Last Updated on: 29th abril 2021, 03:01 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

A casa da ceramista Flavia é iluminada a qualquer hora do dia e nos dois sentidos. Isso porque, além dos painéis de vidro que ligam o living ao jardim, os ambientes exalam aquela energia boa de quem montou seu ninho com todo o carinho. E de fato é só atravessar o portão coberto por trepadeiras que esquecemos o ritmo frenético de São Paulo e descobrimos um pequeno universo escondido, onde as cores, a natureza e a história de vida da moradora são uma coisa só. Assim fica fácil entender porque ela descreve o lugar como um refúgio “solar e feliz”.

Quase seis anos atrás a construção de 280 m² conquistou Flavia por três motivos: os espaços amplos, as aberturas estratégicas que deixam a luz entrar e a localização — um bairro onde é possível fazer tudo a pé. A arquitetura, que inclui paredes de concreto aparente, piso de madeira e uma área externa com caminho de seixos, também foi determinante para que ela comprasse o imóvel.

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_03

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_04

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_02

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_06

Apesar de ter se encantado pelo projeto original, assinado pela arquiteta Camila Fabrini, a ceramista sentiu que a casa tinha ainda mais potencial, por isso realizou uma grande reforma antes da mudança. A cobertura, que antigamente era mal aproveitada, ganhou um deck de madeira com churrasqueira e uma sala extra para a televisão. Nos fundos do terreno, em um nível abaixo do bloco principal, outra alteração importante: a área, que tem vigas metálicas e laje de concreto, foi fechada com paredes de vidro e se transformou no ateliê da moradora. É ali que ela bola novas estampas, desenvolve protótipos e se perde em uma infinidade de pigmentos. Flavia diz que gosta de misturar esse lugar criativo com o clima caseiro – assim a inspiração nunca escapa. Além disso, ao invés de perder horas no trânsito para chegar até o trabalho, bastar ela descer uma simples escada.

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_07

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_ab

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_08

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_09

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_10

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_11

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_12

Sem pressa e sem muita seriedade, a decoração foi se moldando aos poucos. Novidades sempre chegam dos quatro cantos do mundo, compondo uma linguagem leve e divertida que tem tudo a ver com a personalidade de Flavia. Muitos desses objetos queridos ganham vida na sala de estar, seja nas paredes ao lado de quadros colecionados ou sobre o móvel baixinho que serve de vitrine para as lembranças. O passaporte da moradora registra sua passagem por diversos países exóticos, como Tailândia, China, Marrocos, África do Sul, México, Nova Zelândia e, claro, a Índia – seu destino favorito. Um pouco do mistério desses pontos distantes no mapa se reflete no acervo reunido ao longo dos anos. O terço de porcelana na parede é chinês, o elefante de papel machê veio da Birmânia, a cabeça de onça com miçangas foi trazida do México e algumas peças do closet são do Vietnã… e isso para citar apenas certos exemplos.

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_13

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_gh

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_kl

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_16

decoracao_historiasdecasa_flaviadelpra_17

Com portas abertas para receber os amigos e familiares, a casa é como coração de mãe, sempre cabe mais um e todos se sentem bem-vindos. A luz, os livros, as plantas, os detalhes… aqui tudo tem sentimento, então não é nenhuma surpresa que a Flavia reconheça esse recanto como o seu lugar no mundo.

Continue acompanhando a história! Ao longo da semana vamos publicar o Capítulo 2 e mostrar o ateliê da ceramista.

Fotos por Rafaela Paoli

CONTINUA