Flores lindas no inverno

Arranjo de inverno com cravos e eucaliptos

Ter flores e plantas em casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe as dicas espertas da florista Mariana Bassi.

Está certo que o verão e a primavera são as estações mais floridas do ano, mas quem disse que o outono e o inverno não podem apresentar espécies exuberantes e coloridas também? Pouca gente se dá conta, mas o frio traz uma grande vantagem para quem gosta de montar arranjos: por causa das temperaturas amenas, as flores de corte mais sensíveis conseguem ter uma durabilidade maior. Nessa lista podemos incluir tulipas, cravos, lírios, hortênsias e celosias. No entanto, antes de comprar sua espécie preferida preste atenção às cores – segundo a Mari, as flores de tonalidades claras sofrem mais nessa época, pois queimam com maior facilidade nas plantações. Ou seja, a chance de você comprar uma planta fraquinha é maior nesses casos.

Para o arranjo de hoje usamos cravos em tons de roxo e folhas de eucalipto. Confira o resultado abaixo e aprenda como reproduzir o mesmo efeito.

* Passo 1: Corte as hastes de eucalipto em uma altura suficiente para que as folhas fiquem entre 20 e 25 cm para fora do vaso. (Considerando que o seu vaso tenha uma altura similar ao usado nesse arranjo).

* Passo 2: Posicione a folhagem em todo o vaso começando pelas laterais e depois preenchendo o centro.

* Passo 3: Corte as hastes dos cravos de forma que as flores se destaquem entre a folhagem, mas que não a ultrapassem (em torno de 20 cm).

* Passo 4: Posicione os cravos espaçando-os de forma harmônica para que todos os lados tenham flores.

02-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-inverno

03-decoracao-flores-arranjo-florista-mariana-bassi

04-decoracao-flores-arranjo-florista-mariana-bassi

05-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-montagem

06-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-montagem

07-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-mariana-bassi

08-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-mariana-bassi

Dicas da Mari:

Além dos arranjos convencionais, como os eucaliptos podem ser usados na decoração de casa? Em casa fica muito legal colocá-los em um cesto perto da entrada ou até dentro de um lavabo, pois o eucalipto exala um perfume bem gostoso mesmo depois de seco. E na decoração de eventos? Nos eventos usamos bastante para a montagem de jardins suspensos, arcos para cerimônias e gazebos usados no altar, além de arranjos em mesas de doces, por exemplo.

Existe alguma dica para montar arranjos em vasos curtos e com a boca larga? Uma dica importante é usar alguma folhagem como base do arranjo, pois do contrário serão necessárias muitas flores para que o vaso fique bem preenchido. Quem souber manusear a espuma flora também pode usá-la na montagem, mas assim o arranjo fica com uma aparência mais rígida.

Onde é possível comprar cachepôs de metal similares ao usado nas fotos? Em lojas de decoração e de flores, como a Mil Plantas, em São Paulo. Para quem tem disponibilidade, as feiras de flores têm diversas opções e os valores são mais baixos.

Um arranjo com cravos dura em média quanto tempo? O cravo é uma flor resistente, que costuma durar de 6 a 8 dias (algumas vezes chegando a até 10 dias, dependendo do local e da temperatura ambiente).

09-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-inverno

10-decoracao-flores-arranjo-cravo-eucalipto-inverno

.

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 4 Comentários

  1. Olá meninas, tudo bem com vcs? Algum problema? Desde segunda não houve mudanças no blog. Fico muito ansiosa por novidades de lares deliciosos. Obrigada. Maria Selma

    Responder
    • Oi Maria Selma, tudo bom e você? Por aqui está tudo certo sim. Decidimos tirar uma pausa durante essa semana para correr atrás de alguns ajustes no blog (em breve teremos uma novidade bem legal!). Mas semana que vem a programação volta com força total… 🙂 Obrigada por acompanhar o nosso trabalho com tanto carinho. Beijos

      Responder
  2. Ok. meninas, eu imaginei, só sigo vcs pelo blog. Domingo a noite vou deitar sempre pensando que na segunda feira vou olhar o blog e ter novidades gostosas. Como isso faz bem! coisas bonitas, casas bonitas, papo gostoso, deixa a nossa alma mais leve e nos imuniza um pouco das tristezas do mundo. abraços meninas. beijos

    Responder
    • Ahhh, muito obrigada!!!! Quanto amor em uma mensagem só. Ficamos extremamente felizes com o seu comentário, é isso o que nos inspira a fazer esse trabalho com toda a dedicação do mundo. Obrigada e nos vemos por aqui na segunda então? Hehe, beijos!!!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Jardim urbano

Tags