Cozinha integrada com boas soluções

Um espaço repaginado com muitas ideias bacanas de arquitetura

Se os antigos moradores desse apartamento o vissem agora, dificilmente o reconheceriam. Isso porque a arquiteta Lua Nitsche, que comprou o imóvel há cerca de doze anos, transformou por completo a atmosfera do lugar, criando uma nova relação entre os espaços e suas funções. Totalmente abandonado, com janelas quebradas, azulejos caindo aos pedaços e um carpete cheio de manchas, o apê parecia não ter solução, porém em apenas quatro meses de obra a arquiteta realizou a façanha de criar ambientes iluminados, integrados e com boas doses de cor.

A maior parte dos acabamentos foi substituída ou simplesmente removida para deixar à mostra o concreto da estrutura do prédio, mas a mudança mais impressionante da reforma aconteceu na cozinha. “Nunca morei em uma casa que tivesse a cozinha separada da sala, então nem saberia dizer como é. Me parece absurdo separar a área de cozinhar e comer das demais áreas. Afinal comer e cozinhar são atividades agregadoras, por que separá-las ou isolá-las? Ainda mais em um ambiente de vida íntima, como uma casa ou um apartamento”.

Depois de remover as paredes, a moradora elegeu materiais simples e móveis interessantes para completar o espaço – as cadeiras da mesa de jantar, por exemplo, foram compradas em um antiquário pela mãe de Lua e a cristaleira antiga foi trazida do endereço anterior da arquiteta. São detalhes como esses que trazem uma sensação de aconchego à família. “Para mim o apê é acolhedor porque é a minha casa! Acho que um ambiente acolhedor é um ambiente que tem expressão, vida: desenhos de criança na geladeira, produtos da despensa à vista, louças expostas, luz quente, materiais naturais…”

01-decoracao-sala-estar-integrada-pilares-concreto

02-decoracao-sala-estar-integrada-pilares-concreto

03-decoracao-sala-estar-integrada-concreto-cristaleira-antiga

04-decoracao-cozinha-integrada-pilares-concreto-parede-rosa

05-decoracao-cozinha-integrada-mesa-madeira-parede-rosa

Boas ideias para uma cozinha integrada

* Materiais simples, mas com personalidade: A escolha dos acabamentos fez toda a diferença no apartamento de Lua, principalmente porque ela fugiu do óbvio nessa seleção. As paredes receberam pintura esmalte brilhante para resistir à gordura e facilitar a limpeza; o piso é de pedra São Tomé não polida, pois segundo a moradora ela envelhece bem, não escorrega e fica bonita mesmo manchada; e a bancada de granito preto é neutra e também esconde manchas.

* Mesa suspensa: O móvel foi desenhado por Lua e consiste em uma viga metálica fixada nos pilares de concreto e um tampo de madeira Teka. “Gostamos muito da mesa, por ela não ter pés e por ser comprida e generosa. É multifuncional – serve para comer, estudar, jogar…”

* Armários abertos: Os armários, sem portas, são de Formica e foram feitos pelo marceneiro de Lua – a solução é mais barata, mais resistente e mais funcional que a maioria dos gabinetes produzidos em lojas de móveis planejados. “Dentro de casa as coisas devem funcionar bem, então quanto menos portas, melhor. O apartamento inteiro tem poucas portas e poucas divisões. Assim é muito mais simples achar as coisas, sejam utensílios ou ingredientes, e também mais fácil ver o que precisamos do supermercado… gosto de facilitar minha vida”.

* Brincadeiras são permitidas: “Penso na casa para mim e para as minhas filhas no dia a dia”, Lua diz. É por isso que as meninas, Olivia e Aurora, são livres para interagir e se divertir com o apê. Além dos desenhos e brinquedos espalhados sem cerimônia pelo espaço, as irmãs ainda fazem dos pilares de concreto uma ‘torre de escalada’, onde praticam as atividades aprendidas em suas aulas de circo.

06-decoracao-cozinha-integrada-mesa-madeira-em-balanco

07-decoracao-projeto-reforma-apartamento-lua-nitsche

08-decoracao-projeto-reforma-apartamento-cozinha-integrada

09-decoracao-cozinha-integrada-armario-sem-portas-parede-rosa

10-decoracao-cozinha-integrada-armario-sem-portas-laranja

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 4 Comentários

  1. Adorei! Vocês vão mostrar o restante do apê? Diz que siiiimmmm!!!

    Responder
    • Oi Adriana! Tudo bom? Ótimas as ideias né? Como o foco desse post é a cozinha, não vamos mostrar o restante, 🙁 Mas vamos anotar sua sugestão para uma próxima.
      Bjs

      Responder
  2. Ola meninas, como vcs estao? Que grande alegria este blog me proporciona, que casa maravilhosa, isso que é morar bem, nao tem luxo, porém , tem algo muito melhor,, mais caro que é beleza, fluidez e funcionalidade, amei as cores, a pedra do piso da cozinha, a madeira teka que a mim é tao especial. Parabéns a moradora e a vcs meninas por terem um trabalho tao especial como este. Obrigada. Maria Selma

    Responder
    • Oi!!! Por aqui tudo ótimo e você?
      Ficamos felizes que você tenha gostado do apê e desse novo formato de matérias, com mais dicas práticas! 🙂 A decoração da Lua realmente tem um quê especial. Obrigada pelas palavras carinhosas! Beijão

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags