Last Updated on: 15th abril 2021, 04:12 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Já faz um ano que Daniela, designer e empresária, e Rafaela, também designer, vivem juntas em um apartamento leve e luminoso na Vila Mariana, mas a decoração do espaço parece evoluir a cada dia. O imóvel novinho em folha foi entregue a elas ainda no contrapiso, então a reforma começou praticamente do zero. Algumas paredes vieram abaixo, revestimentos acolhedores entraram em cena, toques coloridos trouxeram alegria… tudo para que o apê traduzisse a personalidade das moradoras da melhor maneira possível.

Antes de se deparar com esse apartamento, Dani passou meses e meses procurando uma casa de vila, porém aos poucos ela foi abrindo seu olhar para outras possibilidades: “Eu nunca tinha morado em prédio, então estava fugindo disso. Até que passei em frente a esse e resolvi entrar. Fiquei apaixonada pela vista, que me dava uma sensação de liberdade, e a localização contou muito. Esse bairro é calmo e temos o parque Ibirapuera muito perto, além de ser um lugar conhecido por nós, pois a Rafa morava na esquina de cima”, ela conta.

01-decoracao-apartamento-integrado-marcenaria-sala-estar-estante

02-decoracao-apartamento-integrado-sala-poltronas-oscar-sergio-rodrigues

03-decoracao-plantas-no-apartamento-cachepo-tecido

04-decoracao-apartamento-integrado-marcenaria-sala-estar-balanco

05-decoracao-marcenaria-sala-estar-estante-livros-organizados-por-cor

07-decoracao-apartamento-retrato-dani-lorenzetti-rafa-mendonca

06-decoracao-apartamento-integrado-balanco-na-sala

08-decoracao-banco-industrial-vitrola-antiga-discos

09-decoracao-banco-industrial-vitrola-antiga-revistas

Dani e Rafa tinham várias referências e planos em mente, porém para transformar tudo isso em realidade elas precisavam de ajuda – principalmente nas mudanças estruturais e na hora de acompanhar a obra. Foi aí que as moradoras pensaram em Luciana Fioratti, sócia de Luiza Biagi Simões no 2L Arquitetura. “Eu conheci a Lu por uma amiga em comum e acabamos dividindo a mesma sala em um coworking durante quase um ano. Assim pude entender melhor seu trabalho e percebi que o estilo delas tinha tudo a ver com o nosso”, explica Dani.

A sala do apartamento dobrou de tamanho quando a parede que isolava a cozinha foi removida e a varanda foi integrada ao espaço, transformando a área social em um único ambiente, com direito a churrasqueira, plantinhas e até mesmo um divertido balanço. Para que essa grande mudança funcionasse, as arquitetas previram um fechamento de vidro no vão da varanda e o nivelamento do piso – agora um assoalho de madeira clarinha que ‘sobe’ pela parede da sala de jantar, camuflando a porta do corredor.

10-decoracao-apartamento-retrato-dani-lorenzetti-rafa-mendonca

12-decoracao-apartamento-varanda-integrada-cortina-plantas-samambaia

13-decoracao-apartamento-varanda-integrada-churrasqueira-ladrilhos-hidraulicos

14-decoracao-apartamento-varanda-integrada-churrasqueira-ladrilhos-hidraulicos

15-decoracao-apartamento-varanda-integrada-plantas-jardim-interno

16-decoracao-apartamento-varanda-integrada-plantas-jardim-interno

Apesar de a maioria dos móveis ser nova, as moradoras também preservaram relíquias de família, como a mesa de costura da marca Singer, herança da avó de Dani que hoje apoia plantas na varanda, ou as cadeiras verdes de ferro, vindas da casa de seus pais. “Trouxe também uma antiga vitrola e lembro dos meus pais ouvindo discos nela em nossa primeira casa. Faz anos que a ‘roubei’ e agora conseguimos fazê-la funcionar”, a designer diz. Rafa trouxe na bagagem o quadro ‘Sempre algo entre nós’, presente de uma amiga emoldurado sem fundo de propósito para deixar à mostra a textura de madeira do painel.

Dani e Rafa têm um carinho especial por cada um desses tesouros, mas sem dúvidas a grande estrela do apê é a geladeira vintage azul, um presente da irmã de Dani, reformada por elas para abrigar garrafas de cerveja dos mais variados tipos. “Alguns meses antes de mudarmos, eu comecei um curso de marcenaria e coloquei na cabeça que faria um aparador para a sala. Fiquei muito feliz com o resultado e hoje ele completa o espaço bem ao lado da nossa queridinha, a geladeira”, brinca Dani. A escolha de tons neutros e móveis contemporâneos foi feita para contrabalancear os itens e cores mais ousadas, como o azul da peça antiguinha. A cortina de plantas na varanda é outro destaque da decoração: além de trazer privacidade em relação aos vizinhos, elas deixam a sala mais cheia de vida.

17-decoracao-apartamento-sala-integrada-painel-de-madeira

18-decoracao-apartamento-sala-de-jantar-painel-de-madeira

19-decoracao-apartamento-sala-de-jantar-painel-de-madeira

20-decoracao-apartamento-sala-de-jantar-bandejas-hexagonais

21-decoracao-apartamento-sala-de-jantar-geladeira-vintage

Com a ajuda de cores suaves, móveis bem confortáveis e detalhes delicados espalhados por cada canto do apê, Dani e Rafa criaram um lar que abraça e acolhe – tanto que elas brincam que agora mal têm vontade de sair de casa. Também pudera!

Se você ficou curioso para ver mais fotos, não deixe de conferir o Capítulo 2 clicando abaixo. 

Fotos por Rafaela Paoli

CONTINUA