Em busca do ar-condicionado perfeito

Um manual com os principais modelos e muitas ideias bacanas

Todos os anos, quando o verão se aproxima, os dias quentes nos fazem sonhar com a brilhante ideia: ‘Bem que eu podia ter um ar-condicionado em casa!’. Muito além de um simples capricho, ter um ar-condicionado significa conquistar bem-estar no lugar que mais interessa, seu lar – e vamos combinar que o conforto dentro de casa nunca foi tão importante quanto agora. A solução pode até parecer um exagero para quem vive em regiões com temperaturas mais amenas, porém quem sofre com o calor descomunal dos trópicos sabe o valor que um ar geladinho tem.

A grande dúvida é: Por onde devo começar? Para te ajudar nessa empreitada, nos unimos ao site Arcondicionado.com.br e criamos esse pequeno manual falando um pouco sobre cada modelo de ar-condicionado. Assim fica mais fácil saber qual é a opção ideal para o seu espaço e o que é preciso para fazer a instalação. De quebra, também estamos dando dicas de como inserir os aparelhos na decoração de forma linda e criativa. Vem com a gente…

05-decoracao-ar-condicionado-aparelho-camuflado-parede-piso-teto

09-decoracao-sala-jantar-espelho-cadeira-rosa

04-decoracao-ar-condicionado-aparelho-camuflado-parede

Ar-condicionado na decoração

Vamos admitir que ar-condicionado e decoração nem sempre combinaram, porém com os novos aparelhos disponíveis no mercado, mais enxutos e bem mais bonitos, ficou fácil incluir esses elementos no espaço sem comprometer seu visual. Para comprovar nossa teoria, ao longo do post reunimos algumas inspirações de casas publicadas aqui no blog que trazem ideias inteligentes para solucionar esse dilema. As principais são:

* Instalar o aparelho Split em uma parede cheia de quadros, como fez a arquiteta Flavia Schikmann em seu apartamento. Dessa forma o volume da peça se mescla às molduras, criando uma composição interessante.

* Colocar uma prateleira de marcenaria logo abaixo do aparelho, sem atrapalhar a saída de ar, é claro. A arquiteta Regina Strumpf aderiu a essa solução para disfarçar o ar-condicionado em sua sala de estar.

* Pintar o aparelho Split com a mesma cor da parede de fundo. Em seu apê, a designer Drê Magalhães escolheu tinta automotiva preta para fazer a peça se camuflar completamente nos tijolinhos.

01-decoracao-ar-condicionado-aparelho-camuflado-parede

02-decoracao-ar-condicionado-aparelho-camuflado-parede

03-decoracao-ar-condicionado-aparelho-camuflado-parede

decoracao-apartamento-urbano-cores-historiasdecasa-11

Os principais modelos

Ar-condicionado Split: Pode reparar que esse é um dos modelos mais utilizados em apês. Isso porque sua capacidade é alta e também porque seu visual não compromete a decoração. Essa opção é composta por duas partes, a evaporadora (aparelho que fica à mostra na parede e libera o ar gelado) e a condensadora (que deve ser instalada em uma área externa ou com abertura para fora, como as varandas).

Ar-condicionado Split Inverter: Esse modelo é basicamente uma evolução da versão acima, então também é composto por dois aparelhos. A grande diferença está na tecnologia Inverter, que garante mais economia de energia e menor ruído.

Ar-condicionado Piso Teto: Apesar de ser mais usado em ambientes comerciais, esse tipo de sistema é eficaz em residências também, pois consegue climatizar grandes áreas em pouco tempo. Ou seja, quem tem uma sala de estar generosa pode preferi-lo.

Ar-condicionado de janela: Normalmente esses modelos exigem um buraco na parede para serem instalados, pois seu funcionamento é menos tecnológico. A face voltada para o ambiente retira o ar quente e o transfere para fora, por isso a capacidade é inferior. Quem não pode furar a parede tem a opção de inutilizar uma janela pequena para fazer essa instalação.

Ar-condicionado portátil: Uma opção certeira para quem quer o conforto das temperaturas mais fresquinhas, mas evitando qualquer tipo de quebra-quebra. Também vale para quem mora em prédios antigos que não permitem mudanças estruturais. Além disso, o aparelho ocupa pouco espaço e pode circular pela casa, pois vem equipado com rodízios.

Vale a pena lembrar que antes de qualquer coisa é preciso calcular corretamente qual é a necessidade do seu espaço para saber que modelo e capacidade você precisa. Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário aí embaixo que nós respondemos.

Essa matéria é um oferecimento da marca Arcondicionado.com.br, que também acredita que boas histórias podem ser contadas em conjunto.

.

Fotos por 1 (capa), 5 e 6. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia | 2, 3, 4 e 8. Alessandro Guimarães | 7. Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. Oi pessoal! Fiquei curiosa para saber qual é o modelo de ar-condicionado da primeira foto. Reparei que ele é um pouquinho diferente dos outros… Beijos

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags