Reforma cheia de ideias

Um apartamento pequeno que mudou totalmente após a obra

Foram quase oito anos criando coragem e juntando dinheiro até que o assessor Paulo finalmente decidiu reformar seu apartamento antigo em frente à Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. “Desde que me mudei sabia que o apê precisava de reformas, então durante esses anos fui economizando com esse objetivo. Foi algo a longo prazo, mas sempre achei que o imóvel tinha potencial para ser um espaço mais acolhedor e integrado.”, ele conta. Mesmo sem saber direito por onde começar, o morador tomou a decisão mais acertada possível: entregou o projeto e a obra nas mãos do escritório INÁ Arquitetura.

Paulo queria muito integrar a cozinha e a sala para que o apartamento parecesse maior, então esse foi o ponto de partida adotado pelos arquitetos. Com a retirada de algumas paredes e o deslocamento de outras, de repente os 57m² do imóvel ganharam amplitude e iluminação natural de sobra – o quarto, por exemplo, foi reduzido para deixar a área social ainda mais confortável. A reforma foi rápida e objetiva, do jeito que o morador sonhava. Em apenas dois meses e dois dias o apê se transformou por completo e conquistou um visual urbano, com direito a vigas e pilares de concreto, tubulação elétrica à mostra e marcenaria sob medida.

01-decoracao-apartamento-pequeno-reformado-sala-estar-2

02-decoracao-apartamento-pequeno-sala-mesa-lateral-madeira-2

03-decoracao-apartamento-pequeno-mesa-de-centro-estreita-2

04-decoracao-apartamento-pequeno-movel-tv-compensado-cactos-2

05-decoracao-apartamento-plantas-cactos-suculentas

Antes do projeto o morador havia separado algumas referências bacanas encontradas em revistas de decoração, porém um novo mundo se abriu quando a equipe do INÁ lhe apresentou o Pinterest. “Foi quando comecei a fazer um catálogo das minhas preferências pessoais para direcioná-los. Eles também me levaram a uma fábrica de ladrilhos hidráulicos e em algumas lojas que não conhecia, o que tornou essa experiência bastante interessante.”, lembra ele. No fim das contas os ladrilhos foram parar no piso da cozinha em diferentes tons de cinza, criando uma brincadeira que valoriza os armários com portas azuis.

Como boa parte de suas economias foi usada na obra em si, Paulo preferiu escolher os móveis aos poucos, priorizando peças que se encaixassem bem no espaço e trouxessem conforto. O sofá, que o acompanha há tempos, já sobreviveu a grandes aventuras, mas nada que uma troca de tecido não pudesse solucionar. As plantinhas também merecem um cuidado especial, principalmente os cactos e suculentas, heranças preciosas da avó do morador.

06-decoracao-apartamento-pequeno-cozinha-integrada-ladrilhos-2

07-decoracao-apartamento-pequeno-sala-jantar-mesa-redonda-2

08-decoracao-apartamento-pequeno-cozinha-integrada-ladrilhos-2

09-decoracao-cozinha-pequena-armario-compensado-azul-2

Animadíssimo com o resultado do projeto e com a oportunidade de receber os amigos com mais conforto, Paulo diz que seu apartamento parece outro, de tão diferente. “Realmente parece um novo lugar. É outro nível de aconchego e de possibilidades de uso, principalmente para reunir família e amigos. Gosto em especial das vigas e colunas expostas. Acho que são lembretes das estruturas nem sempre visíveis e nem sempre apreciadas que sustentam os prédios e apartamentos onde vivemos. É uma lembrança de todo o trabalho realizado décadas atrás, por pessoas que eu nunca vou poder conhecer ou agradecer.”, explica.

Com a cozinha nova Paulo até se anima a preparar receitas que antes não dominava, como essa deliciosa massa com molho pesto. Confira a receita completa após as fotos.

10-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-ingredientes

11-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-manjericao

12-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-manjericao

13-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-ingredientes

14-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto

15-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-macarrao

16-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-macarrao

17-decoracao-cozinha-receita-molho-pesto-macarrao

Massa ao molho pesto

Ingredientes:

• 1 maço de manjericão
• 2 colheres de sopa de queijo ralado
• 1 dente de alho
• azeite a gosto
• sal a gosto
• 50g de nozes
• massa de sua preferência

Modo de preparo:

  1. Separe as folhas do manjericão e coloque-as no pilão, juntamente com o alho.
  2. Com uma pitada de sal, macere as folhas e o alho.
  3. Acrescente as nozes, o parmesão e amasse mais um pouco.
  4. Despeje o azeite aos poucos e continue amassando a mistura até chegar a uma consistência de molho, com a textura de sua preferência.
  5. Cozinhe a massa até ela ficar al dente e escorra a água.
  6. Acrescente o pesto à massa e misture antes de servir.

.

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Amei tudo e essa massa…humm <3

    Responder
  2. Que comentário interessante e realmente verdadeiro que o morador fez sobre as vigas do prédio. E que fotos maravilhosas!

    Responder
    • Oi Andréa, tudo bem? Verdade, né? As vigas e colunas de concreto nos mostram um pouquinho mais daquilo que geralmente fica escondidinho. Nós somos fãs dessas estruturas à mostra 🙂 beijos

      Responder
  3. Oi, sou apaixonada por essa cozinha, porém moro bem longe pra contratar a mesma equipe. Queria saber se conseguem a informação do tom de azul, que achei um charme. Encontrei a cor Azul Real e achei bem parecida, mas queria saber se é ela mesma.

    Responder
    • Oi Ana, tudo bom?
      Um amor essa cozinha mesmo! Temos o contato da marcenaria, mas não temos o nome da Formica. De repente você pode checar com eles. Marcenaria Zeno e Fernando, (11) 93010-0093 ou (11) 98567-1325. Bjs!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Na Cozinha

Tags