Cores na rotina | Capítulo 1

Decoração despojada e colorida em uma casinha antiga

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Para quem ama decoração, a inspiração pode vir de qualquer canto: casas de amigos, lojas, restaurantes, feiras, viagens, sites, livros… foi assim, munida das referências reunidas ao longo da vida inteira, que a publicitária e fotógrafa Giovana Grigolin montou o lar em que vive há dois anos na Vila Beatriz, um bairro com cara de interior, onde os vizinhos se visitam, sorriem e dão bom dia quando se cruzam na calçada. “Aqui as casas são simples, com pessoas legais. Tenho a mesma sensação que tinha quando morava no interior, então adoro isso.”.

Como a casa é alugada a reforma foi discreta e se restringiu a três alterações – a pintura das paredes, a instalação de uma porta no quarto e o projeto de paisagismo na antiga garagem e no terraço sobre ela. “Quando você aluga um imóvel e não quer investir muito porque não sabe quanto tempo vai ficar, acaba escolhendo um tema no qual possa gastar um pouquinho mais. No meu caso apostei nas plantas e para mim valeu cada centavo.”, Giovana revela. Outra estratégia que a moradora usou para deixar o endereço mais acolhedor para ela e seus dois filhos foi cobrir os espaços com objetos pessoais: “E cobrir não quer dizer esconder, apenas fazer o olhar se desviar para onde você quer.”, ela ensina.

01-decoracao-sala-iluminada-moveis-coloridos-casa-antiga

02-decoracao-sala-iluminada-parede-galeria-quadros-objetos-cores

03-decoracao-sala-colorida-abajur-flavia-del-pra-estampas

04-decoracao-sala-colorida-quadro-desenho-detalhe

05-decoracao-sala-sofa-cinza-parede-quadrinhos-casa-colorida

06-decoracao-parede-sala-objetos-fofos-lembrancas-cores

07-decoracao-sala-estar-integrada-jardim-cores-moveis

08-decoracao-piso-branco-estante-madeira-livros-cores

09-decoracao-estante-madeira-livros-cores

10-decoracao-pilha-revistas-vitrola-discos-parede-enfeites

11-decoracao-pilha-revistas-vitrola-discos-parede-enfeites

12-decoracao-objetos-enfeites-de-parede

Giovana trabalhou com fotografia e moda durante muitos anos e hoje faz parte da equipe de uma produtora de filmes, por isso sempre foi bastante curiosa e ligada à estética das coisas. Esse olhar naturalmente criativo a ajudou a garimpar móveis de diferentes estilos para compor a decoração, em especial peças dos anos 50 e 60 ou inspiradas nessa época. As cores, misturadas sem muita regra, também são determinantes no clima descontraído que a casa tem. “Usei as cores que sempre gostei na vida, então escolhi meio no feeling, sem pensar se uma combinaria com a outra. O que procuro fazer é manter os móveis principais em tons neutros e deixar os tons mais vivos para os objetos, quadros e cacarecos.”.

O mobiliário retrô e os ambientes iluminados traduzem um pouco o estilo da moradora, porém é na composição de pequenos tesouros reunidos na parede que ela realmente se enxerga. Aliás, a primeira coisa que Giovana fez quando se mudou para o imóvel foi prender seus quadros e penduricalhos sobre o sofá, mas a verdade é que essa coleção de curiosidades nunca para de crescer. “Essa parede é um resumo da minha história de vida. As pessoas entram na sala e já me entendem um pouco.”, ela diz. Tudo o que tem um significado importante ou o que é bonito demais para ficar escondido acaba indo parar ali, como os cinzeiros de pássaros comprados na Feira do Bixiga ou os dois colares pendurados em um gancho – um deles tem o nome de seus filhos e o outro, de pérolas, pertenceu à sua mãe.

13-decoracao-quintal-area-externa-futon-colorido-plantas

14-decoracao-quintal-area-externa-detalhes-flores-luminaria-caixa

15-decoracao-quintal-area-externa-cadeira-ferro-plantas

16-decoracao-quintal-area-externa-plantas-kokedama

17-decoracao-sala-jantar-piso-branco-cadeiras-coloridas

18-decoracao-retrato-giovana-grigolin-historias-de-casa

19-decoracao-sala-jantar-cadeiras-diferentes-amarelo

20-decoracao-sala-jantar-vaso-rosa-flores-cores

21-decoracao-parede-enfeites-espelhos

Giovana está sempre de olho nos detalhes e na decoração dos lugares que frequenta, por isso sua casa possui uma mistura leve de épocas, cores, estilos e histórias. Para ela, os espaços mais bacanas são aqueles que têm a alma de seu morador – e nessas horas não importa se o imóvel é alugado ou não, pois são os móveis, objetos e relíquias que carregam essa personalidade. Sua parede que o diga…

Que tal conhecer os outros ambientes dessa casinha linda? Veja também o Capítulo 2 clicando abaixo.

Continua-final

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. A casa é toda linda, mas o tapete !!!!!!!!!!!!! pelamordedeus…maravilhoso !

    Responder
  2. Que casa mais aconchegante! Ansiosa pelo próximo capítulo…

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags