Modernismo revisitado | Capítulo 2

A arquitetura e a decoração surpreendem nesse apartamento original

Laura Magri e Guilherme Trindade se conhecem há bastante tempo, mas foi há apenas dois anos que eles começaram a construir uma vida juntos. Primeiro o empresário se mudou para o apartamento reformado por ela alguns anos antes, depois veio a notícia de que Laura estava grávida do pequeno Francisco. Todas essas mudanças se refletiram na decoração e no clima do apê, que em breve terá brinquedos de criança ao lado de móveis de design e peças herdadas. Para conferir mais detalhes, leia primeiro o Capítulo 1.

O espaço que mais sofreu transformações após a chegada de Guilherme foi o escritório, totalmente reconfigurado para acomodar sua extensa e preciosa coleção de livros. No projeto original de Fernando Falcon e Rodrigo Cerviño Lopez, do Tacoa Arquitetos, o ambiente era fechado por paredes e portas de correr, porém para essa nova fase o casal preferiu abolir as divisórias e deixar tudo aberto, favorecendo a entrada de luz natural. A antiga estante de concreto armado foi substituída por um armário com mais prateleiras e portas seguindo o mesmo acabamento da cozinha. Nesse meio-tempo Laura começou a trabalhar em casa, então ela fez questão de comprar uma mesa grande o suficiente para organizar seus papéis.

20-decoracao-escritorio-home-office-estante-verde-vintage

21-decoracao-escritorio-home-office-mesa-madeira

22-decoracao-escritorio-home-office-mesa-madeira

23-decoracao-quarto-porta-pivotante-papel-de-parede-floral

24-decoracao-quarto-poltrona-heranca-de-familia-cortina

25-decoracao-quarto-casal-papel-de-parede-floral

26-decoracao-quarto-casal-arquivo-verde-metalico

27-decoracao-quarto-casal-papel-de-parede-floral

28-decoracao-quarto-casal-papel-de-parede-floral

29-decoracao-quarto-casal-papel-de-parede-comoda-vintage

Com duas entradas – uma pelo corredor original e outra pelo corredor lateral criado após a reforma – o quarto do casal também foi repaginado nos últimos tempos. A parede atrás da cama, que antes não tinha muita graça, agora exibe orgulhosamente o papel de parede florido da branco.empresa que pertence à família de Guilherme. Aliás, seu gosto por arquitetura e design está no DNA:

“Esses temas fazem parte da minha vida desde sempre. Meu avô materno era arquiteto, formado na FAU em uma época importantíssima na arquitetura brasileira. Ele passou essa paixão para a minha mãe, que teve uma loja de decoração e sempre decorou as casas em que morei na infância. Já meu avô paterno fundou em 1967 a Bobinex, fábrica de papel de parede, onde meu pai trabalha desde muito cedo. Cresci indo para a fábrica e participando do lançamento das coleções, da escolha dos papéis à produção das fotos. Cheguei a trabalhar lá por alguns anos até que meu irmão, Rafael Trindade, criou a marca branco. e me convidou para fazer parte dessa segunda empresa.”, conta o morador.

30-decoracao-corredor-prateleiras-concreto-papel-de-parede

31-decoracao-corredor-prateleiras-concreto-papel-de-parede

32-decoracao-quarto-de-bebe-papel-de-parede-marca-branco

33-decoracao-quarto-de-bebe-papel-de-parede-marca-branco

35-decoracao-quarto-de-bebe-quadros-tons-azul

34-decoracao-quarto-de-bebe-sofa-estampado-quadros

36-decoracao-quarto-de-bebe-quadros-tons-azul

A montagem do quartinho de Francisco também foi uma mudança bem-vinda. “Achei muito legal pensar nesse espaço para ele. Começamos escolhendo o papel de parede, é claro, pelo qual sempre fui apaixonada.”, Laura explica. As cores da estampa de mapa-múndi inspiraram os outros detalhes da decoração, como os nichos que organizam bonecos e os quadros com molduras bem clarinhas. Para completar o cômodo, entraram em cena dois móveis de valor inestimável para a família: o berço e a cômoda de madeira que foram usados por Guilherme e também por Rafael, seu irmão. “Passei o dia inteiro, já beeem grávida, com minha mãe e um ajudante para finalizar as coisas, pendurar cortina, lustre, quadros… foi divertido.”.

O apartamento de Laura e Guilherme é um exemplo de como as referências e as histórias de vida de duas pessoas podem se cruzar lindamente para criar uma casa autêntica, interessante e que, acima de tudo, acolhe seus moradores da melhor forma possível.

fim-final

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 8 Comentários

  1. Acho que esse é o ap que mais gostei!!! 🙂

    Responder
    • Eba Mariane!!!! A casa da Laura e do Guilherme é muito linda e cheia de personalidade. Também adoramos essa história! beijos

      Responder
  2. Que papel de parede lindo!!! Arrasou! Não conhecia essa marca… adorei.

    Responder
    • Oi Karen, tudo bem? Realmente a branco. tem papéis de parede lindos! Depois entra no site deles para conhecer melhor, vale a pena 🙂
      beijos!

      Responder
  3. Parabéns meninas por nos transmitir durante esses dois anos tantas histórias de casas encantadoras e inspiradoras. Vocês são merecedoras de muito sucesso. 🙂

    Responder
    • Oi Mary! Tudo bom? 🙂
      Muito obrigada!!!! Ficamos tão felizes de poder contar histórias tão inspiradoras como essas que contamos até hoje.
      Você não sabe o quanto nos emociona ver comentários como o seu, de pessoas que seguem, acompanham e acreditam no nosso trabalho. Obrigada!!!! Beijos

      Responder
  4. Adorei tudo!!!! Queria saber onde a moradora comprou o quadro do sistema solar… Abs

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags