Apartamento com clima escandinavo

Inspire-se em uma decoração acolhedora baseada no estilo nórdico

A casa sempre reflete o momento de vida de seus moradores. Prova disso é o apartamento do publicitário Andrés Piza e da designer Patrícia Giufrida, cofundadora da marca de calçados Pége. Na época em que o casal se conheceu, cinco anos atrás, Andrés usava o imóvel como uma república compartilhada com seus amigos de faculdade, então os espaços tinham um clima totalmente diferente. “Quando começamos a namorar, a ideia de morarmos juntos surgiu. E assim gradativamente me tornei uma das moradoras do apê, que já chegou a ter até 6 pessoas”, Patrícia explica. No entanto, a vontade de ter mais privacidade e de deixar a decoração mais bonita os levou a abdicar da república para viver a dois.

Construído nos anos 50, o apartamento ainda conserva alguns elementos daquele período, como o hall de entrada todo envidraçado e o painel de madeira que cobre parte da parede da sala, porém o casal conseguiu deixar os ambientes mais atuais com novos móveis e objetos. Como eles não tinham condições de trocar todo o mobiliário de uma só vez, algumas peças antigas herdadas da família de Andrés continuam sendo usadas na decoração. “A maioria são mesas de madeira escura e pesada, então buscamos colocar objetos delicados e mais leves sobre elas para que combinassem mais com a casa. Temos o sonho de deixar o apê cada dia mais minimalista, mas amamos pequenos detalhes”, eles dizem.

Hoje em dia a decoração do apartamento é um reflexo dessa fase de transição: nem tudo está do jeitinho que o casal imaginou, porém a maior parte das peças traduz suas referências e seu olhar. Tanto Andrés quanto Patrícia se encantam pelo estilo escandinavo, que exalta a simplicidade, mas ao mesmo tempo eles também gostam de casas que contem histórias – por isso as paredes e estantes estão cheias de itens trazidos de viagens e até alguns improvisos, como a escada que serve de apoio a luminárias. “Amamos uma revista do exterior chamada ‘Apartamento’. Com ela eu aprendi muito sobre essa conexão entre o lugar que você mora e a sua história, e acho que ela é uma grande referência de decoração”, Patrícia conta.

3 ideias para ter um apê mais acolhedor

* Texturas e tecidos: Além da pegada escandinava do mobiliário, o apê traz texturas que trazem aconchego – madeira, couro, tapetes macios, uma parede cinza… “Somos viciados em fazer essas pequenas mudanças, e acho que essa mistura de texturas foi algo que aconteceu espontaneamente. Como tudo foi feito aos poucos, elas foram aparecendo porque sentíamos falta de algo”, a moradora explica. Se a sua ideia é conquistar um efeito parecido, que tal começar com itens menores, como almofadas, mantas e pufes?

* Um canto para se jogar: A área livre entre a mesa de jantar e a sala não tinha muita graça até o casal transformar o espaço em um lugar mais informal para receber as pessoas. “Essa é nossa parte favorita da casa. Nada melhor do que nos reunir com nossos amigos deitados no tapete para conversar e ouvir música. O ambiente virou uma área gostosa, onde ficamos mais relaxados”. O primeiro item indispensável para fazer um cantinho assim é um tapete bem macio, então agora você já sabe por onde começar.

* Móveis antigos com novos ares: Mesmo sem pintar ou reformar as peças antigas, foi possível mantê-las na decoração sem comprometer o resultado final. Como a designer comentou acima, um de seus truques para disfarçar esses móveis menos interessantes foi não dar muito destaque a eles, compensando o espaço com outros itens mais legais que desviam a atenção.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 12 Comentários

  1. Simplesmente inspirador! Meu sonho é ter uma casa nesse mesmo estilo, é super acolhedor! ❤

    Responder
  2. Lindo, lindo! Qual é a tinta dessa parede cinza, sabem me informar?

    Responder
    • Oi Paula, tudo bom?
      A moradora nos contou que a tinta é a Suvinil Texturatto Especial Prata Envelhecido. 🙂
      Beijos

      Responder
  3. Lindo e inspirador!
    De onde é este tapete maravilhoso??

    Responder
    • Oi Ana!!! Bem bacana o apê mesmo, adoramos…
      O tapete incrível foi comprado durante uma viagem para o Marrocos. Lá eles têm tapetes de cair o queixo!!! Infelizmente ainda não descobrimos modelos parecidos com esse aqui no Brasil. 🙁
      Beijos

      Responder
  4. Que lindo.
    Sabem me dizer onde encontro esse cabideiro?

    Responder
  5. adorei a capa do sofá! poderiam informar o tecido e onde foi feito? obrigada 🙂

    Responder
    • Oi Carolina, tudo bom?
      Vamos tentar descobrir pra você. No dia das fotos nos pareceu que o sofá era de lona, ou lonita, mas estamos checando com a moradora. 🙂
      Beijos

      Responder
  6. Oi, adorei o sofá, de onde é?

    Responder
    • Oi Anna, tudo bom?
      O sofá é da Etna, porém os moradores fizeram essa capa cinza e encomendaram almofadas mais macias para que o modelo ficasse mais confortável. Então no fim ficou um sofá personalizado. Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags