Ideias simples para decorar o quarto

Descubra maneiras fáceis de renovar o cômodo

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

O quarto é o verdadeiro recanto do lar – vai dizer que não é para lá que você corre quando quer descansar, refletir ou simplesmente esquecer do mundo? Por ter uma função tão importante e estar diretamente ligado ao bem-estar, esse ambiente merece ser decorado com carinho. Tenha sempre à vista objetos de afeto, móveis com memória e outros adornos que remetam a momentos felizes. Quanto às cores, não se prenda à regra de que só os tons claros e neutros dão certo: muitas vezes é um papel de parede todo estampado que faz o morador se sentir acolhido no ninho. A seguir, reunimos alguns quartos com ideias simples e fáceis de reproduzir. Escolha a sua inspiração e coloque-a em prática já!

Peças multiuso na lateral da cama

Usar cadeiras e bancos no lugar do criado-mudo tem a vantagem de deixar o ambiente mais desimpedido e descolado. Essa dica, porém, é mais direcionada para quem tem bastante espaço de armazenamento, pois assim as gavetas não farão tanta falta na organização das miudezas normalmente destinadas a esse tipo de móvel. Essa substituição esperta costuma agradar a quem gosta de expor livros e objetos de decoração, pois eles ganham destaque sobre o assento. Na primeira foto abaixo, a parede cinza emoldura a cadeira de ferro que acomoda livros e uma luminária de leitura. Gostou? Então veja mais fotos deste lar AQUI. Na sequência, um banco alto com estrutura vazada deixa à mostra as obras apoiadas direto no chão. O conjunto garante leveza a este outro apartamento.

39-decoracao-quarto-parede-cinza-cadeira-criado-mudo

40-decoracao-quarto-parede-cinza-cadeira-criado-mudo

31-decoracao-quarto-banqueta-criado-mudo-dourado

A cabeceira como tela em branco

As camas de modelo box dão aos moradores uma grande liberdade para explorar a decoração da parede de cabeceira. Esse universo, aliás, é bem vasto: é possível pincelar a superfície com uma ou mais cores, aplicar papel de parede, comprar um modelo estofado ou mesmo apostar em ideias mais simples, que ficam prontas em um piscar de olhos.

Uma placa de madeira já é o suficiente para criar um efeito nórdico e minimalista. No caso deste quarto, a simplicidade ganha força com o pequeno quadro posicionado acima da cama e com o farto vaso de plantas contrastando com o tom natural do pinus. Objetos comumente usados em outra parte da casa também servem a este espaço. Biombos, por exemplo, são ótimos para trazer um clima oriental à decoração. A escolha foi arrematada com almofadas e gravuras seguindo a mesma inspiração. Aqui você encontra mais fotos.

decoracao-ideias-para-decorar-o-quarto-cabeceira-01

decoracao-ideias-para-decorar-o-quarto-cabeceira-02

24-decoracao-quarto-cabeceira-biombo-piso-cimento-queimado

26-decoracao-quarto-cabeceira-biombo-de-madeira

Já a moradora deste apartamento optou por um caminho ainda mais em conta: ela criou uma estampa com efeito óptico no computador e mandou imprimir em papel adesivo em uma gráfica. O resultado é esta cabeceira que vai de parede a parede e reúne nada menos que 12 tons vibrantes, entre azul, laranja, rosa e roxo. Para equilibrar a escolha e suavizar o resultado, todo o restante do cômodo é branco, com toques pontuais de cor, como o pisca-pisca preso ao teto.

decoracao-ideias-para-decorar-o-quarto-cabeceira-03

Pintura divertida na parede

Pintar a parede com duas cores dividindo a superfície na horizontal está em alta! E não é para menos, pois essa é uma solução prática e econômica para dar um up no visual dos cômodos. Neste caso, o próprio pai das pequenas habitantes do espaço fez o desenho de zigue-zague da parede. A mistura entre cinza-escuro e rosa-chiclete deixa o quarto divertido ao mesmo tempo em que foge do lugar comum. Todo o apartamento, aliás, tem dessas espertezas criativas. Veja!

41-decoracao-quarto-bebe-rosa-cinza-parede-quadros

Pisca-pisca de bolinhas

Outra maneira de brincar com a decoração do quarto é focar na iluminação. Quem passa horas a fio navegando pelo Pinterest (quem nunca?) já deve ter percebido o quando o pisca-pisca de bolinhas tem sido usado mundo afora. Discreto e delicado, esse modelo é excelente para ser usado na cabeceira. Neste quarto a ideia foi combinada à marcenaria branca. O conjunto fica ainda mais charmoso à noite, é claro, quando as luzes ganham vida. Quem gosta de um ambiente neutro para descansar pode manter as paredes claras e aplicar esses detalhes mais alegres ao redor da cama. Em uma casa em Campinas, o quadro e as gravuras coladas com washi tape colorida têm tudo a ver com o pisca-pisca despretensioso.

decoracao-moderna-historiasdecasa-elo7-27

decoracao-flaviarubim-historiasdecasa-27

decoracao-flaviarubim-historiasdecasa-29

Carinho pelas paredes

Que tal criar um cantinho especial na parede para expor objetos de afeto? No quarto principal do apartamento que você vê aqui, a parede branca realça a cabeceira de Formica no tom amarelo-vivo. Ao redor do criado-mudo, que tem gavetas revestidas com tecidos florais, alguns quadrinhos, um pratinho e espelhos aquecem o coração – tudo é herança de família ou presente de amigos. É desse tipo de conforto que precisamos para dormir e nos sentir acolhidos.

decoracao-apartamentocolorido-historiadecasa-25

decoracao-apartamentocolorido-historiadecasa-26

Fotos por: 1 (capa), 2, 3, 4, 14 e 15. Alessandro Guimarães | 5, 6, 7 e 8. Rafaela Paoli | 9. Igor Giroto | 10, 11, 12 e 13. Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Pessoal, que lindeza como sempre!
    Uma sugestão: os números de referência nas imagens poderiam ser clicáveis, assim conseguiríamos localizar com mais tranquilidade e revisitar as casas inteiras.
    Obrigada

    Responder
    • Oi Ariane, tudo bom?
      Achamos sua sugestão ótima!!! Aliás, acho que vamos fazer o seguinte: vamos colocar os links direto nas fotos, assim é só clicar na foto que a pessoa cai na matéria original da casa. Acho que facilita mais ainda, não? Adoraríamos saber a sua opinião.
      Obrigada! Beijos,

      Responder
  2. Adorei, para mim é uma inspiração para arrumar minha casa. Meu quarto está precisando de um colorido e um toque para ficar charmoso. Vou começar comprando tapetes coloridos.
    Adoraria ter idéias para poder arrumar minha sacada que é grande e está mal aproveitada e sem graça.

    Responder
    • Oi Ana, tudo bom?
      Começar com tapetes coloridos é uma boa estratégia. Eles trazem vida e ainda aquecem os pés. Obrigada pela sugestão da matéria sobre varandas e áreas externas, vamos tentar pensar em algo com esse clima. 🙂

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags