Hometeka Autoral | Capítulo 3

Um apartamento incrível todo decorado com peças de design brasileiro

A matéria dessa semana é um pouquinho diferente: ao invés de contar uma única história, vamos contar várias. Já imaginou uma casa toda decorada com móveis e objetos lindos e 100% brasileiros? Pois essa é a proposta do Apartamento Hometeka Autoral, feito para celebrar a nova seção de design autoral do marketplace. Vem com a gente saber mais sobre esse projeto incrível e sobre os criadores das peças. 

No design autoral o que mais importa são as pessoas por trás das coisas. Gente que transforma sua marca em um projeto de vida, e não apenas uma fonte de renda. Criadores preocupados em produzir e consumir de uma forma mais humana. É esse movimento que a Hometeka quer incentivar com a curadoria de peças repletas de afeto e histórias inseridas em um apartamento inspirador.

“Chegamos em uma época em que todos estão percebendo a necessidade de mudanças na maneira como vivem, consomem e trabalham. Antes, quanto mais rápida e impessoal fosse a produção de algo, mais queriam aquilo. Mas hoje sentimos falta justamente do que foi sumindo com os anos: as pessoas. Pessoas produzindo para pessoas! E a Hometeka Autoral combina essa tendência do slow design com a conectividade atual”, analisa Gabriela Terra Abreu, criadora da marca Pelicano.

Para a Hometeka, o design autoral vai além do traço ou do preço: é o encontro de pessoas que compartilham de um modo de ser, fazer e estar no mundo. Então por que não juntar todos no mesmo lugar? “O fato de ter mais gente sonhando junto já faz com que o sonho se torne realidade. Iniciativas como essa, além de apoiar os envolvidos, inspiram muita gente, tendo um efeito dominó do bem. Como não amar?”, pergunta Carla, a Advogada que Virou Vaso.

Capa de almofada Ahoy da Astor Home e almofadas Horizonte Vermelho, da Opano, e Listra Cru, da Señorita Galante

Enfeite Cacto Mexicano por Renata McCartney, pote Malbec da Rewine e bordado Walkman do ateliê Acepipes de Lourenço
Arara Espiral da Guará Mobília
Set de luminárias Coração Feltro de Rahyja Afrange
Cadeira Ida Aço da Mube e Escrivaninha da marca Bruta
Pôster Amo Viajar da Pénareia Prints, luminária Príncipe Real da Lusboa, cachepô Rosas da Costuras do Imaginário e porta-lápis da Renata McCartney
Vaso Cibele da Advogada que Virou Vaso
Bandeirinhas de madeira da Renata McCartney

Pronto para descobrir um pouco mais sobre os designers que fazem parte da Hometeka Autoral? Então olha só:

Mube: Formada pelo trio de arquitetos Marta, Paula e Bruno, a Mube explora três materiais em suas peças – o aço, a madeira e o concreto, levando sempre em conta o design, o preço e a qualidade. “Adoramos essa autonomia na criação, o contato direto com a produção, a investigação constante de materiais… ver algo que criamos e produzimos sendo usado por outras pessoas é a parte mais gratificante”, eles falam.

Lusboa: João Souza criou a Lusboa para conseguir reinventar e reaproveitar velhas madeiras, transformando-as em luminárias lindas. Produzidas com material de demolição, incluindo os detalhes em cobre, as peças também carregam influências lusitanas. 

Pénareia Prints: Paula Maestro gosta tanto de viajar que resolveu criar uma marca inspirada no tema. Seu trabalho brinca com mapas em inúmeras versões: mapas-múndi, reproduções históricas, recortes… o que vale é manter vivo o espírito viajante.

Tempo de queimada de Acepipes de Lourenço, vaso Troféu da Com Pallet, bastidor Seja Livre da Costuras do Imaginário e mesa Eletromóvel da 80e8
Bandeira Macramê Grande, da 13 Pompons
Banqueta Loop de Regina Misk, tapete Listras Mais Triângulos da Urda, puff String Trança Cinza da Señorita Galante e capa de almofada da Astor Home
Vaso Nuvem da Advogada que Virou Vaso
Escada para mantas e cesto de crochet com ganchos do Studio Lage, luminária Pedra e Flor da Tomada
Vaso garrafa Mar da Lebú, vela Capim-Limão + Litsea da Therapy, vela Syrah da Rewine e ladrilho da Cobalto
Cabideiro Monki da Astor Home e flâmula Viva Gratidão da Costuras do Imaginário

13 Pompons: Leticia Matos é o nome (e as mãozinhas) por trás do projeto 13 Pompons, que começou com intervenções feitas nas ruas e agora expandiu para uma marca com produtos handmade. “Eu sou fascinada por tramas. Como o macramé é feito com as mãos, sem auxílio de qualquer ferramenta, me encanta o fato de passar as mãos nos fios diversas vezes e impregnar cada peça com alegria e as melhores vibrações que sinto ao executar cada projeto”, ela conta.

Señorita Galante: Com qualidades que se complementam, as irmãs Anne e Ana decidiram juntar forças para criar uma marca que valoriza o trabalho manual. Anne é a responsável pelo desenvolvimento das peças e sempre sonha alto, enquanto Ana é o pé no chão da dupla, centrada no conceito e no marketing da marca.

Costuras do imaginário: Mensagens positivas são o ponto de partida para o trabalho de Cíntia. “Todo produto possui uma frase ou palavra que está intimamente relacionada com a minha forma de perceber o mundo. Aquilo que é de mais valioso para mim é o que busco levar para a marca, não só nos produtos, mas em toda a comunicação e oportunidade que tenho de me expressar”.

Cama de casal da marca Bruta, estante Giratória Ana da Oslo Design, potes de vidro da Rewine e aromatizador Lavanda + Eucalipto da Therapy
Banco Noite do Barini Design e vaso Mini Mii Azul da marca Mii
Bordado Pés pelo coração do ateliê Acepipes de Lourenço
Vaso Fátima e vaso Carol da Advogada que Virou Vaso e conjunto Mesa Três do Estúdio Metta
Almofada String Cru da Señorita Galante e capa de almofada Gold Velvet da Astor Home

Porta-objetos Futura da marca UZ.1
Cadeira e banco Guma da Serracopo Oficina

Bruta: “Se reconhecer como uma pessoa criativa é ao mesmo tempo maravilhoso e problemático, porque tudo parece inspirador e possível. Eu ando sempre com um caderninho e nele rabisco tudo o que vem à cabeça para um dia desenvolver. Nem tudo sai do papel, mas acreditar no próprio potencial e realmente testar as ideias tem sido revelador”, explica Sabrina Ramos, idealizadora da marca Bruta – que trabalha apenas com madeira e ferro. “Sinto orgulho como mulher de estar me posicionando em um mercado ainda com pouca representatividade feminina, que é a marcenaria. Encorajar outras é muito gratificante”, completa.

Uz.1: Experimentação é a palavra-chave para definir a produção do designer Felipe D. Uzum. Sua curiosidade sobre processos e materiais é o que o estimula a criar novos produtos. “A maior recompensa de ter uma marca própria é poder explorar livremente, desenvolver meu olhar e produzir objetos verdadeiros”, ele fala.

Gostou da matéria e quer conhecer mais pessoas e marcas que participam da Hometeka Autoral? Então veja tudo AQUI.

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Tudo lindo demais!!

    Responder
  2. Tudo muito lindo! Vocês sabem dizer de onde é essa colcha de cama que está na cama de casal e que tem esses fechos com botões?

    Responder
  3. Aliás, na cama de solteiro***

    Responder
    • Oi Natália, tudo bem?
      Que bom que gostou da matéria! Tb adoramos esse apto… A colcha da cama de solteiro foi costurada sob medida mesmo. Bjos!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias, Capítulo 3

Tags