4 passos para uma decoração Boho

Ideias simples de como aderir ao estilo bohemian

Nos últimos tempos todo mundo está falando sobre o estilo boho (ou bohemian) e o que não faltam são inspirações lindas no Pinterest para nos deixar babando, mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir esse efeito de um jeito ‘vida real’? Não existe uma fórmula pronta ou um plano infalível, muito pelo contrário, mas as dicas abaixo com certeza vão te ajudar a trazer esse clima despojado (meio cigano, meio hippie) para a sua casa. A primeira coisa que você precisa saber é que esse tipo de decoração aceita muito bem improvisos – aliás, uma das principais vantagens do estilo boho é justamente a liberdade de misturar cores, inventar móveis, reaproveitar materiais… Ou seja, pode esquecer as regrinhas e se jogar sem medo. Olha só!

Passo 1: Tecidos, estampas e achados

Nada como espiar casas cheias de personalidade para garimpar algumas ideias, né? O apê da designer Ana Arietti e do diretor de cinema Gustavo McNair tem vários detalhes bacanas e muitos tecidos com estampas étnicas. O casal usou tapetes antigos espalhados pela sala e ainda complementou a mistura com almofadas de diferentes estilos e padrões – sem o compromisso de que combinassem entre si. Um segredo para que a composição desse certo é a paleta de cores. Reparou que a maioria dos tecidos tem tons terrosos? Vale copiar o truque. O quarto deles também tem um charme todo particular: além das estampas, um nicho recortado na alvenaria reúne tesourinhos herdados de família, garimpados em feiras ou trazidos de viagens.

Ficou com vontade de ver o apartamento completo? Então vem cá.

decoracao-estilo-boho-bohemian-estampas-tecidos

decoracao-estilo-boho-bohemian-estampas-almofadas

decoracao-estilo-boho-bohemian-estampas-quarto-cama

Passo 2: Muitas plantas e texturas naturais

Praticamente todas as casas que seguem esse estilo possuem uma coisa em comum – as plantas. Mesmo quem mora em apartamento e tem pouco espaço livre consegue criar um pequeno jardim usando vasos e suportes no teto, então você não tem desculpa, hein?

Um bom exemplo para te inspirar é o lar da estilista Manu Rodrigues. Para garantir que seus vasos recebessem a quantidade ideal de luz natural e ventilação, ela instalou uma prateleira de madeira logo abaixo da janela e dispôs todas as plantas ali enfileiradas. Caso queira algo parecido, mas sem cobrir a vista, é só fazer uma prateleira mais longa, de ponta a ponta da parede, e concentrar as plantinhas nas extremidades. Para completar o ar meio praiano, a Manu usou sua coleção de chapéus de palha como objetos de decoração. Confira mais fotos do apê.

03-decoracao-sala-sofa-branco-praia

08-decoracao-parede-chapeu-palha-quadros

Passo 3: Móveis antigos e papel de parede

A blogueira de moda Bia Perotti é fã assumida do visual bohemian, por isso fazia todo o sentido ela trazer um pouco desse clima para a decoração do seu apartamento. Tudo começou pelo sofá antiguinho, comprado em um antiquário e reformado com o tecido roxo, e pela cabeceira da cama, também garimpada em lojas de usados. Essa brincadeira com peças de diferentes épocas traz uma sensação acolhedora que combina bastante com o espírito boho, então procure ficar de olho em brechós e feiras de móveis. Para criar um efeito romântico e inserir mais estampas à mistura, o papel de parede é uma solução que nunca falha. AQUI você vê o projeto completo.

decoracao-parede-tijolinho-branco-sofa-roxo

decoracao-estilo-boho-bohemian-estampas-quarto-bia-perotti

Passo 4: Rede de balanço e macramê

Esse quintal charmoso era bem diferente – e muito menos interessante – antes da chegada da produtora Mariana Fiordelice ao endereço. Empenhada em transformar sua casa alugada em uma casa dos sonhos, ela introduziu novas plantas, móveis de madeira e acessórios feitos à mão na decoração da área externa. Se você mora em apê, mas se encantou pelo jeito despojado desse espaço, aposte em texturas similares e na boa e velha rede de balanço para criar algo do tipo. A cortina de macramê que nesse caso esconde a área de serviço pode ser usada também como divisória de ambientes ou de repente até um enfeite na parede de cabeceira da cama.

Veja mais ideias dessa casinha.

19-decoracao-jardim-quintal-casa-plantas-boho-macrame

23-decoracao-jardim-quintal-plantas-rede

22-decoracao-jardim-quintal-casa-plantas-macrame

Fotos por: 1 (capa), 2, 3, 4, 7 e 8. Rafaela Paoli | 5 e 6. Luiza Florenzano | 9, 10 e 11. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Adorei! Ajuda bastante para deixarmos nossa casa bonita. Gostoso também ter mais postagens durante a semana.

    Responder
    • Oi Ana, tudo bom?
      Ficamos felizes que você tenha gostado dessa postagem diferente. Nossa ideia é fazer matérias assim com dicas pelo menos uma vez por mês, sobre temas variados. Espero que goste.
      Beijos e obrigada pelo carinho

      Responder
  2. Amei tudo 🙂

    Responder
  3. Amo td que vcs postam!! Adoro as dicas e as histórias. Parabéns!!

    Responder
    • Uhuuuu! Que alegria seu comentário Thalita… Bom saber que você se identifica com o que publicamos. Sempre escolhemos casas que realmente amamos, então essa identificação é ainda mais importante. Obrigada pelo carinho 🙂

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags