Valor artesanal | Capítulo 1

Decoração que celebra o trabalho manual e as texturas rústicas

Esse post faz parte de uma série de matérias produzidas em parceria com a BOOBAM para comemorar a entrada de novas lojas na categoria ‘Objetos de decoração’ do site. A Boobam é um lugar para descobrir, comprar e vender  peças de design contemporâneo brasileiro. Ao longo da semana vamos contar mais, então fiquem de olho… 

A bicicleta estacionada ao lado da porta de entrada é uma pista do estilo de vida adotado pela arquiteta e ceramista Nathalia Favaro, moradora de um apartamento acolhedor na Pompeia, em São Paulo. Desde que se mudou para o endereço, há cerca de três anos, ela já orquestrou grandes mudanças na decoração, experimentando, sem pressa, diferentes maneiras de interagir com os espaços. “Sinto que criei para mim uma casa-ateliê, onde tudo é matéria poética: o ato de cozinhar, meu trabalho com cerâmica, minhas plantas, tudo! ”.

O encontro com o apê aconteceu por acaso, já que Nathalia não estava exatamente procurando, mas depois que a arquiteta visitou o imóvel e conheceu todo seu potencial, ela logo começou a fazer planos e imaginar uma nova vida ali. “Na época havia dois apartamentos livres com a mesma metragem, porém um deles estava reformado e o outro nunca tinha passado por uma reforma. Não tive dúvidas: queria o mais velhinho”, ela lembra. A claridade do lugar a encantou, mas foi a possibilidade de transformar os ambientes e deixá-los com a sua cara que a convenceu a investir no apartamento antigo.

01-decoracao-apartamento-entrada-bicicleta-bau-antigo

06-2-decoracao-apartamento-integrado-piso-granilite-branco

07-decoracao-apartamento-cristaleira-vintage-plantas-vasos

08-decoracao-apartamento-cristaleira-vintage-ceramica-artesanal
Vasos Geométricos, de cerâmica, criados por Nathalia Favaro

02-decoracao-apartamento-integrado-tapete-estampado-plantas-2

03-decoracao-apartamento-sala-sofa-lona-almofadas-trico
Almofadas em tricot artesanal da Señorita Galante
05-decoracao-apartamento-integrado-arquiteta-nathalia-favaro
Caneca em cerâmica esmaltada da Noni SP
16-decoracao-pratos-de-parede-handmade-boobam
Prato ILUSTRADOS 3, com colagens de cores, desenhos e fotografias da designer Paula Juchem

Na maioria das reformas que idealiza com a Vitrô Arquitetura, seu escritório, Nathalia trabalha com o conceito de tirar, mais do que colocar, portanto em sua casa não seria diferente. Além de subtrair as paredes que separavam a sala e a cozinha, a moradora apostou em acabamentos simples e rústicos, como os tijolinhos originais do prédio, expostos em diversos trechos do apê após as camadas de reboco serem removidas. Para unificar ainda mais os espaços integrados, a arquiteta aplicou o mesmo piso em todos os cômodos. O material escolhido foi o granilite branco, pois é fácil de manter e de quebra amplifica a iluminação natural.

A decoração em si mistura peças garimpadas em diferentes momentos: certos móveis vieram do endereço antigo, outros foram achados preciosos em lojas que estavam fazendo troca de mostruário e alguns são presentes – um exemplo é a cristaleira que o pai de Nathalia descobriu em um passeio pelo bairro Ipiranga e comprou para ela. “O móvel da TV na sala tem a história mais engraçada, pois ele é a caixa das peças do elevador que trocamos no meu prédio. Durante a troca eu vi o caixote e na hora pedi para o porteiro guardá-lo para mim”, ela conta.

Peças artesanais, como bowls, vasos e pequenas esculturas de cerâmica criadas por artistas que admira ou por ela própria, também pontuam a sala, trazendo à tona o toque manual e rústico que Nathalia tanto gosta. Além de todas essas texturas e cores evocando o universo natural, o apartamento tem um jardim interno composto por vasos e folhagens de vários portes. “Eu sempre mexi com plantas, desde pequena. Meus pais são muito ligados ao cultivo e eu herdei essa paixão, então a maioria das espécies que tenho são mudas que eles me deram”.

10-decoracao-apartamento-integrado-sofa-lona-almofadas-trico

04-decoracao-historias-de-casa-ceramica-artesanal-boobam
Objetos decorativos Fungos de Mesa, de cerâmica, criados por Nathalia Favaro

12-decoracao-apartamento-integrado-sofa-lona-almofadas-trico

13-decoracao-apartamento-integrado-concreto-tijolinho-granilite

14-decoracao-apartamento-sala-poltrona-paulistano-couro

15-decoracao-apartamento-movel-compensado-aglomerado-quadros
Vaso É Ele, da designer Paula Juchem
16-decoracao-pratos-mapas-mauricio-arruda-boobam
Linha de pratos ilustrados +55 11, de Maurício Arruda

A reforma do apartamento de Nathalia não foi apenas uma reforma – foi a criação de um lar. Um lar que nunca para de se transformar, que permite a liberdade de morar e moldar sem regras, que valoriza a história por trás da construção e que celebra o artesanal em todas as suas formas. É uma síntese do slow living, de simplesmente viver com o necessário e de um jeito mais leve, mais devagar…

Quem está gostando do passeio vai adorar o Capítulo 2, com mais detalhes. É só clicar no ‘Continua’…

Continua-final

modelo-banner-footer-final-boobam

Fotos por Gisele Rampazzo | Agradecimentos: Tapete Square Foot & arranjo de flores Estúdio Seiva

Deixe seu comentário 16 Comentários

  1. Td lindo, mas o sofá me deixou apaixonado!

    Responder
  2. Olá. Tudo lindo. Onde eu acho ea cristaleira?

    Responder
    • Oi Natalia, tudo bom?
      Esse apê é realmente encantador. A cristaleira foi um presente do pai da moradora, então vai ser mais difícil descobrir a loja. Se conseguirmos a gente te conta. Beijos

      Responder
  3. Olá!

    Vocês saberiam dizer qual empresa fez o piso de granilite e o código da amostra? Vou começar uma reforma e estou pesquisando materiais, o granilite é uma forte opção. Se a proprietária puder, também gostaria de saber o que ela achou do material em termos de custo benefício e durabilidade. Dizem que no granilite costumam aparacer algumas rachaduras.

    Muito obrigada

    Responder
  4. Oi!!
    Muito obrigada pelo retorno e atenção de vocês.
    O site é demais! beijos

    Responder
  5. Rack da sala diferente e lindo, enfim tudo lindo

    Responder
  6. Olá pessoal, curtimos demais esse apê, parabéns pela escolha. Gostaríamos de saber de onde veio o tapete da sala, que aliás, é incrível !!
    Adoramos o trabalho que vocês desenvolvem, quem sabe um dia não rola uma visita de vocês no nosso apê novo aqui em Curitiba. Abraços, Felipe e Camile!!

    Responder
    • Oi Felipe, tudo bom?
      O tapete realmente fez toda a diferença na decoração do apê! 🙂 Ele é da marca Square Foot, segue o site: http://squarefoot.com.br/
      Que alegria saber que vocês curtem e acompanham o blog. Obrigada!!! Tomara que a gente consiga ir pra Curitiba logo, rs…
      Beijos

      Responder
  7. Eu gostei de tudo, inclusive do detalhe da cristaleira, gostaria de saber onde comprou o sofá? Obrigada. Cecília

    Responder
  8. Olá, tudo bem?
    De onde é o tapete azul? Obrigada!

    Responder
  9. Tudo lindo como sempre! 🙂
    Vocês sabem onde ela comprou esses vasos de plantas que parecem de tecido?
    Obrigada!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags