Last Updated on: 16th maio 2021, 11:01 pm

Deixar a casa linda sem ter que gastar muito é o sonho de todo mundo, por isso quisemos compartilhar nesse post as melhores dicas extraídas do apartamento de 80m² do Lucas Miilher. O arquiteto usou recursos que aprendeu ao longo da profissão, como a pintura das paredes em tons neutros, mas também brincou com ideias espontâneas e feitas no improviso: um banco de pedreiro na sala de jantar, um sofá antigo arrematado por uma pechincha, folhagens exuberantes e outras soluções baratas. Dá uma olhadinha nas nossas dicas preferidas e veja a matéria completa para conferir mais fotos.

A beleza do simples | 4 boas ideias

1. Paredes com tons sóbrios: Antes mesmo de se mudar para o apartamento Lucas pintou todas as paredes da sala de cinza, porém duas delas apresentam tons mais escuros – a que fica atrás da estante da televisão e a da mesa de jantar. Essa distinção de cores serviu para destacar áreas de interesse dentro do espaço. “A pintura com certeza é uma das formas mais fáceis de dar personalidade à casa”, ele fala.

2. Estante de trilho ‘Faça você mesmo’: Para poder acomodar a televisão e outros aparelhos de um jeito prático e bonito, o morador montou uma estante DIY usando trilhos e mãos-francesas próprias para isso, além de tábuas de madeira. Todos esses materiais são encontrados rapidamente nos principais home centers, e o projetinho pode ser concluído em um sábado ocioso. Já pensou criar uma estante do zero sozinho? É possível!

3. Objetos do cotidiano na decoração: Segundo Lucas, uma dica essencial para dar vida aos espaços é sempre utilizar as paredes, não necessariamente com pintura ou quadros caros. Algo bem legal e em conta é pendurar coisas do dia a dia que tenham uma estética bacana para fazer as vezes de objetos decorativos, como peneiras, cestos, pratos, colheres de pau e até galhos.

4. Luminária improvisada: Precisa de uma luz agradável na lateral da cama, mas seu quarto mal acomoda um criado-mudo? Uma boa saída para poupar espaço é apostar nas luminárias de parede, mais conhecidas como arandelas. O morador ‘construiu’ a sua usando um pendente de teto convencional e uma mão-francesa. Outro faça você mesmo simples de reproduzir em casa.

Fotos por Gisele Rampazzo