Marcenaria inspirada nos pegboards

Nesse apartamento integrado, o painel é o grande protagonista

“Quando estamos em casa, sentimos um acolhimento muito grande, aquela sensação de estar no nosso lugar preferido do mundo, que construímos com a nossa cara”. É assim que a arquiteta e designer Gabriela Haddad e o consultor Rodrigo Linhares definem a relação com seu lar. Juntos há mais de uma década, desde os tempos de escola, os dois fizeram do apartamento de pouco mais de 80m² o ponto de encontro de suas histórias de vida. É debaixo desse teto que o casal escreve, pouco a pouco, um novo enredo.

Ao comprarem o apê, Gabriela e Rodrigo se depararam com espaços bem conservados, mas que não tinham a fluidez que eles queriam, por isso a primeira intervenção da moradora foi abolir o terceiro quarto para ampliar a sala e abrir um vão na parede entre a cozinha e a mesa de jantar, trazendo integração visual para toda essa área. “Foi uma reforma relativamente simples porque não queríamos gastar muito, mas que fez toda a diferença na planta”, ela fala. Como o casal sabia que a sala seria o cômodo onde eles passariam a maior parte do tempo, nada mais justo do que valorizar ao máximo esse ambiente.

Presentes de amigos, lembranças e pequenos objetos que fizeram parte da vida do casal ajudam a compor a decoração, mas a grande estrela da sala é o painel desenhado por Gabriela. “Durante a reforma, descobri a fabricação digital para produzir mobiliários. Ou seja, peças criadas usando uma CNC (fresadora de corte computadorizado). Um amigo arquiteto me mostrou o painel de uma empresa americana que se chama Kerf Design e ele acabou servindo de inspiração. Para complementar, projetei os três módulos com rodízio que usamos como rack e também para guardar livros e louças. Dessa forma conseguimos uma unidade entre as salas de estar e jantar”, ela diz.

Como se fosse um imenso pegboard, o painel possui furações para permitir que os nichos e prateleiras mudem de posição conforme a necessidade dos moradores. Além de variar a decoração de tempos em tempos, essa solução garante que cada objeto novo encontre um lugarzinho para chamar de seu. Depois dessa primeira experiência bem-sucedida, Gabriela se interessou tanto pela fabricação digital de móveis que decidiu criar o Estúdio Greta ao lado de sua amiga e xará, Gabriela Garcia. “Para desenhar marcenaria para a CNC, precisamos pensar em como a máquina vai executar o corte da chapa de madeira. Depois, o acabamento e a montagem são feitos de forma tradicional, por marceneiros”, elas explicam.

3 ideias bacanas do apartamento

Além do painel da sala, o apê tem outras ideias muito legais. Olha só:

* Móveis baixos dão sensação de amplitude: Quem tem espaços compactos deve evitar móveis muito altos ou de dimensões grandiosas, como um sofá enorme, por exemplo. “Aqui optamos por desenhar os módulos com rodízio com apenas 45cm de altura, e escolhemos um sofá e uma mesa de centro mais baixos também”, Gabriela fala. Até mesmo a poltrona da sala é enxuta.

* Fotografias emolduradas: Ao invés de comprar quadros genéricos só para pendurar algo na parede, o casal preferiu esperar a hora certa e criar algo que tivesse significado. “Passamos dois anos sem conseguir decidir o que colocar na parede atrás do sofá porque queríamos algo que tivesse a ver com a gente e que não fosse muito caro. Até que tivemos a ideia de enquadrar fotos que nós mesmos tiramos com o celular em 3 cidades importantes para nós: a primeira é uma casinha abandonada aqui no bairro, a segunda foi tirada em Londres quando moramos lá por 4 meses, e a terceira é da rua onde o Rodrigo nasceu em Belo Horizonte”.

* Layout flexível: Gabi e Rodrigo escolheram móveis práticos, que podem mudar de posição de acordo com a necessidade. Como eles amam receber os amigos e a família, era importante ter essa flexibilidade. O sofá modular e os pufes soltos são bons aliados, sem contar o banco extensível, desenhado pelo Estúdio Greta, que duplica de tamanho quando é preciso.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 1 Comentário

  1. Inspirador!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags