Last Updated on: 16th abril 2021, 03:22 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Criativo, colorido e diferente de todos os outros, o apartamento da designer Carol e do fotógrafo Marcos é único em vários sentidos, a começar pela localização. O prédio dos anos 40 fica em uma das avenidas mais movimentadas do centro de São Paulo, com vista para construções antigas e para o controverso ‘Minhocão’. As cores, usadas de um jeito nada óbvio, também chamam a atenção, como o teto pintado de amarelo ou as cortinas pretas, porém o que realmente traz identidade à decoração é o mobiliário desenhado pela própria moradora. Poltronas, bancos, mesas, vasos… as criações de Carol povoam cada espaço.

Comprado pelo casal em 2010, o apê precisou passar por grandes mudanças para se transformar no que é hoje – um lugar amplo, bem iluminado e pontuado por elementos urbanos. Marcos, que descobriu o imóvel, não queria gastar muito na época e a princípio estava cogitando fazer apenas alguns ajustes, mas Carol logo o convenceu a encarar uma reforma pesada para integrar os ambientes. Formada em arquitetura e urbanismo, a moradora pôde comandar a obra sem medo:A ala social era toda dividida, com muitas paredes e portas, por isso nossa primeira ideia foi colocar abaixo essas paredes que separavam a sala, a cozinha e a área de serviço. Depois revelamos as estruturas, lixando a alvenaria para que as vigas e pilares de concreto ganhassem vida nova.”, ela conta.

01-decoracao-historias-de-casa-apartamento-carol-gay-sala

02-decoracao-apartamento-carol-gay-pecas-design-vintage

03-decoracao-relogio-parede-vintage-design-estrela

04-decoracao-mesa-centro-designer-carol-gay-metro

05-decoracao-pratos-de-parede-detalhes-enfeites

06-decoracao-sala-estar-integrada-designer-carol-gay

07-decoracao-detalhes-reliquias-caixa-musica-vintage

08-decoracao-apartamento-centro-carol-gay-moveis-design

Além do design e da arquitetura, Carol também se aventura pelo universo da cenografia, então seu apartamento acaba refletindo essa pluralidade. “A experiência sensorial da arquitetura me ajudou a entender o espaço e decidir integrá-lo. O design preenche esses ambientes contando a minha história e a cenografia é algo que exercito sempre, mudando as coisas de lugar ou pensando em diferentes truques de iluminação, criando assim novos cenários.”. Como ambos trabalham em áreas criativas e possuem referências muito parecidas, ela e o marido fizeram a maior parte das escolhas juntos: “Foi algo bem natural, nos demos bem em todas as decisões, então foi muito prazeroso fazer esse projeto ao lado dele.”, completa.

Como se fosse um acervo vivo de sua carreira, a sala de estar reúne as peças mais icônicas que Carol já desenvolveu, a maioria delas com um viés experimental. Uma das mais antigas é a poltrona NoAr, cuja matéria-prima é a borracha reciclada proveniente da indústria de pneus, usada como ‘tecido’ para dar forma ao assento e ao encosto sobre uma estrutura de aço. A poltrona Cinto, de 2013, também foi baseada na pesquisa de materiais do cotidiano – tanto que o acabamento do móvel é feito com tiras de cinto de segurança. Outro destaque é a mesa de centro Metro, com pés torneados de diferentes modelos e um tampo formado por réguas de costureiro de alumínio e uma placa de vidro.

Em diferentes tamanhos e formatos, os vasos Bola que se espalham pelo apê fazem parte de uma coleção mais recente, criada em 2014. “A peça surgiu de uma experimentação durante o processo artesanal de sopro do vidro. A deformação do material é proposital, resultado da interferência de uma base de aço que posteriormente dá estabilidade ao vaso. O resultado são objetos únicos onde peso, leveza e transparência contracenam.”, Carol explica. Para complementar a decoração da sala os moradores usaram heranças de família, como as cadeiras da mesa de jantar, e itens garimpados em feiras de produtos vintage, viagens ou brechós de móveis da região.

09-decoracao-apartamento-sala-jantar-concreto-amarelo

10-decoracao-concreto-tijolinho-poltrona-Mole-design

11-decoracao-concreto-tijolinho-poltrona-Mole-design

12-decoracao-porta-madeira-parede-cinza-plantas

13-decoracao-corredor-tinta-cinza-moveis-vintage

14-decoracao-corredor-tinta-cinza-cabideiro

15-decoracao-apartamento-designer-carol-gay-centro

16-decoracao-apartamento-designer-carol-gay-centro

Muito pessoal, a decoração do apartamento de Carol e Marcos traz detalhes surpreendentes e é fácil perceber que o olhar do casal está em cada um deles: da maçaneta da porta de entrada, customizada pela designer com um pedaço de corda azul, às fotografias de Marcos expostas pelas paredes. Nesse pequeno universo o design, a arte e a arquitetura se encontram para formar um lar que estimula cada vez mais a criatividade de seus moradores.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

CONTINUA