Verão dentro de casa

Ideias de decoração criativas para curtir a estação

Oi, eu sou a Andressa Trindade, jornalista e colaboradora do Histórias de Casa. Nessa coluna vou trazer várias dicas bacanas de decoração. Acompanhem… (Dica: clicando nas fotos você confere as matérias completas de cada casa!)

A estação mais aguardada do ano não precisa se limitar à praia ou aos parques, pois há vários truques espertos que ajudam a deixar a casa mais refrescante e cheia de vida de verão a verão. Tendo ou não uma varanda ou um jardim, é possível colocar boas ideias em prática, como redes de balanço, plantas, chuveirão e até mesmo transformar o terraço em um espaço de estar. Não se esqueça, é claro, de deixar a decoração em sintonia com a época do ano: objetos com clima praiano, muito azul e verde para trazer frescor e janelas sempre abertas para receber sol e brisa são imprescindíveis. Veja mais sugestões a seguir:

Lavar a alma

Para quem não tem piscina e tampouco mora no litoral, uma sugestão para dar alento nos dias quentes é o chuveirão. Estes dois modelos abaixo foram instalados em varandas espaçosas, uma coberta e a outra descoberta – mas vale lembrar: se a área for muito pequena, essa opção pode não se encaixar tão bem, então certifique-se que o seu imóvel permite esse tipo de melhoria. Antes de instalar, procure um profissional para checar se há tubulação de água passando por ali e não se esqueça de prever um ralo para escoar a água. Assim dá para usar biquíni dentro de casa, sim!

No balanço do verão

Talvez a cena mais comum de um dia de verão seja uma rede, um livro nas mãos e a brisa que passa para abrandar o calor. As fotos abaixo mostram que essas peças cheias de brasilidade podem ficar do lado de fora da casa, como no quintal e na varanda, ou mesmo no meio da sala, ao lado de uma janela – por que não? Além de ser confortável e fresquinha, atributos importantes principalmente no verão, ela ainda é uma baita peça de decoração, dando um toque relax e aconchegante aos ambientes. Afinal, quem não gostaria de ter uma rede como alternativa ao sofá?

Floresta particular

Nessa estação do ano o verde é tão importante quanto o azul, e na decoração não seria diferente. Veja nas varandas que selecionamos o quanto é possível ser criativo. Se você não tem muito espaço disponível, pendure os vasos com hangers ou ganchos no teto. Essa opção, que pode inclusive cumprir a função de delimitar ambientes, vai bem com plantas como a samambaia e demais espécies pendentes (ou seja, que crescem em direção ao chão). Também dá para prender os vasos com ganchos em uma grade, montando um jardim vertical, ou usar modelos inusitados que deixam as plantinhas de cabeça para baixo. Antes de escolher a posição de cada planta, lembre-se de que cada espécie precisa de uma quantidade específica de luz do sol.

Encontros ao ar livre

Está aquele calor e as visitas estão chegando? Já para o jardim! Se você tem essa opção, não pense duas vezes: dedique-se a criar um canto acolhedor a céu aberto e no meio do verde. Uma ideia é montar algo com clima despretensioso, usando tapetes, esteiras ou tatames com almofadões e redes de balanço, no improviso mesmo. Se quiser investir em algo mais duradouro, vale criar uma sala de estar com mesinha e cadeiras de madeira tratada, plástico ou metal. Como os móveis ficarão expostos ao sol e à chuva, escolha modelos resistentes e específicos para áreas externas. Veja essas dicas aplicadas em espaços lindos:

Fotos por 1 (capa), 2, 5, 6 e 9. Alessandro Guimarães | 3, 4, 7, 12 e 13. Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia | 8. Rafaela Paoli | 10 e 11. Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. Aiii que coisa mais linda! Estou em polvorosa de ter a oportunidade de ver aquela plantinha do lado esquerdo da rede azul (o mesmo ambiente da foto de capa) em uma foto brasileira e poder perguntar qual planta é!!!
    Vejo ela em tantos ambientes gringos (até em seriados) e observei que estão sempre em ambientes internos mas nenhuma floricultura até hoje soube me responder…
    Me ajudaaaa pessoal!! Hahaha

    Responder
    • Oi Virginia, tudo bom?
      Viu que te respondemos no insta esses dias? De qualquer forma, vamos colocar a informação aqui também. 🙂 A planta se chama ‘figueira-lira’ aqui no Brasil. Lá fora costumam chamar de Ficus Lyrata. Ela é vendida em diferentes tamanhos.
      Boa sorte na busca. Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags