Quando vidas se juntam | 4 boas ideias

Um apê que reúne referências inspiradoras garimpadas ao longo dos anos

Se mudar para um apartamento que já está todo pronto nem sempre é algo simples – ainda mais quando se é um arquiteto cheio de ideias legais para colocar em prática, como Maraí Valente. Apesar de gostar bastante das soluções arquitetônicas do imóvel de seu marido, Luciano Calçolari, ela não conseguiu evitar o desejo de fazer algumas adaptações para deixar os espaços mais bacanas e adequados à nova realidade da família. Afinal, o número de moradores aumentou, assim como o número de coisas. Veja abaixo quatro dicas interessantes que conseguimos extrair do apê do casal e acompanhe a matéria completa AQUI.

1. Reforma no móvel existente: Quando Maraí se mudou, a sala já tinha um grande móvel em L que acompanhava toda a extensão das janelas, porém a peça não tinha portas e a arquiteta não queria que tudo ficasse exposto, então ela fez ajustes na marcenaria, mas sem descaracterizar o desenho original. “Essa bancada era toda em laca branca. Se fosse manter tudo banquinho, teríamos que mandar o marceneiro retirar o móvel e laquear tudo de novo. Iria ficar caríssimo e demorar demais, então fizemos as gavetas e portas adicionais em uma madeira mais clarinha”, ela explica.

2. Quadros em todo lugar: Quase todas as paredes do apartamento são cobertas por janelas, então os moradores precisaram aproveitar as paredes restantes para expor sua vasta coleção de quadros, fotografias e gravuras. As molduras ocupam cada centímetro livre: sobre as vigas, ao redor da porta de entrada, inclinadas no piso… quanto mais, melhor.

3. Luminárias inventadas: Apaixonada por luminárias diferentes, a moradora inventou os modelos divertidos usados sobre a mesa de jantar. Ela juntou peças inusitadas, como cúpulas à prova de explosão e fios de telefone, para montar luminárias que mais ninguém tem. Por que não deixar a criatividade aflorar?

4. Sobreposição de tapetes: Ao invés de usar um grande tapete que ocupasse boa parte do piso e seguir o caminho mais óbvio, Maraí preferiu compor modelos menores em sobreposições coloridas. As peças usadas são da Pelle, marca de sua autoria, e trazem formatos orgânicos que ficam lindos quando sobrepostos.

Fotos por Luiza Florenzano

Deixe seu comentário 2 Comentários

  1. Adorei a ideia do elevador saindo direto do apartamento. Meu apto também é um por andar e gostaria de fazer isso, mas fico na dúvida quanto à segurança e se é permitido pelos bombeiros… Tem algo a dizer sobre isso? obrigada!

    Responder
    • Oi Joana, tudo bom?
      Infelizmente não chegamos a conversar com a moradora sobre isso, mas acredito que seja preciso uma autorização do prédio para poder fazer alterações desse tipo. Um truque bom desse apê que não deu para ver nas fotos é que a moradora criou um L com portas de correr ao redor da entrada. Assim ela pode fechar o espaço se necessário, criando um hall convencional. Quem sabe não é uma possibilidade pra você?
      Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias, 4 Boas ideias

Tags