O Top 6 do Pinterest

Inspire-se com as principais tendências de decoração do site

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

Quem nunca perdeu a noção do tempo enquanto navegava pelo Pinterest? Por lá é possível encontrar referências e ideias para qualquer estilo, inclusive projetos de faça você mesmo, capazes de mudar a cara de um cômodo num piscar de olhos. Na matéria de hoje nos inspiramos nas seis principais tendências em alta no Pinterest para selecionar ambientes incríveis que já foram publicados por aqui. Os destaques são: pisos geométricos, décor escandinavo, tons de cinza usados em diversos contextos, almofadas estampadas, objetos artesanais e flâmulas de tecido ou tapeçarias. Com certeza alguma delas se encaixa perfeitamente no seu cantinho! Olha só…

Por onde piso : Revestimentos com estampas geométricas

Incluir geometria nos ambientes é um ótimo recurso para agregar elementos de maneira mais clean. E o melhor é que há diversas maneiras de fazer isso, de quadros e pôsteres com linhas retas predominantes até pisos e revestimentos. Nestes casos, as formas podem ser estampadas no material ou contornar o próprio molde dos ladrilhos, como nas versões hexagonais, que têm um efeito estético lindo. Para um resultado mais sóbrio, use apenas uma cor, mas se quiser ousar aposte em uma mistura de tons complementares ou um degradê.

03-decoracao-ladrilho-hidraulico-azul-varanda-thonet

08-decoracao-cozinha-piso-ladrilho-hidraulico-hexagonal-verde

decoracao-historiasdecasa-apartamentoduplex-moderno-12

Sabedoria escandinava : Decoração no estilo nórdico

Esse é o estilo queridinho do momento e suas principais características são o minimalismo, o uso de madeiras claras, as tonalidades neutras e os móveis de linha reta – ou seja, uma receita infalível para quem busca um lar que transmita calma. Para criar um recanto com essa identidade nórdica, invista em poucas peças; tons como branco, cinza e preto; e tecidos naturais, a exemplo do algodão e da lã. Ao incluir cor, prefira concentrá-las em pontos estratégicos, como quadros e objetos, para que se integrem naturalmente ao conjunto. Mas você também pode fazer do seu jeito: crie sua própria versão escandinava incluindo toques industriais, rústicos ou cores quentes, como nestes ambientes que selecionamos.

03-decoracao-apartamento-estante-suspensa-poltrona-couro

14-decoracao-sala-estar-poltrona-oscar-sergio-rodrigues

Vai com tudo : O cinza como pano de fundo

Poucas cores são tão democráticas quanto o cinza. Esse curinga se dá bem com o rosa, criando um clima romântico; com o verde, para dar frescor e sensação de integração com a natureza; com o azul, para acalmar; e com qualquer outro tom, pois ele é um perfeito coadjuvante. Uma dica é usá-lo em paredes e móveis maiores, como um sofá, por exemplo – veja nos ambientes abaixo. Outra forma de acertar na escolha é combinar tons frios com frios e quentes com quentes, por isso vale lembrar que há uma imensa variedade de cinzas, dos mais claros, próximos ao branco, até os considerados quentes, como os fendi.

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-03

35-decoracao-quarto-parede-cinza-cama-box-fotografias

09-decoracao-sala-quadros-coloridos-sofa-cinza

Cereja do bolo : Almofadas para renovar os espaços

As almofadas são uma solução rápida e barata para mudar a cara dos espaços. Se você gosta de transitar entre vários estilos ou costuma enjoar do que está à sua volta, tenha sempre algumas opções de capas guardadas. As estampadas estão em alta, mas para usá-las sem monotonia misture desenhos mantendo uma harmonia de cores e mescle-as com modelos lisos, de tecidos e formatos diferentes. Outra dica: quanto mais farto for o estofado, mais vistosas e convidativas as almofadas ficam.

05-decoracao-sala-estar-sofa-vintage-feijao-cores

02-decoracao-copan-sala-sofa-cinza

Feito com afeto : Peças artesanais de pequenos produtores

Decoração com memória. De tão comum, essa expressão até parece meio óbvia. Afinal, todos nós gostamos de colocar detalhes afetivos e humanos em casa, mas a verdade é que os objetos feitos à mão ou que sejam, de alguma forma, artesanais, têm ganhado cada vez mais espaço sobre mesas, sofás e também nas paredes, como os quadros e adornos que você vê nas imagens abaixo. Mas o que isso agrega no lar? É aquela sensação boa de saber que a peça tem uma história e que alguém se dedicou somente a ela para que você pudesse usá-la. Geralmente são objetos com características bem marcantes e, por isso, ideais para arrematar a decoração.

decoracao-historiasdecasa-robertahandmade-27

06-decoracao-apartamento-tijolinho-branco-artesanato-rosenbaum

06-decoracao-quadros-colorido-bordado-sala

Saindo do comum : Flâmulas e tapeçarias para enfeitar

As flâmulas de tecido e peças de tapeçaria são ótimas alternativas aos quadros. Seguindo a tendência da valorização do trabalho manual, esses elementos podem ser incluídos na casa de vários jeitos: dentro de uma moldura, com ou sem vidro; em formato de flâmula, com desenhos, palavras e frases; ou mesmo “cru”, como é o caso do crochê com cara de desgastado que você vê abaixo. As possibilidades são muitas e você pode brincar com as texturas, tamanhos, formatos e cores para criar aquele ar despretensioso.

19-decoracao-sala-de-tv-estante-preta-denise-mikowski

decoracao-edicula-isadora-historiasdecasa-25

35-decoracao-estante-prateleiras-branco

Fotos por: 1 (capa), 7 a 11, 13, 14 e 15. Alessandro Guimarães | 2, 5, 6 e 12. Luiza Florenzano | 3 e 17. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia | 4 e 16. Rafaela Paoli

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags