Nova fase | Capítulo 1

Um apartamento luminoso com clima escandinavo

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Esse apartamento de 95m² já era bem iluminado e tinha uma planta interessante na época em que a relações públicas Maria decidiu se mudar para o imóvel, mas ainda parecia que faltava alguma coisa. A antiga decoração feita por seu marido, que já morava no endereço antes do casamento, não refletia seu estilo pessoal e trazia uma aura masculina demais, com direito a sofás de couro preto e um piso de tacos bastante velho e descolorido. Sem tempo para correr atrás de novos móveis e muito menos para supervisionar uma reforma, a moradora procurou a ajuda de uma especialista, a arquiteta Marcela Madureira.

“O apê era típico de um homem solteiro. Além dos sofás, havia basicamente uma televisão, a mesa de jantar e mais nada.”, brinca Maria. Ou seja, a transformação precisava ser intensa – e foi. Tanto que pouca coisa sobrou das peças antigas, apenas alguns quadros e a tal mesa de jantar. Por sorte, os moradores não precisaram enfrentar longos meses de obra para deixar o apartamento do jeitinho que queriam. As maiores intervenções estruturais propostas por Marcela foram a troca dos tacos por uma versão mais atual, a instalação de novos revestimentos na cozinha e a remoção do acabamento das vigas na sala, deixando o concreto à mostra para trazer um ar mais moderno aos espaços.

01-decoracao-apartamento-cores-neutras-sofa-cinza

02-decoracao-apartamento-sofa-cinza-vigas-concreto

04-decoracao-apartamento-estante-suspensa-poltrona-couro

05-decoracao-apartamento-prateleira-suspensa-moldura-amarela

03-decoracao-apartamento-estante-suspensa-poltrona-couro

06-decoracao-estante-suspensa-nicho-prateleira-marcenaria

07-decoracao-sala-jantar-integrada-mesa-redonda

08-decoracao-estante-suspensa-nicho-prateleira-marcenaria

09-decoracao-estante-suspensa-nicho-prateleira-marcenaria

10-decoracao-sala-jantar-integrada-mesa-redonda-concreto

O banheiro que fica na sala, usado normalmente pelas visitas, foi o cômodo mais alterado durante a reforma. Além de substituir todos os revestimentos, a arquiteta inverteu a posição da pia e do boxe: “Antes, ao entrar no espaço nos deparávamos de cara com o chuveiro, agora quando abrimos a porta vemos a bancada da pia, o que trouxe uma cara de lavabo ao banheiro.”, Maria explica. Para reforçar esse clima foram usados elementos originais na decoração, como o espelho com alça e os caixotes de cerâmica customizados por artistas.

Uma das coisas que mais incomodava a moradora na antiga configuração da sala era a posição dos móveis, que acabava criando um corredor sem muita utilidade e comprometia o uso do ambiente. Maria também achava importante acomodar sua família com conforto nos dias de visita, por isso fazia questão que todos tivessem um lugar para se sentar. A solução de Marcela foi dividir a área em duas funções usando um sofá frente e verso – de um lado fica a televisão, do outro a estante com livros e o canto de leitura com poltrona e pufe para complementar.

A escolha dos móveis teve um grande impacto na decoração. Marcela apresentou peças interessantíssimas ao casal – a cadeira Oscar, de Sergio Rodrigues, com encosto de palhinha; as mesas de papelão, da Vitra, criadas por Frank Gehry; os suportes e vasos da marca Selvvva… Desenhado por Diana Albuquerque, amiga da moradora, o rack da televisão é um item especial, pois foi feito sob encomenda para o apê. Outra história bacana é a do tapete estampado trazido da Turquia: “Estávamos a caminho da Grécia para um casamento e optamos por parar em Istambul para conhecer a cidade. Como estávamos em reforma, sabíamos que precisaríamos de um tapete, então fomos até uma loja no Grand Bazaar. Ficamos três horas vendo os mais diversos modelos e tomando muito chá antes de escolher o que iríamos levar.”.

11-decoracao-sala-estar-movel-televisao-marcenaria

12-decoracao-sala-estar-sofa-cinza-frente-verso

13-decoracao-parede-quadros-sala-estar-tapete-estampado

14-decoracao-sala-estar-poltrona-oscar-sergio-rodrigues

15-decoracao-luminaria-pendente-cor-cobre

16-decoracao-plantas-terrario-apartamento-cacto

17-decoracao-plantas-suporte-vaso-marca-selvvva

18-decoracao-plantas-suporte-vaso-marca-selvvva

19-decoracao-lavabo-subway-tiles-espelho-redondo

20-decoracao-lavabo-subway-tiles-espelho-redondo

As mudanças boladas por Maria e Marcela vieram na medida certa para renovar o apartamento e trazer mais leveza à rotina. “Depois da reforma, a casa passou a ser dos dois e não mais apenas de um homem solteiro.”, conta a moradora. “Gostamos muito de como ficou a sala. Ela se tornou um lugar agradável para recebermos os amigos ou ficarmos a dois.”, completa.

Que tal conferir os outros espaços do apê? Clique no ‘Continua’ e veja mais detalhes no próximo capítulo.

Continua-final

Fotos por Luiza Florenzano

Teste

Deixe seu comentário 6 Comentários

  1. Tudo lindo !!! Apetece entrar , sentar e ficar !!!

    Responder
    • Oi Angela!
      Também achamos o apê da Maria super aconchegante… as cores e a luz trazem uma calma, sabe? Que bom que gostou.
      Bjs

      Responder
  2. Gostei e me interessei pelo restante. Demora? Abraços

    Responder
  3. Oi pessoal! Alguma dica de onde encontro um espelho idêntico a esse? Parabéns pela página!

    Responder
    • Oi Marina, tudo bom?
      Idêntico a esse infelizmente não sabemos (reparou que ele parece ter um ‘cinto’ de acabamento)? Mas na Tok Stok tem um similar com medidas aproximadas e faixa de couro: http://bit.ly/2siPf17 e a Casaquetem tem um lindo também, mas é menorzinho: http://bit.ly/2rNwz6m. Espero ter ajudado!
      Beijão

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags