Mini horta caseira

Como montar uma mini horta em um escorredor de macarrão

Comprar flores e plantas para a casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe a nossa coluna FLORINDO, com dicas espertas da florista Mariana Bassi.

Nos últimos tempos, ter uma hortinha caseira deixou de ser um sonho distante – inclusive para quem mora em apartamento ou tem pouco espaço disponível. Nós até já publicamos AQUI uma matéria explicando como montar sua horta usando um caixote de madeira, vocês lembram? O fato é que cultivar os próprios temperos é uma prática que só traz benefícios à saúde e de quebra ainda pode virar uma espécie de terapia do bem. Inspiradas por essa vontade cada vez maior de mexer com a terra e trazer um pouco de verde para dentro de casa, nós convidamos a florista Mari Bassi a fazer um arranjo decorativo usando algumas ervas e temperos. Quem diria que, além de saborosos, eles renderiam arranjos tão bonitos?

Para fazer uma mini horta como essa, você vai precisar das seguintes espécies: orégano, tomilho, manjericão roxo e pimenta. O passo a passo é bem simples, então veja abaixo um resumo.

* Passo 1: Comece forrando o recipiente escolhido com argila expandida. Nesse caso usamos um escorredor de macarrão antigo para que o resultado ficasse mais charmoso e também porque ele não acumula água.

* Passo 2: Adicione uma camada de terra para cobrir a argila.

* Passo 3: Plante as mudas aproveitando a terra que já vem no vaso de cada espécie e, ao final, complete com mais terra para nivelar o arranjo.

* Passo 4: Para arrematar a horta, você pode usar cascas de árvore ou musgo, como nós fizemos.

Como o recipiente usado não é muito grande, o ideal é colher os temperos com frequência para que as plantas sempre tenham espaço para crescer.

01-decoracao-historias-de-casa-arranjo-ervas-temperos

02-decoracao-historias-de-casa-passo-a-passo-arranjo

03-decoracao-mariana-bassi-passo-a-passo-arranjo

04-decoracao-mariana-bassi-passo-a-passo-arranjo

05-decoracao-mariana-bassi-arranjo-horta-caseira

06-decoracao-historias-de-casa-arranjo-ervas-temperos

07-decoracao-arranjo-plantas-no-escorredor-de-macarrao

08-decoracao-arranjo-plantas-no-escorredor-de-macarrao

Dicas da Mari:

Quais são as ervas e temperos mais resistentes para o cultivo em apartamentos? Hortelã, manjericão, alecrim, pimenta, tomilho, sálvia e orégano estão entre as principais. Além de serem fáceis de encontrar, elas resistem bem ao nosso clima tropical.

Qual a frequência de regas indicada para as ervas e temperos? Apesar de cada planta ter sua particularidade, os temperos normalmente precisam ser regados todos os dias, porém sem exagero na quantidade de água. O ideal é fazer a rega logo cedo ou no final da tarde, nunca durante os horários em que o sol está mais forte.

O ambiente precisa receber luz natural? Sim. Para que a horta cresça saudável, o sol é essencial. As plantas devem receber pelo menos 2 horas diárias de luz natural.

A horta deve ser adubada com que frequência? As ervas e temperos sempre ficam mais bonitos quando recebem adubo orgânico. Vale se programar para fazer essa adubação a cada 30 dias.

09-decoracao-arranjo-horta-caseira-varanda-caixote

10-decoracao-arranjo-horta-caseira-musgo

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Meu tomilho não rende, nem vale a pena plantar mais…

    Responder
    • Oi Clarissa! Ahhh, que pena… Você já tentou usar adubo orgânico? Dá mais uma chance pra hortinha! Hehe, beijos

      Responder
  2. Achei lindo, mas a água não vai vazar pelos furinhos do escorredor? Comofas?

    Responder
    • Oi Laura, tudo bom?
      Bacana, né? Sim, a água vai escorrer um pouquinho pelos furinhos, mas essa drenagem é importante para que as raízes não fiquem afogadas. Uma dica é colocar um pratinho de cerâmica bonito sob o escorredor ou deixá-lo em algum local que possa receber água direta (a bancada de granito da cozinha, por exemplo, ou o piso da varanda).
      Beijos!

      Responder
  3. Tudo bem? Adorei tudo! Parabéns! Estou de casa nova e vou aplicar suas dicas, com certeza. bjs

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Florindo

Tags