internacionais e Propaganda & Marketing e chegou a trabalhar com publicidade durante alguns anos, porém assim que ela descobriu o site Flickr, usado por inúmeros fotógrafos para compartilhar imagens, seus olhinhos brilharam e foi impossível não atender ao impulso de comprar uma câmera para começar suas aventuras por trás das lentes.

02-decoracao-colorida-escritorio-fotografa-erika-verginelli-tapetes-plantas

03-decoracao-colorida-parede-tijolinho-branco-sofa-rosa

04-decoracao-parede-tijolinho-branco-pisca-pisca

05-decoracao-colorida-parede-tijolinho-branco-sofa-rosa-dourado

08-decor-sofa-rosa-pufe-dourado-pink-couch-vintage

Quando Erika passou a se dedicar à fotografia em tempo integral ela foi atraída pelo universo das campanhas publicitárias e editoriais de moda, então de certa forma continuou ligada a esse mercado que sempre a encantou.O que mais me fascina nesses dois tipos de trabalho é a complexidade. Levamos meses planejando uma campanha, são muitas e muitas pessoas envolvidas, desde o cliente até a produção executiva. Realmente uma equipe gigantesca para uma única foto ou um editorial de moda de oito páginas que pode ser visto em poucos segundos.”, conta. Apesar de toda a dedicação que a profissão exige, a fotógrafa ama o que faz e se diverte com cada uma dessas etapas.

“O melhor elogio que recebo é quando as pessoas contam que viram uma fotografia e logo já reconheceram que era minha”.

 Erika sempre gostou de trabalhar com crianças, tanto que virou referência no assunto. Segundo ela, o contato com os pequenos torna o dia a dia mais leve justamente por suas atitudes inusitadas e sinceras, que transparecem nas fotografias que assina. Mesmo com um escritório fixo em São Paulo, ela tem uma rotina bem dinâmica pois viaja com frequência para realizar campanhas no exterior.Essa parte é muito boa, porque eu amo viajar. É difícil escolher um país ou lugar que tenha sido mais legal, porém uma viagem marcante foi o meu primeiro editorial para a revista Vogue Kids, no deserto do Atacama, no Chile. Mas amo fotografar na Califórnia, em Portugal, em Londres… é ótimo mudar de ares.”.

09-decor-parede-adesivo-triangulo-dourado-frigobar-azul

10-decor-bar-em-casa-styling-carrinho-cafe-espresso

11-decor-gancho-de-parede-tijolinho-branco-enfeites

12-decor-mesa-trabalho-home-office-escritorio-gaveteiro-vermelho-tijolinho

13-decor-mesa-trabalho-home-office-escritorio-gaveteiro-vermelho-tijolinho

07-decoracao-colorida-erika-verginelli-fotografia

06-decoracao-colorida-livro-erika-verginelli-fotografia

Com paredes totalmente brancas e um piso um tanto sem graça, o escritório escolhido pela fotógrafa não passava muita emoção antes da pequena reforma idealizada por ela. Para trazer aconchego e texturas ao espaço, ela apostou nos tijolinhos com efeito detonado e na sobreposição de tapetes felpudos e estampados. O sofá rosa, que é a cereja do bolo, foi difícil de achar, mas o destino deu uma mãozinha. A parede logo acima dele é usada de vez em quando como um Pinterest da vida real, onde Erika cola referências para futuros projetos. “Atualmente algumas das minhas fotografias estão penduradas para que eu possa visualizá-las juntas. Esse processo está me ajudando na curadoria de imagens para um projeto que vou lançar em breve.”. Perto da porta de entrada a estampa de triângulos dourados foi feita com adesivos comprados no Canadá e colados um a um.

“Como eu me inspirei em sites de decoração pelo mundo, não encontrei tudo o que queria no Brasil, então resolvi fazer muitas coisas sozinha.”

Erika fez questão de colocar a mão na massa para deixar tudo exatamente do jeito que queria. O lustre com tubulação aparente foi criado por ela com a ajuda de uma eletricista, assim como a mesa com tampo de MDF e pés pintados de dourado. Aliás, a fotógrafa se empolgou com a tinta spray e a aplicou em um pufe usado como mesa lateral e até em folhas caídas que viraram objetos decorativos. Na varanda, recheada de almofadas coloridas e futons apoiados sobre mais uma camada de tapetes, a mesa de centro de palete com pés de ferro foi bolada por ela e executada por um cenógrafo conhecido.

14-decor-mesa-trabalho-pes-dourados-cadeiras-coloridas-eames

15-decor-mesa-trabalho-fotografa-erika-verginelli-infantil

17-decor-escritorio-home-office-acessorios-dourados-lata

16-decor-samambaia-pisca-pisca-armario-escritorio-branco

18-decor-mesa-trabalho-pes-dourados-cadeiras-coloridas-eames

19-decor-mesa-trabalho-dourado-folha-tingida-tinta-spray

20-decor-parede-decorada-recortes-capas-revista-vogue-antigas-retro

22-decor-varanda-almofadas-futons-mesa-centro-pallet-branco

21-decor-varanda-almofadas-futons-mesa-centro-pallet-branco

Ter um espaço de trabalho tão alegre e inspirador quanto suas fotografias era imprescindível para Erika. Além de se sentir acolhida e cercada de referências com as quais se identifica, o escritório virou ponto de encontro da família nos dias em que ela precisa trabalhar até mais tarde:  “Meus filhos adoram vir para cá. Eles tiram os sapatos e deitam e rolam literalmente nos tapetes. Eu até coloquei um telão onde posso projetar filmes, então às vezes fazemos um cineminha noturno com direito a pizza. É uma delícia!”.

.

Deixe seu comentário 7 Comentários

  1. Essa, assim como todas as casas que vocês publicam aqui, são o exemplo vivo daquilo que sempre digo. Nossa casa é lugar de ser Feliz! Muito distantes de padrões estéticos estabelecidos, são de uma harmonia e aconchego sem fim!
    O que mais precisamos em nosso Lar?
    Adoro o Histórias de casa! Me inspira em minhas aventuras pessoais e me faz crescer como profissional com suas dicas. Beijo grande e ainda mais Sucesso a vocês!

    Responder
    • Oi Claudia! Ahhh, que fofa, obrigada! 🙂
      Realmente você captou o espírito da coisa: nossa casa (e nosso espaço de trabalho também) deve nos refletir e nos fazer felizes! Obrigada por acompanhar o blog com tanto carinho. A gente ainda pretende te inspirar muuuito com novas matérias, viu?
      Beijão

      Responder
  2. Gente, amei essas cores!

    Responder
  3. Mais uma vez encantada com Histórias de Casa que nos traz imagens inspiradoras e histórias lindas. Belíssimo trabalho meninas. Beijos

    Responder
    • Ahhhh, que amor Mary!!! Muito obrigada pelo carinho e por estar sempre acompanhando as matérias que publicamos. Queremos poder inspirar os leitores cada vez mais 🙂 Beijão

      Responder
  4. Meninas lindas! Foi um prazer receber vcs no meu escritório! Amei o convite e amei mais ainda conhecer vcs e a Luiza <3 Obrigada, bjo grande, Erika

    Responder
    • Oi Erika!!! 🙂
      Obrigada você por ter nos recebido com tanto carinho. Adoramos conhecer de perto esse pedacinho do seu universo, que reflete muito seu jeito de ser e seu trabalho, claro. Amamos!
      Beijos,

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Por Aí

Tags