Dicas de organização para apês pequenos

Ideias fáceis para manter a casa bonita e em ordem

Sua casa talvez não esteja 100% completa e talvez não tenha todos os móveis que você gostaria, mas uma coisa é certa: se ela estiver sempre bem organizada, já é meio caminho andado. Sim, porque organização não é apenas uma questão de praticidade ou somente uma questão de estética – é a junção dessas duas coisas. Não é à toa que os adeptos do Feng Shui acreditam que os ambientes desarrumados ou abarrotados demais são sinônimo de energia parada.

Então que tal sacudir a poeira e colocar em prática algumas soluções simples para deixar os espaços em ordem? A ideia aqui não é ficar ditando regras ou propor uma revolução total, mas sim mostrar que é possível melhorar a organização da casa de um jeito fácil e que de quebra ainda vai deixar a sua decoração mais bacana. Vamos lá!

Painel feito com pranchetas

Um dos cômodos que mais precisa de organização é o home office – afinal trabalhar no meio da bagunça prejudica a produtividade. Se você não tem muito espaço disponível para reunir papéis e lembretes, uma boa saída é aproveitar as paredes para criar soluções de armazenamento na vertical. Nesses casos as prateleiras são sempre a primeira opção, porém nós quisemos mostrar uma ideia diferente, que é tanto decorativa quanto funcional: as pranchetas. Baratas e fáceis de achar em qualquer papelaria, elas transformam a parede em um grande mural de referências, assim nenhum papel precisa ficar solto ou perdido no meio de pilhas.

No apartamento da Bel e do Deco, o tijolinho à vista funciona como pano de fundo para as pranchetas, mas você pode criar um efeito parecido com papéis de parede ou tinta colorida mesmo. Veja mais fotos desse apê AQUI.

interna-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-pranchetas-parede

45-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-parede-pranchetas

Prateleira de inox na cozinha

Outro ambiente que só funciona direito se estiver bem organizado é a cozinha. São dezenas de utensílios, louças, eletrodomésticos, ingredientes… ou seja, é muita coisa para guardar e nem sempre o espaço é amplo. Muita gente acha que a melhor opção é lotar as paredes de armários até o teto, porém essa estratégia acaba fazendo a cozinha parecer ainda mais apertada – fora que armários em excesso comprometem a dispersão da luz natural no cômodo. Mas então, como fazer? Uma ideia que descobrimos nesse apartamento é a prateleira de inox instalada sobre a bancada da pia. Como sua estrutura é vazada, ela acaba servindo também como um escorredor de louças. Não é prático?

decoracao-cozinha-historiasdecasa-ladrilho-10

decoracao-cozinha-historiasdecasa-ladrilho-11

Substituindo o criado-mudo

Os quartos costumam ser os ambientes mais apertados dos apês compactos, percebeu? Até faz algum sentido, pois a área social da casa é que concentra mais funções, mas bem que o espaço de dormir podia ser um pouquinho maior, né? Se você também vive esse drama e mal tem lugar para colocar um criado-mudo ao lado da cama, a gente tem uma solução esperta. Em seu apartamento, a arquiteta Renata Leite substituiu o convencional móvel de apoio por duas prateleiras de desenho minimalista com a medida ideal para acomodar o que ela mais precisa: seus livros e os óculos de leitura. Bonitas e funcionais, como devem ser. Outra opção é instalar prateleiras simples de madeira mesmo, com pouca profundidade.

decoracao-organizacao-para-apes-pequenos-01

decoracao-organizacao-para-apes-pequenos-02

Aproveitando as paredes

Reparou que todas as dicas do post envolvem aproveitar as paredes e ‘verticalizar’? Esse é realmente o grande segredo para otimizar os espaços e conquistar mais organização nos imóveis pequenos. Os livros e revistas, por exemplo, não precisam de uma estante grande e pesada para ficar em ordem. Já pensou em instalar uma prateleira no alto da parede, quase rente ao teto, para reunir os volumes que usa com menos frequência? Foi isso o que a Renata Leite fez em outro trecho do seu apartamento – mais precisamente sobre as janelas da varanda integrada. Mais uma ideia legal e com um efeito decorativo interessante são aquelas prateleiras invisíveis, normalmente feitas de aço, em que os livros parecem flutuar. Nesse link dá para ver mais fotos de uma sala com essas peças.

26-decoracao-sala-varanda-integrada-parede-concreto-plantas

24-decoracao-sala-varanda-integrada-mesa-jantar-colorida

19-decoracao-sala-estar-estante-prateleiras-poltrona-almofadas

20-decoracao-sala-estar-estante-enfeite-abacaxi-prata

Tudo à mostra na cozinha

Para finalizar, mais uma dica para a cozinha: prateleiras abertas com utensílios e mantimentos organizados em potes do mesmo estilo. Essa solução deixa à mostra tudo o que você precisa no dia a dia, como os ingredientes mais usados ou aquela colher de pau de estimação, por exemplo, então acaba agilizando o preparo das receitas. Para que o visual fique bacana, prefira comprar recipientes da mesma linha e do mesmo tamanho, de preferência de vidro para que consiga enxergar o conteúdo e identificar facilmente cada coisa. Usar etiquetas customizadas ou plaquinhas também é uma boa. Os temperos, que normalmente ficam em potinhos menores, podem ser colocados em uma canaleta ao lado do fogão, como fez a arquiteta Diana Albuquerque em seu apartamento. Vem espiar mais fotos!

28-decoracao-cozinha-corredor-prateleiras-mao-francesa-azulejo-metro

decoracao-organizacao-para-apes-pequenos-canaleta-temperos

Fotos por: 1 (capa), 2 e 3. Alessandro Guimarães | 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia | 10, 11, 12 e 13. Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 6 Comentários

  1. Achei o máximo as dicas e vou aproveita_las. Obrigado

    Responder
    • Oi Lea!
      Eba, que bom que gostou. Quisemos passar dicas fáceis e que possam ser usadas em casas de qualquer tamanho… 🙂
      Beijos

      Responder
  2. Muito interessante especialmente para maioria dos brasileiros que precisam de pequenas reformas com pouco custo, esse segredo vocês repartem conosco, muito bom. AMEI ricas idéias…..

    Responder
    • Oi Patrícia, que bom que gostou! Essas dicas, por mais simples que sejam, sempre nos dão boas ideias para otimizar os espaços que temos em casa 🙂 beijos!

      Responder
  3. Gente, tudo muito lindo e todas as dicas super válidas! Quantas imagens lindas <3
    Eu tinha dessas prateleiras 'invisíveis' no antigo apartamento e adorava! Pena que não consegui levar comigo quando me mudei. Agora, a ideia da prateleira de inox que também é escorredor, muito gênia, hein?! Nunca tinha visto nem pensado nisso. Parabéns pro criador! rs
    Beijo!

    Responder
    • Oi Mariana, tudo bom?
      Que ótimo que gostou das dicas! Procuramos indicar soluções que servissem para todo mundo, independente do tamanho do apê. 🙂 Inclusive somos adeptas da maioria das dicas, hahaha. Beijos!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags